Planejamento e Controle da produção
Por: André Leandro • 24/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.096 Palavras (9 Páginas) • 118 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO
CONCEITO
O Planejamento da Produção (PP) representa a terceira fase do PCP- Planejamento e Controle da Produção e tem como objetivo estabelecer o que a empresa tem como prioridade para produzir em um determinado período, levando em consideração a sua capacidade de produção e a previsão de vendas que deve ser atendida. Outro objetivo do Planejamento da Produção(PP) é conciliar a eficácia (o alcance dos objetivos de vendas, dos objetivos desejados) com a eficiência (utilização dos recursos da melhor maneira possível). No Planejamento da Produção temos a formulação do plano de produção e a programação da produção.
É necessário planejar para evitar desperdícios, perdas de tempo, atrasos etc. O Planejamento da Produção quando desenvolvido de maneira correta pode aumentar consideravelmente as receitas de uma Organização, além de fazer a diferença nessa mercado tão concorrido e que a cada dia aumenta as exigências.
O Planejamento da Produção procura coordenar e integrar máquinas, pessoas, matérias-primas, materiais e vias de processos produtivos em um todo sistêmico, harmonioso e integrado. O PP se assenta no Projeto de Produção e na Coleta de Informações sobre o processo produtivo. Para realizar o Planejamento da Produção são necessárias três etapas:
- Formulação do plano de produção (o que a empresa pretende produzir em um determinado exercício ou período, quando se trata de produção contínua, além de cobrir o tempo necessário para a execução do produto, quando se trata de produção sob encomenda e produto de grande porte);
- Implementação do plano de produção através da programação da produção (detalhamento do plano de produção para que ele possa ser executado de maneira integrada e coordenada pelos diversos órgãos produtivos)
- Implementação do plano de produção por meio das emissões de ordens (a programação da produção transforma o plano de produção em uma infinidade de ordens que deverão ser executadas no devido tempo pelos órgãos da empresa: Produção, Compras, Almoxarifado, Depósito, Controle de Qualidade, Custos, Contabilidade, Pessoal etc.)
O Planejamento da Produção é também chamado de Planejamento Agregado da Produção e deve ser estabelecido de acordo com o plano estratégico, onde são definidas as metas e políticas da empresa numa escala mais ampla, tais como:
- Nível de serviço desejado
- Nível de produção, público alvo, estratégias de marketing e desenvolvimento de novos produtos
PLANO DE PRODUÇÃO
- É aquilo que a empresa pretende produzir em um determinado período. Em geral o Plano de Produção é de longo prazo e determina o direcionamento estratégico da empresa. Normalmente é apresentado de forma agregada, consolidando todos os produtos da empresa em uma unidade de medida comum.
FATORES
- Previsão de Vendas- É a expectativa de vendas da organização, é a previsão de vendas que permiti orientar a produção para a previsão de vendas realizada. Quem elabora essa previsão de vendas é o setor de Marketing ou o Departamento de Vendas, levando em consideração vendas passadas e as expectativas para o futuro.
- Capacidade da Produção- É o potencial produtivo da organização
- Disponibilidade de Matérias-Primas- É o que se encontra no mercado fornecedor
- Recursos Financeiros- É o dinheiro disponível para comprar e produzir
TÉCNICAS
- Estrutura Analítica do Trabalho
- Diagrama de Precedência
- Diagrama de Gannt
. Estrutura analítica do Trabalho
- Mais conhecida com Work Breakdown Structure(WBS) é uma ferramenta de planejamento que visa descrever o escopo do trabalho, ou seja, referência aos produtos e suas características ou o resultado que se pretende atingir. Para isso o trabalho é decomposto em partes manejáveis tendo como finalidade principal identificar os elementos constituintes de um projeto, de um produto ou de uma trabalho. O desenho que assume a forma de uma árvore tenta demonstrar uma hierarquia entre os diversos componentes. É uma metodologia focada nas entregas necessárias para a execução do projeto. A sua construção exige a participação de todos os envolvidos: Executores- Patrocinadores-Clientes-Fornecedores. O objetivo principal é identificar relacionamentos e dependências entre as diversas partes do trabalho.
. Diagrama de Precedência
- Ferramenta importantíssima usada na produção, especialmente quando se faz o planejamento. Trata-se de uma técnica de planejamento que usa uma abordagem em rede, tendo como foco a precedência das atividades. Procura mostrar de uma maneira bem simples o ordenamento lógico entre os elementos que constituem um trabalho. Se apresenta de duas forma, a forma tabular e a forma gráfica. Na forma gráfica é composto por círculo ou blocos que mostram as atividades e o outro composto são as setas que mostra a sequência, o ordenamento das atividades.
. Diagrama de Gannt
- Muito usada na administração de produção, essa ferramenta foi construída por Henry Gant, que foi um dos fundadores da administração. A finalidade dessa ferramenta é planejar e controlar a produção, tendo o seu foco voltado para a programação. A partir do Diagrama de Gant podemos visualizar diversas atividades que se realizam simultaneamente. O seu desenho é muito simples por ser representado por barras horizontais, tendo um início, término e duração de cada uma das atividades. Nos ajuda a avaliar os custos que estão relacionados com os recursos. Apesar de ser muito importante o Diagrama de Gannt tem algumas limitações tais como: Não representar o tamanho do projeto; não representar o tamanho relativo dos elementos de trabalho e não representar interações das atividades.
SISTEMAS
- Planejamento Mestre da Produção- MPS
- Planejamento de Necessidades de Materiais- MRP
- Planejamento dos Recursos de Manufatura- MRPII
- Indicadores de Performance- KPI’S
- Sistemas Integrados ERP -Planejamento de Recursos da Corporação
. Planejamento Mestre da Produção (MPS)
-Consiste na versão desagregada do plano de produção, detalhando os volumes a serem fabricados para cada tipo de produto. Deve ser ressaltado que o MPS refere-se a programação da produção de produtos acabados, sendo diferente da previsão de vendas. O Planejamento Mestre da Produção é a base para que se possa elaborar a programação detalhada das necessidades de materiais e da capacidade e as ordens diárias de produção.
. Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP)
...