Planejamento e controle de produção
Por: Karina Alves • 22/2/2017 • Trabalho acadêmico • 2.179 Palavras (9 Páginas) • 182 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA 3
1.2 JUSTIFICATIVA 3
1.3 OBJETIVO DA PESQUISA 3
2. LAYOUT 3
2.1 ESCOLHA DO LAYOUT 5
2.2 QUE TIPO DE LAYOUT USAR 5
2.3 LAYOUT ESCOLHIDO 7
3. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP 7
3.1 PREVISÃO DA DEMANDA 8
3.2 CONTROLE DE ESTOQUE 8
3.2.1 POLÍTICA DE ESTOQUE 9
3.2.1.1 ESTOQUE MINÍMO 9
3.2.1.2 ESTOQUE MÁXIMO 9
3.2.1.3 PONTO DE PEDIDO 9
4. GESTÃO DE FORNECEDORES E COMPRAS 9
4.1 PROCESSO DE ESTOCAGEM 10
4.2 PREVISÃO DA DEMANDA 10
4.3 IMPLANTAÇÃO DE UMA POLÍTICA CONTRA O DESPERDICÍO 10
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 11
1. INTRODUÇÃO
O mercado se encontra extremamente competitivo em todos os setores, na busca por mais comptitividade, as empresas tentam se adequar as novas exigencias de mercado buscando atingir a excelência, evitando assim os desperdicios e retrabalhos.
Para se obter tais resultados é importante planejar o processo produtivo e a partir deste processo projetar um Layout para o restaurante que proporcione as melhores condições para o preparo da comida visando atender aos clientes da maneira mais eficiente e eficaz possivel
.
1.1. PROBLEMA DE PESQUISA
Um dos desafios maiores para manter-se competitivo é se adaptar ao mercado buscando inovações e reduções de custo. Desta forma, nos deparamos com o seguinte problema: Qual o layout ideal para a filial do Outback?
1.2. JUSTIFICATIVA
Este trabalho identifica que um layout ideal, bom planejamento e controle em um restaurante consegue alcançar um alto desempenho e minimiza os custos.
1.3.OBJETIVO DA PESQUISA
• E um processo produtivo para o restaurante
• Identificar as instalações necessárias e principais equipamentos para o funcionamento.
• Projetar um layout modelo baseado no processo.
2. LAYOUT
Layout é a disposição física de máquinas, postos de trabalho, equipamentos, pessoas, áreas de circulação, entre outros fatores que ocupam espaço na fábrica, distribuindo-os de forma a maximizar a funcionalidade do processo produtivo e otimizar o ambiente de trabalho.
O layout de uma operação produtiva leva em conta a localização física dos recursos de transformação. Definir o layout é decidir o local onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoas. O layout é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva, porque determina a sua forma e aparência, além de determinar a maneira segundo a qual os recursos transformados – materiais, informação e clientes – fluem através da operação. Os mesmos autores enfatizam que um layout errado pode levar a padrões de fluxo excessivamente longos ou confusos, estoque de materiais, filas de clientes 24 formando-se ao longo da operação, inconveniências para os clientes, tempos de processamento desnecessariamente longos, operações inflexíveis, fluxos imprevisíveis e custos elevados.
A configuração de instalação (layout) estabelece a relação física entre as várias atividades. O layout pode ser simplesmente o arranjar ou o rearranjar até se obter a disposição mais agradável de um ambiente. No entanto, este procedimento não é tão simples, pois um simples erro pode levar a sérios problemas na utilização dos locais, pode originar a demolição de estruturas, paredes e até mesmo edifícios e consequentemente causar custos altíssimos no rearranjo. Para evitar tudo isto é necessário realizar um estudo, encontrando assim o melhor planejamento de layout.
2.1 ESCOLHA DO LAYOUT
A aplicação do layout compreende como uma análise de posicionamento de áreas observando aspectos operacionais e comerciais. O layout deverá ser observado desde a entrada, com portas amplas facilitando o máximo acesso, além de um espaço interno adequado, circulação de pessoas, sinalização interna, exposição de produtos, área de vendas, estoque, fachada, prateleiras e caixas. O layout nunca deverá ser estático, o acompanhamento do mercado e as exigências do consumidor auxiliam nas mudanças, permitindo assim um espaço agradável desde o espaço interno até o consumidor final.
A escolha foi executada a partir de uma necessidade observada em conjunto pela direção da empresa. Inicialmente, foi realizada a obtenção de dados a partir de medições realizadas na empresa e informações gerenciais. Depois, foi iniciada a revisão da literatura existente sobre o tema, de forma a construir uma base teórica consistente para orientar as ações práticas.Foram utilizadas ferramentas como trena para medição dos espaços físicos, cronômetro para tomada de tempos e softwares como AutoCAD e Microsoft Office Visio para desenho do layout e do mapa do fluxo de valor, respectivamente. Para elaborar a proposta de layout apresentada, fez-se a medição do prédio onde a empresa será instalada, bem como onde vai ficar localizado os equipamentos de cozinha e móveis.
2.2 QUE TIPO DE LAYOUT USAR?
Para selecionar o layout ideal foi preciso considerar e estudar todo o fluxo operacional parcial de uma cozinha de restaurante que abrange as seguintes etapas de serviço:
• Recepção/Recebimento
Recebimento e inspeção da quantidade e qualidade dos materiais e produtos destinados à produção de alimentos. Os produtos acondicionados em caixas ou embalagens, observando
...