Planejamento e Controle de Produção
Por: SANDRAJEAN • 17/9/2015 • Ensaio • 526 Palavras (3 Páginas) • 154 Visualizações
Planejamento e controle de produção
Planejamento e Controle de Produção é o setor que permite a sequência dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de definir sobre a melhor ocupação dos recursos de produção, assegurando, assim, o cumprimento do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos.
Planejamento e controle quer descrever o que o mercado solicita e o que as operações podem fornecer.
Planejamento: é uma forma de pretensão que algo aconteça em determinado momento. Um plano não garante que algo realmente iria acontecer apenas tem a intenção.
Controle: é a forma de lidar com variações. O controle faz ajuste que permite que a operação atinja os objetivos. Podem precisar que planos sejam refeitos ou que precise de uma intervenção para melhora-los
Com o planejamento e o controle existem quatro tipos de atividades superpostos: Carregamento, sequenciamento, programação e controle.
Carregamento (Volume) - é o número de trabalho alocado para um centro de trabalho.
Ex: . É o caso de hospitais de emergências que não podem recusar chegadas de urgências. Também nos casos onde não é necessário limitar carregamento, como nos quiosques de fast food. Ou, ainda, nos casos onde o custo de limitação do carregamento é proibitivo, como para bancos de varejo.
Sequenciamento: Trata de determinação relacionada à ordem em que as tarefas serão executadas . Pode ser estabelecido por:
Restrições físicas – a natureza física dos materiais processados pode determinar prioridade da sequência. Ex.: tintas claras antes das escuras.
Prioridade ao consumidor
Data prometida
LIFO (Last-in-first-out) último a entrar, primeiro a sair. Ex.: descarga de elevador.
FIFO (First-in-first-out) Primeiro a entrar, primeiro a sair. Ex.: fila.
Programação: Cronograma detalhado do conjunto dos serviços, mostrando quando os trabalhos deveriam começar e terminar. O mais comum é o Gráfico de Gantt (desenvolvido por HL Gantt, em 1917).
Programa “para frente” e Programação “para trás”
Programação “para frente” envolve iniciar o trabalho logo que ele chega.
E “para trás”, no último momento sem que ele sofra atraso.
Vantagens dos modelos:
“Para frente”: flexibilidade
“Para trás”: custos mais baixos com materiais ociosos e foco nos prazos de entrega.
Monitoramento e controle: Abrange detectar o que está acontecendo na operação, replanejando se necessário, e intervindo de modo a impor novos planos. Dois importantes tipos de controle são os “empurrados” e os “puxados”.
Quebra de Página
Planejamento
...