Pim IV estrutura e arquitetura hospitalar
Por: vanbeka • 6/4/2021 • Trabalho acadêmico • 4.382 Palavras (18 Páginas) • 680 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA – UNIP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV – PIM IV
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN
GRUPO:
KARINA RODRIGUES VITALE MOREIRA
RA.0550850
VANESSA DA SILVA DANTAS
RA.2083932
GESTÃO HOSPITALAR
1º SEMESTRE
SÃO PAULO
2020
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
GRUPO:
KARINA RODRIGUES VITALE MOREIRA
RA.0550850
VANESSA DA SILVA DANTAS
RA.2083932
GESTÃO HOSPITALAR
1º SEMESTRE
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN
PIM IV
Projeto Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Hospitalar, apresentado a Universidade Paulista – UNIP Orientador: Professora Ivete Rolim Daniel |
SÃO PAULO
2020
RESUMO
Palavras – Chave:
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
2 – ESTRUTURA E ARQUITETURA HOSPITALAR
2.1 – Acessibilidade (edificações, mobiliários, espaços, equipamentos)
2.2 – Comunicação e Sinalização, Acessos e Circulação, Sanitários e Vestiários
2.3 – Condições Ambientais de Conforto (som, temperatura, luz)
2.4 – Condições de Segurança Contra Incêndio (equipamentos, sinalização, alarmes)
3 – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
3.1 – Elementos de Comunicação da Organização para o Público Interno
3.2 – Elementos de Comunicação da Organização para o Público Externo
3.3 – Einstein e as Redes Sociais
4 – DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
4.1 – A Importância da Interação entre o Indivíduo e a Organização
4.2 – O Papel do Líder nas Relações e a Capacidade de Tomada de Decisão e Negociação
4.3 – Como a Empresa administra Conflitos Internos e Externos
4.4 – Pesquisa de Clima Organizacional e seus Resultados
5 – CONCLUSÃO
6 – REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
A empresa escolhida para a realização do PIM IV foi o Hospital Israelita Albert Einstein. É considerado um Hospital de grande porte e tem como principais concorrentes os Hospitais: Hospital Sírio Libanês e Hospital Oswaldo Cruz. Sua atividade é a prestação de serviços médicos hospitalares e ambulatoriais na área da Saúde no setor Privado e Público.
Com mais de 60 anos de existência, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), ainda mantém a mesma premissa: inovar, crescer, sempre com excelência.
Foi construído em 1958, com recursos provenientes de doações e do trabalho de um grupo de pessoas dedicadas. Nos anos 60, foram sendo entregues alguns departamentos, mas acabou sendo inaugurado em 1971. A partir de então, tornou-se referência em tratamentos com tecnologia de ponta e atendimento humanizado. Expandiu suas atividades com ações de responsabilidade social e atividades de ensino e pesquisa.
Possui nos dias atuais, uma equipe de aproximadamente 14,4 mil colaboradores. Possui também:
- 12 Unidades de Saúde Suplementar, sendo 11 na Grande São Paulo (1 hospital, 4 Clínicas Einstein, com foco em atenção primária e 6 unidades avançadas, que oferecem serviços de pronto atendimento, exames e consultas) e 1 Clínica Einstein em Sorocaba;
- 8 Unidades de Ensino, das quais 5 estão localizadas em São Paulo e as demais em Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte;
- 26 Unidades do Sistema Único de Saúde que administra, dentre elas: Hospital Municipal Doutor Moysés Deutsch (M’Boi Mirim), Hospital Municipal Vila Santa Catarina Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho e Paraisópolis.
A SBIBAE (Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein) possui o certificado da Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) que é concedido pelo Ministério da Saúde às entidades que prestam serviços e realizam projetos de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS); e títulos de Utilidade Pública nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal, além de manter uma Organização Social de Saúde.
Abaixo segue Organograma da Instituição:
[pic 1]
Fonte: Relatório Sustentabilidade 2019, pág.17
[pic 2]
Fonte: Relatório Sustentabilidade 2019, pág.13
O objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar, PIM IV, tem como objetivo abordar as matérias estudadas de Estrutura e Arquitetura Hospitalar, Comunicação e Expressão e Dinâmica das Relações Interpessoais, onde serão analisadas as questões de acessibilidade, segurança contra incêndios, a importância da liderança dentro da organização, comunicação interna e externa, dentre outros assuntos. A metodologia de pesquisa utilizada foi bibliográfica e através de informações da Internet.
2 – ESTRUTURA E ARQUITETURA HOSPITALAR
A assistência médico-hospitalar brasileira teve início no século XVIII, quando as Santas Casas de Misericórdia foram fundadas. Essas instituições eram ligadas à Igreja Católica e tinham finalidades caritativas e filantrópicas.
O Brasil foi o segundo país da América do Sul a construir uma edificação destinada exclusivamente a receber enfermos: o Hospital da Santa Cruz da Misericórdia de Santos, criado por Braz Cubas em 1543, segundo Toledo (2008).
Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), são qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde, seja público ou privado.
...