Paper Planejamento Organizacional
Por: Jorge Galvão • 7/7/2020 • Trabalho acadêmico • 873 Palavras (4 Páginas) • 1.662 Visualizações
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL: estratégia competitiva
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Planejamento
Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo. O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo.
Segundo Maximiano (2000), A administração é o processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos. Simplificadamente administrar é o ato de planejar, organizar, dirigir e controlar as ações de uma organização. Sendo o planejamento a primeira etapa desse processo.
2.2 Estratégia
Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.
Segundo Mintzberg (2000, p.17), estratégia requer uma série de definições e que é “uma dessas palavras que inevitavelmente definimos de uma forma, mas frequentemente usamos de outra. Estratégia é um padrão, isto é, consistência em comportamento ao longo do tempo”.
2.3 Estratégia Competitiva
Segundo Johnson (2007, p.45):
Estratégia é a direção e o escopo de uma organização no longo prazo, que obtém vantagem em um ambiente em mudança através de suas configurações de recurso e competências.
Segundo Porter (1986):
Associando estratégia com vantagem competitiva, cria-se um novo conceito: estratégia competitiva, que consiste em uma formulação abrangente para a maneira como a organização irá competir, conforme suas metas e quais as políticas necessárias, para o cumprimento destas metas: riscos.
2.4 Estratégia Competitiva organizacional
A "estratégia competitiva", determinará como uma empresa decide competir em um mercado, em resposta às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável.
Buscando ser mais competitivo no mercado, uma empresa traça suas estratégias, visando uma posição lucrativa e sustentável perante ao cenário em que está inserida, para isso a necessidade de estratégias diferenciadas para poderem desfrutar da possibilidade de obter uma posição em destaque.
As estratégias tem que ter visão voltada para o futuro ou seja, para futuras perspectivas, para onde a empresa deseja estar, onde deseja chegar e o que precisará fazer para chegar lá.
Para isso, as empresas utilizam-se de uma ferramenta de análise SWOT.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
No presente trabalho a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de alguns autores que publicaram artigos e escreveram livros referentes ao assunto abordado. Foi feita uma pesquisa exploratória e posteriormente uma leitura crítica do material colhido, em encontros realizados no mês de novembro, no Polo da Uniasselvi da cidade de São Leopoldo.
Figura 1 - A roda da Estratégia Competitiva
[pic 1]
FONTE: Porter, Estratégia Competitiva, 1986.
A ferramenta de análise “SWOT” ´nos dias de hoje é indispensável para o planejamento organizacional de uma empresa, ela foca em identificar: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, como principal finalidade, analisa ambientes internos e externos, formulando estratégias de negócios para a empresa com o objetivo de melhorar seu desempenho perante ao mercado que está inserido.
Essa ferramenta estratégica dá uma visão ampla a organização, do seus pontos fortes e fracos, além do estudo externo que influencia diretamente no desempenho interno das organizações.
O ambiente de uma organização é composto por forças e instituições externas á ela que pode afetar seu desempenho. O ambiente normalmente inclui fornecedores, clientes, concorrente, mercado, organismos governamentais regulamentares e grupos de interesses especiais. O ambiente de cada organização é diferente. ( FERNANDES , et al, 2013).
As organizações devem buscar sempre métodos e técnicas diante das análises realizadas para que possa definir as estratégias que melhor se identifica com a missão da empresa, buscando assim, uma estratégia que permite a empresa alcançar competitividade diante de seus concorrentes.
...