PROJETO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA A EMPRESA L&CONSTRUÇÃO
Por: Deise9 • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.422 Palavras (6 Páginas) • 231 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
ADMINISTRAÇÃO – TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
Anderson Borges da Silva RA 9570418744
Deise Oliveira dos Reis RA 9525402055
Nayara Aparecida Pinto dos Santos RA 9624514277
Sandra Aparecida Cardoso RA 9652531603
Tatiane Coelho Silva RA 9678431186
DESAFIO PROFISSIONAL
PROJETO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA A EMPRESA L&CONSTRUÇÃO
TUTORA: LUCIANA JAQUES
OSASCO
2014
Anderson Borges da Silva RA 9570418744
Deise Oliveira dos Reis RA 9525402055
Nayara Aparecida Pinto dos Santos RA 9624514277
Sandra Aparecida Cardoso RA 9652531603
Tatiane Coelho Silva RA 9678431186
DESAFIO PROFISSIONAL
PROJETO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA A EMPRESA L&CONSTRUÇÃO
OSASCO
2014
Sumário
- Introdução 4
- Apresentando a L&Construção5
- Impactos da Construção Civil no Meio Ambiente 6
- Ações para Sustentabilidade Econômica 7
- Ações para Sustentabilidade Ambiental 7
- Ações para Sustentabilidade Social 8
- Conclusão9
- Referências Bibliográficas 10
- Introdução.
A construção civil sempre existiu para atender as necessidades básicas e imediatas do homem, com o crescimento da urbanização, a demanda por habitação e infraestrutura também cresce.
Apesar de sua indiscutível importância para o desenvolvimento do país, a construção civil é apontada como uma das indústrias que mais impactam o meio ambiente, para se ter uma ideia o setor consome 2/3 da madeira natural e cerca de 50% dos recursos naturais do planeta,sendo grande parte de recursos não renováveis. Contudo as edificações são responsáveis por uma parcela importante de emissão de CO2 e consomem um volume muito grande de energia.
A constituição das cidades exigiu qualificação e técnicas mais apropriadas e vantajosas para se construir edifícios cada vez mais sustentáveis, o desafio é continuar construindo, mas de forma diferente.
A construção sustentável harmoniza estes desafios ao limitar os impactos ambientais e humanos na construção, garantindo ao mesmo tempo a mais alta qualidade, resistência e durabilidade, sem descuidar da estética, é um sistema que promove intervenções sobre o meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras.
Neste trabalho iremos abordar o tema sustentabilidade na construção civil incluindo algumas propostas de ações que envolvem sustentabilidade econômica, social e ambiental.
- Apresentando a L&Construção
A L&Construção é uma empresa de construção civil fundada em 1983, situada no Sergipe. Ela conta com cerca de 230 colaboradores, e desde a sua fundação, atua por meio de um trabalho profissional e competente na construção de projetos de casas populares com qualidade, por isso, se tornou uma empresa de grande expressão em seu estado.
Manuel é gerente de negócios na L&Construção, e embora saiba que a construção civil é um dos mais importantes setores da economia e essencial ao desenvolvimento do país, ele tem se preocupado com os impactos ambientais que a empresa está causando, pois seu produto final consome muitos recursos naturais, tais como água, solo, vegetação, dentre outros.
Ao participar de uma palestra realizada em uma feira de negócios voltados para a construção civil em seu estado, onde pode conhecer o tema Desenvolvimento Sustentável, Manuel entendeu que é necessário repensar nas práticas adotadas pela L&Construção, pois a mesma pode adotar uma série de práticas socioambientais para contribuir não somente com a sociedade, mas também para valorizar sua marca, obter maiores lucros, reduzir os custos e manter-se mais competitiva no mercado.
Ao perceber que é o momento de adotar práticas sustentáveis, Manuel reuniu os colaboradores de sua equipe, para elaborar um Programa de Sustentabilidade para a L&Construção, e apresentá-lo em uma reunião, aos proprietários da empresa, mostrando que ao adotar essas práticas sugeridas, a empresa irá lucrar mais, valorizará a sua marca e ainda contribuirá para a conservação do planeta.
- Impactos da construção civil no meio ambiente
A construção civil é uma das atividades que mais consomem recursos naturais e causam maiores impactos ao meio ambiente. De acordo com o CIB – Conselho Internacional da Construção, a construção civil é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se que cerca de 50% dos resíduos sólidos sejam provenientes da construção. As obras realizadas resultam em impacto visual e os resíduos da construção, como exemplo poeiras, deixam uma má qualidade do ar.
Até mesmo obras pequenas, como reformas domésticas, correspondem à grande parte do resíduo no mundo. A construção civil utiliza um volume de recursos naturais, sendo que muitos deles são não renováveis e a quantidade usada é considerada uma boa parte do total consumido por toda sociedade. E o que dizer da energia: no consumo mundial, quase metade destina-se apenas na construção civil.
O uso e a manutenção de edifícios são responsáveis por parcela significativa do impacto total. A energia consumida é muito alta. Os esgotos que são tratados, por liberarem substâncias, as mesmas além de prejudicar a saúde humana, criam dificuldades na gestão urbana e danos ambientais.
Na busca de minimizar os impactos ambientais causados pela construção civil, surge o paradigma da construção sustentável, que consiste em três pilares da Sustentabilidade: a econômica, a ambiental e social. O conceito de desenvolvimento sustentável transcende a sustentabilidade ambiental, e incorpora a sustentabilidade econômica e social, enfatizando a adição de valor à qualidade de vida dos indivíduos e das comunidades.
Diante de todos esses aspectos apresentados, cabe à construção civil encontrar soluções para minimizar esses impactos. Algumas soluções e medidas devem ser tomadas para beneficiar o meio ambiente e o desenvolvimento da construção.
...