PROJETO INTER
Por: Thuany Medeiros • 31/5/2016 • Artigo • 10.899 Palavras (44 Páginas) • 360 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE – UNIBAVE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
5ª FASE – CAMPUS COCAL DO SUL
TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE
ADMINISTRAÇÃO DO UNIBAVE
Deivid Fernandes
Leticia Bernardo
Thuany Medeiros
COCAL DO SUL - SC
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.2. OBJETIVOS GERAIS
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1.ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I 4
2.2. LOGÍSTICA EMPRESARIAL I..............................................................................................11
2.3. ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I. 16
2.4. GESTÃO DE PESSOAS I 19
2.5. ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO I
3. RESULTADOS....................................................................................................................33
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................34
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................................35
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo abordar os assuntos referente a Lei 10.639/2003 que institui o ensino da cultura e história afro-brasileiras e africanas, juntamente com a lei 11645 que complementa a lei 10.639 ao acrescentar o ensino da cultura e historias indígenas.
Para o alcance deste objetivo produziu-se mascaras indígenas para ser entregues nas escolas, com o objetivo de inserir a cultura na mesma, tratando-se especificamente sobre a tribo Tupi Guarani.
1.2. OBJETIVOS GERAIS
O projeto de produção das mascaras tem por objetivo levar aos alunos uma forma de aprendizagem referente à cultura indígena, proporcionando um maior conhecimento sobre a mesma.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
A administração financeira é responsável pela gerencia de recursos de empresas, governos e indivíduos é responsabilidade das finanças planejar e controlar atividades referentes a informações financeiras para administração que incluem registros contábeis e fiscais, estoques, custos, etc. (OLIVEIRA, Amaral, 2001). De acordo com Gitman (1997) podemos definir finanças como a arte e a ciência de administrar fundos. Praticamente todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finança ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.
2.1.1. TIPOS DE EMPRESA
MEI-Micro empreendedor individual: Trabalha por conta própria tem até R$ 60.000,00 de faturamento anual, não participa em outra empresa como sócio ou titular tem apenas um empregado contratado que recebe o salário mínimo ou o piso da categoria.
Sociedade limitada: exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços, dois empresários ou mais que se juntam para explorar a atividade econômica, os sócios respondem de forma limitada ao capital social da empresa, pelas dívidas exercidas no período da sua atividade perante aos seus credores. (Disponível em: <http://www.boletimdoempreendedor.com.br/especial/infograficos2014/download/18.pdf> Acesso em: 20 de maio de 2016).
2.1.2. TRIBUTOS
O SIMPLES - Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e contribuições das Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido, aplicável às pessoas jurídicas consideradas como Microempresas e Empresas de Pequeno Porte,. Constitui-se em uma forma simplificada e unificada de recolhimento de tributos, por meio da aplicação de percentuais favorecidos e progressivos, incidentes sobre uma única base de cálculo, a receita bruta. (DI TIZZIO, Ideli R.)
2.1.3. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
As demonstrações contábeis são elaboradas através de informações obtidas nos registros contábeis e seu objetivo é mostrar aos usuários internos e externos informações sobre a situação patrimonial da organização. Às informações contidas nas demonstrações servem como um elemento para ajudar a administração a controlar e auxiliar na tomada de decisões, com a utilização de técnicas contábeis o empresário controla o seu patrimônio e o resultado no período.
As demonstrações contábeis básicas são: Balanço Patrimonial e Demonstração do resultado do exercício.
As demonstrações contábeis Complementares são: Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstração das origens e aplicações de recursos, demonstração do valor adicionado e demonstração dos fluxos de caixa. (SANTOS, Marcelo Lopes, 2008).
2.1.4. BALANÇO PATRIMONIAL
O Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, o balanço patrimonial é um demonstrativo contábil utilizado para mostrar a situação da organização em um determinado momento. O balanço é composto pelo ativo e pelo passivo. O ativo compõem os bens e direitos e o passivo compõe as obrigações e o patrimônio líquido é a diferença entre o que a organização possui de bens e direitos em relação às suas obrigações e representa a participação dos sócios na sociedade. (AZZOLIN, José Laudelino, 2012).
2.1.5. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
A demonstração do resultado é um resumo ordenado das receitas e despesas geralmente para um período de 12 meses, das receitas subtraem-se as despesas e em seguida indica-se o resultado (lucro ou prejuízo)A DRE mostra o resultado com perfeição sendo impossível sua manipulação.(MARION, José Carlos, 2009). Segundo (SANTOS, Marcello Lopes, 2008) ”A demonstração do Resultado é uma peça contábil, que de forma resumida, apresenta as operações realizadas pelas empresas, durante o exercício social, demonstradas de forma a evidenciar o Resultado Operacional e o Resultado Líquido do período que está à disposição dos sócios ou acionistas.
...