Pesquisar e Apresentar os Resultados Acerca dos Princípios e Fundamentos do Just in Time
Por: John santos freire • 20/5/2021 • Trabalho acadêmico • 395 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
Nome: John Santos Freire
Tema: Pesquisar e apresentar os resultados acerca dos princípios e fundamentos do Just in Time. Em seguida, fazer uma comparação entre as aplicações do Just in Time e do MRP.
Just In Time
Este processo pode ser entendido como “momento certo” pois seu objetivo é produzir sem gerar estoque, ou seja, de acordo com a demanda. Assim produzirá na quantidade certa e fazendo com que este produto chegue no tempo certo ao seu destino final. É basicamente uma produção por demanda, onde se estoca matéria-prima suficiente e exata para produzir certo número de produto em determinado tempo, evitando desperdícios, estoque desnecessário, que é um custo, e outros custos extras. Principais vantagens: Redução de custos de estoque e Agilidade do processo. Isso faz com que haja um fluxo contínuo de entrega de matérias primas, porém exige uma agilidade na entrega. A desvantagem é : Que empresas que oscilam muito em suas demandas não podem adotar este tipo de processo, pois essas muita das vezes necessita de um estoque e que também precisa de muita estabilidade no fornecimento de materiais.
O gestor da empresa deve buscar:
- Zero defeito
- Entrega Rápida
- Tempo zero de preparação
- Estoque zero
- Movimentação zero
- Quebra zero
- Lote unitário
E são metas muito utópicas, logo o Just in time é aplicado como uma filosofia pela empresa e assim estará sempre buscando uma melhoria contínua.
O MRP é um software utilizado para controlar quantidades de componentes necessários para fazer um produto (numa empresa de manufatura por exemplo). Basicamente ele otimiza a gestão de estoque e diminui custos. Ele tenta prever as vendas conforme pedidos já feitos, logo deve estar ligado ao departamento comercial.
O Just in time busca aprimorar seu processo produtivo para que não haja estoque e assim produza o que sua demanda geralmente necessita e assim cria-se uma esteira invisível para ligar a rede de processos de suprimentos internos e externos. E o MRP planeja um estoque e só manda produzir uma peça de acordo com a necessidade pré-estabelecida. Logo os métodos buscam tornar os processos mais ágeis, sem perder a qualidade essa seria então a maior semelhança e a diferença seria o MRP tem um excelente planejamento mas peca no controle, já o Just In time Tem um ótimo controle de qualidade mas peca no planejamento
...