TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de Propriedades Rurais

Por:   •  7/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 9

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância 1  -  AD1

Unidade de Aprendizagem: Planejamento de Propriedades Rurais

Cursos: Processos Gerenciais

Professor:

Nome do aluno:

Data: 30/05/2019.

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Prezado aluno:

Ao estudar a Unidade de Aprendizagem Planejamento de Propriedades Rurais , você pode compreender que as ações empresariais também devem desempenhar preocupações ambientais e sua atuação altera de alguma forma as condições ambientais, ou seja, qualquer ação aplicada a determinado meio acaba repercutindo em outras estruturas e espécies que nele vivem, afetando a qualidade ambiental. Com isso em vista, realize as seguintes atividades:

A partir da Ferramenta Forum, temos um Fórum Avaliativo e consistirá da análise e interpretação de um artigo. Neste Fórum Avaliativo, solicita-se que pesquisem um artigo na Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, que aborde em seu conteúdo ações que integrem as demandas de planejamento em uma propriedade rural.

 

Pesquisem no link: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental

R:

Análise da população de capivaras (hydrochoerus hydrochaeris) e sua interação com usuários do saco da fazenda – itajaí, sc

Gabriela Stahelin, Joaquim Olinto Branco

Está resenha é sobre o convívio entre homens e capivaras em ambientes urbanizados que pode acarretar em problemas para ambos, necessitando a criação de um plano de manejo. Desta forma, o estudo visa analisar a necessidade da elaboração de um plano de manejo em meio urbano na cidade de Itajaí – SC. Durante nov/14 a out/2015 foram analisadas flutuação e densidade populacional das capivaras, e aplicado questionários estruturados para avaliar a percepção das pessoas referente à presença das capivaras. Para saber a ocorrência de Febre Maculosa no município foi aplicada uma entrevista aos órgãos municipais. Ocorreram oscilações na média do número de capivaras durante um ano, com máxima de 20,5 ind/mês e mínima de 3,5 ind/mês, e o valor da densidade foi de 1,24 ind/ha. Dos entrevistados 57% acredita que a comunidade traz mais danos à capivara do que o contrário (51%). As pessoas reagiram positivamente quanto à presença de capivaras, sendo 82% contra a retirada dos animais do local.  Não foram constatados casos de febre maculosa no município. Os resultados são indicativos que atualmente é necessário apenas um monitoramento da população de capivaras do Saco da Fazenda. Contudo, os dados poderão servir como ferramenta para a elaboração de um futuro plano de manejo no local, caso seja preciso. 

Palavras-chave: Ambiente urbanizado; Capivara; Febre maculosa; Plano de manejo.

A capivara - Hydrochoerus hydrochaeris atualmente é considerada o maior roedor silvestre, nativo da América do Sul (Panamá até Argentina), que habita desde matas, savanas sazonalmente inundáveis, manguezais até ambientes urbanizados que contenham corpos d’água, utilizados para beber, acasalar, fuga de predadores e deslocamento para outras áreas. A expansão imobiliária vem reduzindo o habitat de muitos animais, fazendo com que espécies plásticas como as capivaras, se adaptem aos ambientes urbanizados, encontrando abrigo, alimento e água, que são essenciais a sobrevivência nestes locais.

O Saco da Fazenda é um ambiente estuarino situado no centro urbano de Itajaí,

SC, que apesar da intensa pressão antrópica abriga uma população de capivaras.

Provavelmente pela presença de corpo d ́água permanente, áreas não inundáveis

Com cobertura arbustivas, canteiros ornamentais com gramíneas, além da ausência de predadores naturais, que pode inclusive, contribuir para o crescimento populacional de capivaras. As capivaras possuem uma dieta herbívora generalista, se alimentando de vegetais rasteiros, arbustivos, aquáticos e brotos.

No ambiente urbano, costumam danificar jardins públicos e residências, esporadicamente, ataca animais domésticos, além de atuar como vetor da bactéria

Rickettsia rickettsii transmissora da doença febre maculosa, através do carrapato Amblyomma cajennensis. Portanto, as capivaras se tornaram um problema sócio ambiental em alguns ambientes urbanos, devido à elevada capacidade prolífera e risco de transmitir doenças a população humana. No Saco da Fazenda, apesar do acentuado crescimento populacional desses animais, não existem informações que comprovem os reais problemas da interação entre capivara/homem. Assim, esse trabalho teve como objetivo avaliar a flutuação e densidade populacional, além de analisar a percepção humana em relação à presença das capivaras do Saco da Fazenda.  A obtenção dessas informações é fundamental na elaboração de planos de manejo e controle populacional.

Os indicativos baseados nesta conclusão foram, a densidade, o predomínio de indivíduos adultos indicando condições que favorecem a longevidade do animal, além da boa aceitação da maior parte dos usuários, bem como os danos moderados causados pelos animais em residências.  Ainda que não tenha casos de Febre Maculosa no local, recomendam-se investigações sobre possíveis zoonoses, pois ocorrem constantes interações entre capivaras, humanos e animais de estimação, aumentando o risco de transmissão. O presente trabalho poderá servir como ferramenta para a elaboração de um plano de manejo no local, caso seja preciso futuramente.

REFERÊNCIAS  

ALHO,  C.J.R.;  RONDON,  N.L.1987.

Habitats,  populations  densities,  and  social structure of capybaras (Hydrochoerus hydrochaeris) in the Pantanal, Brazil.

Revista Brasileira de Zoologia. 4 (2): 139-139.

R. gest. sust. ambient., Florianópolis, v. 8, n. 1,

 p.44-59, jan/mar. 2019. 57

ALMEIDA, A.M.R.; ARZUA,M.;  TRINDADE,  P.W.S.;  SILVA,A.J.  2013.  Capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus, 1766) (Mammalia: Rodentia) em áreas verdes do município de Curitiba (PR). Estudos de Biologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (262.9 Kb)   docx (386.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com