PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I - RH/TI
Por: r.pascoaleto1 • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 904 Palavras (4 Páginas) • 900 Visualizações
- Técnicas de informática
Não é uma novidade pois desde 1960 as empresas usam a Tecnologia da Informação nas áreas de seu negócio.
De início, por serem recursos muito caros, a TI poderia ser vista como um meio de auxiliar o controle rotineiro da empresa com seus grandes mainframes e CPDs.
Segundo Reinhard (1996), apenas a partir de 1970 começou a Era de Processamentos de Dados e as empresas começaram a perceber a TI como um importante recurso para a organização.
Décadas à frente, nos dias de hoje na chamada Era da Informação, as empresas encaram a TI como parceira do negócio, implantada em todos os níveis da organização: estratégico, tático e operacional.
1.1 Tecnologia e tecnologia da informação
O conceito de tecnologia engloba sobre qualquer método, processo ou ferramenta que amplia a capacidade humana. Podemos notar que as empresas já empregam a tecnologia na sua rotina desde tempos mais antigos.
Já a Tecnologia da Informação e sua infraestrutura (compreendida por hardware, software, banco de dados e redes de computadores) quando incorporada ao contexto organizacional, auxiliam na transformação de dados simples em informações, que por sua vez, geram conhecimento para as organizações e pessoas utilizarem.
Vejamos como funciona cada um dos componentes da infraestrutura de TI.
1.2 Hardware
O sistema computacional físico como um todo é o hardware.
O computador, que é o aparelho que realiza as operações lógicas e matemáticas, é formado por:
- CPU, onde é realizado o processamento e controle do computador;
- Memória, onde é armazena a troca de informação com a CPU (memória RAM) e armazenamento de informações ou arquivos (memória ROM) como os HDs, CDs, DVDs, pendrives, etc.;
- Barramentos, que são caminhos elétricos que ligam um dispositivo ao outro;
- Dispositivos de entrada, como o mouse e o teclado;
- Dispositivos de saída, como o monitor e as caixas acústicas.
As empresas costumam investir em hardware, pois ele aumenta a produtividade e colaboração dos funcionários, aumenta a receita, reduz custos, agiliza processos e melhora a entrega do serviço.
1.3 Software
São programas usados tanto para comandar as operações do computador e aplicações para serem usadas nas tarefas diárias.
Para o comando, são utilizados softwares de sistema que podem ser os sistemas operacionais, programas utilitários e middleware.
Já os softwares aplicativos, atendem a uma necessidade específica de trabalho ou uso. Podem ser verticais (específicos de uma indústria) como horizontais (destinados a qualquer negócio). Estão divididos em software proprietário (que é desenvolvido para uma necessidade específica da organização) e software de prateleira (desenvolvidos por empresas e seguem um padrão e são vendidos de forma generalizada).
...