Pesquisa Buscapé
Por: Lucas da Silva • 17/9/2016 • Projeto de pesquisa • 374 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
a) as principais dificuldades iniciais do empreendimento, em especial, a relação com o “boom” e a bolha da internet.
O buscapé, como qualquer outra empresa, no inicio teve problemas. A ideia de unir preços e produtos de lojas concorrentes não era vista com bons olhos perante os lojistas, assim surgiu a ideia de trabalhar com produtos on-line. Houve a criação da Spider, a tecnologia que permitia a comparação de preços de produtos através de armazenamento sistêmico de informações. Quando a tecnologia já estava totalmente funcional, foi lançado oficialmente o site e agregado mais um socio, formado em adiministração para ajudar na estruturação administrativa da empresa.
Quando aconteceu o boom na internet, a estrutura do Buscapé já estava bem consolidada, podendo atender a quantidade de interessados. As ofertas de investimento no projeto do buscapé foram enormes, através da entrada do primeiro investidor, que era o E-platform, os sócios puderam se concentrar os esforços, alavancando o empreendedorismo em torno do projeto.
Em 2001, aconteceu um fato que quebrou as bolsas de valores do mundo todo, o estouro da bolha como foi chamado. Gerou quedas nas ações de empresas online. Durante esse período foi cogitado o fechamento do buscapé, porém os sócios decidiram se adiantar no ponto de equilibrio da empresa. Na tentativa de estabiliza-la, resolveram diversificar o negócio, mesmo correndo risco, decidiram apostar no mercado publicitário, através do modelo de clique, banners patrocinados, espaços publicitários no site e demais propagandas.
b) a estrutura financeira por trás do desenvolvimento da empresa.
Quando a empresa tinha um ano, o investimento médio era de 300,00 reais por mês. Depois do “boom da internet”, quando surgiram inúmeros possíveis investidores, os sócios aceitaram propostas de investimentos feitas pelo Unibanco e Merril Lynch, no valor estimado de 3 milhões de dolares, mas esses investidores não tinham vinculos de participação ainda com o projeto. Em 2005, com a saída dos primeiros investidores Unibanco & Merril Lynch, houve a entrada de um investidor novo, o Great Hill Parthners, que a partir dai, começou a acompanhar as ações estratégicas da empresa e etc. A partir desse ponto, houveram diversos processos de profissionalização do buscapé, através da definição de papeis dos sócios e e executivos.
c) sua expansão de mercado com a aquisição do bondfaro e sua aquisição pela Naspers.
...