PROPOSTA DE BALANCED SCORECARD PARA UMA PEQUENA EMPRESA
Por: nrodrigues555 • 10/5/2016 • Trabalho acadêmico • 5.191 Palavras (21 Páginas) • 501 Visualizações
ALINHANDO ESTRATÉGIA E RESULTADO: PROPOSTA DE BALANCED SCORECARD PARA UMA PEQUENA EMPRESA DE COMÉRCIO VAREJISTA
LINING UP STRATEGY AND RESULTS: BALANCED SCORECARD PROPOSED FOR A SMALL RETAIL COMPANY
Resumo: A complexidade dos negócios aliada à concorrência intensa entre as empresas tem forçado os gestores a desenvolverem estratégias cada vez mais dinâmicas para sustentarem vantagens competitivas. Nesse cenário dinâmico e desafiador, a administração vive em constante evolução, com o objetivo de se adaptar às variabilidades do mercado. Desta forma, o estudo tem como objetivo desenvolver o Balanced Scorecard (BSC), a partir do planejamento estratégico de uma microempresa varejista, traduzindo a estratégia em objetivos e medidas na perspectiva financeira, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento, levando-se em consideração que a economia nacional é composta por uma fatia considerável de empresas de micro e pequeno porte. Elas são as maiores geradoras de emprego e renda, auxiliando o desenvolvimento nacional. O BSC normalmente é aplicado em empresas de grande porte, fato que demandou mudanças no método. Apesar de limitações como falta de planejamento no longo prazo e que apenas indicadores financeiros são atualmente usados, o BSC apresenta uma proposta que contribui na gestão da empresa estudada, resultando num melhor posicionamento no mercado e excelência no atendimento. Este processo de tradução da estratégia em planos de ações, com objetivos e metas, foi importante para a empresa, apontando as suas reais necessidades que subsidiou a proposta de desenvolvimento do BSC que poderá resultar em vantagem competitiva.
Palavras-chave: Estratégia, Planejamento, Balanced Scorecard.
Abstract: The complexity of the business coupled with intense competition among businesses has forced managers to develop increasingly dynamic strategies to sustain competitive advantage. In this dynamic and challenging environment, the administration lives in constant evolution in order to adapt to market variability. Thus, the study aims to develop the Balanced Scorecard (BSC), from the strategic planning of a micro retailer, translating strategy into objectives and measures on the financial perspective, customer, internal processes and learning and growth, leading themselves in mind that the national economy is made up of a sizeable share of micro and small enterprises. They are the largest generators of employment and income, supporting national development. The BSC is usually applied in large companies, a fact that demanded changes in the method. Despite limitations such as lack of planning in the long run and that only financial indicators are currently used, the BSC has a proposal that contributes to the company's management studied, resulting in a better market position and service excellence. This strategy translation process in action plans with goals and objectives, it was important for the company, pointing their real needs which supported the BSC development proposal that could result in competitive advantage.
Key-words: Strategy, Planning, Balanced Scorecard
1 INTRODUÇÃO
O cenário econômico atual é composto por fatia considerável de empresas de micro e pequeno porte. Elas são as maiores geradoras de emprego e renda, auxiliando o desenvolvimento nacional. Segundo o Sebrae (2011), existem 5,8 milhões de empresas no Brasil, e, desse total, 98% são micro e pequenas empresas. Estes pequenos negócios respondem por mais de dois terços (67%) das ocupações de postos de trabalho do setor privado e por aproximadamente 20% do PIB nacional.
Nesse cenário dinâmico e desafiador, a administração vive em constante evolução, com o objetivo de se adaptar às variabilidades do mercado. A evolução dos mercados, a concorrência predatória de novos entrantes e o alto grau de competitividade aumentam cada vez mais o desafio das empresas em se manterem no mercado com lucratividade. Para tal, uma gestão bem estruturada e orientada estrategicamente torna-se condição sine qua non para aumento de performance. Nesse contexto, administradores e pesquisadores buscam desenvolver e adaptar ferramentas que possibilitem atender à dinâmica da gestão com o intuito de avaliar a situação, criar cenários, acompanhar e gerenciar as atividades das organizações e de suas estratégias, mensurando-as.
Tendo em vista a dificuldade das empresas manterem-se competitivas no mercado atual, percebe-se a necessidade de organizarem-se com definição clara de objetivos e metas. Para tal, a elaboração de um Planejamento Estratégico, pautado nos valores e objetivos estabelecidos pela organização e reconhecendo as oportunidades e ameaças externas, mostra-se necessário, justificada pela volatilidade das mudanças do ambiente.
Segundo Hitt, Ireland e Hoskisson (2003), empresas buscam competitividade estratégica e retorno financeiro acima da média, porém a mesma depende de fatores como o desenvolvimento e implantação de uma estratégia capaz de gerar valor. Embora a administração estratégica esteja presente em empresas de grande porte, percebe-se carência de sua aplicação em micro e pequenas empresas.
Buscando-se ligar aspectos relacionados com competitividade, administração estratégica e performance , tem-se como opção a ferramenta Balanced Scorecard (BSC), que tem em sua essência a medição de desempenho baseada em indicadores que traduzem a estratégia da empresa em resultados.
Cabe mencionar que o BSC pode ser utilizado pelos gestores que precisam tomar decisões através da análise de quatro perspectivas, sendo elas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Destacando que todas estas são operacionalizadas a partir do alinhamento da missão e da visão da organização. A utilização de um sistema de medição pode ser fundamental no sucesso da empresa, uma vez que a utilização de indicadores serve com bússola a nortear as decisões dos gestores.
Realizadas tais ponderações, este trabalho tem como objetivo desenvolver o BSC a partir do planejamento estratégico de uma microempresa varejista.
2 A FERRAMENTA DO BALANCED SCORECARD
O BSC é uma ferramenta desenvolvida pelos professores Robert Kaplan e David Norton da Harvard Business School, apresentado pela primeira vez em um artigo em 1992 intitulado The Balanced Scorecard Mesures that Drive Performanc e traduzindo livremente para o português ‘Painel de controle Balanceado’ (Fernandes, 2012).
A ferramenta tem sido reconhecida pelas organizações como um dos mais eficientes modelos de avaliação de desempenho empresarial e gestão estratégica (Lima, 2004). De acordo com Fernandes (2012), o BSC busca traduzir a visão da empresa em um conjunto de medidas de desempenho para criar uma linguagem que comunique a missão e a estratégia utilizando um conjunto de indicadores a fim de alcançar as metas no longo prazo.
...