PROJETO DE ARBORIZAÇÃO DAS PRAÇAS DE BONITO DE MINAS
Por: Thaize Figueredo • 30/8/2019 • Trabalho acadêmico • 708 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE FUNORTE DE JANUÁRIA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
PROJETO DE ARBORIZAÇÃO DAS PRAÇAS DE BONITO DE MINAS
ANA PAULA BONFIM PEREIRA
CAMILA DOS SANTOS FERREIRA
LAURA ARAUJO CHAVES
MARIA MADALENA ALVES MORENO
THAIZE ARAÚJO FIGUEREDO
PROF.: ALINE FERREIRA FIALHO
JANUÁRIA – MG
/ 2019
ORGANIZAÇÃO
Aline Ferreira Fialho - Advogada e Professora de Administração Pública
Ana Paula Bonfim Pereira - Acadêmica do 7º período de Administração
Camila Dos Santos Ferreira - Acadêmica do 7º período de Administração
Laura Araujo Chaves - Acadêmica do 7º período de Administração
Maria Madalena Alves Moreno - Acadêmica do 7º período de Administração
Thaize Araujo Figueredo -- Acadêmica do 7º período de Administração
APOIO
Prefeitura Municipal de Bonito de Minas
Secretaria de Obras de Bonito de Minas
Instituto Nacional Florestas - IEF
Funorte - Januária
APARATO LEGAL
Nos termos da Constituição Federal (art. 30 e art. 182) e do Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01), cabe ao município criar, preservar e proteger as áreas verdes da cidade e também o sistema de arborização, ambos como parte de sua política de desenvolvimento urbano.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4
3 OBJETIVOS 5
3.1 Objetivo geral 5
3.2 Objetivos específicos 5
4 METODOLOGIA PROPOSTA 6
5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A arborização desempenha diversas funções importantes nas cidades, relacionados a aspectos ecológicos, estéticos e sociais. As árvores têm especial importância no ambiente urbano, pois auxiliam na manutenção do equilíbrio ecológico, no micro clima, na poluição atmosférica e acústica, no solo e fauna, na redução do escoamento superficial, na absorção de ruídos e na redução do impacto da chuva no solo. Do ponto de vista estético, contribui através das qualidades de cada parte visível de seus componentes; a vegetação guarnece e emoldura ruas e avenidas. E quanto ao aspecto psicológico, contribui com a relação de satisfação que o ser humano sente ao contato com a vegetação e com o ambiente imediato.
A necessidade da educação sócio-ambiental é um instrumento primordial para promover a mudança comportamental nos cidadãos, transformando-os em conhecedores, parceiros comprometidos e co-responsáveis pela conservação e preservação da natureza. Esse processo educativo abrange toda a população devendo ser iniciado com a família, nas escolas, instituições e em cada segmento da sociedade, instaurando uma reflexão mais ampla sobre a relação saudável e respeitosa do homem e a natureza.
Visando o aperfeiçoamento das Políticas Públicas Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável e a importância da arborização urbana na qualidade de vida da população, este trabalho tem como objetivo realizar o plantio de árvores em duas das principais praças de Bonito de Minas, com o intuito de que essas áreas possam vir a ser mais bem aproveitadas pela população, uma vez que são áreas localizadas próximo a Unidade Básica de Saúde (UBS) com um grande índice de movimentação de pessoas.
...