Plano carreira
Por: thicam • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 383 Palavras (2 Páginas) • 705 Visualizações
Passo 3
Uma das formas de diferenciar os cargos de uma instituição é fazer cursos de especialização, treinamento, participar de palestras, etc. O funcionário nunca pode ficar parado no tempo, nossa função de RH é também de motivar à fazer algo em prol de seu desenvolvimento pessoal e profissional, e existem muitas empresas que estão a disposição de ajudar estes colaboradores que tem interesse de progredir profissionalmente.
Irei citar alguns cursos que cada função poderá fazer para se aperfeiçoar.
Telefonista - o ideal é a pessoa ter conhecimento em outras línguas, principalmente inglês e espanhol, mais que estas será um diferencial ainda maior, pois dependendo do porte da empresa é ainda mais exigido.
Recepcionista - Curso de línguas, uma especialização técnica em Secretariado seria o grande diferencial.
Assistente Administrativo - é uma função vasta de especialização, pode fazer desde um curso básico, técnico ou até mesmo uma graduação em Ciências Contábeis, Administração de empresa que já é bem mais conceituada. Senai é uma das instituição de ensino que oferece o curso de Assistente administrativo de forma rápida e de grande qualidade.
Recursos Humanos - Existe o curso de Tecnólogo em gestão de recursos humanos, tem duração de 2 anos, dependendo da instituição 3 anos, é um curso já focado na área, muito ideal para quem já esta exercendo esta função. Também pode optar por uma graduação em Administração de empresa e Psicologia que tem duração de 4 a 5 anos.
Uma das formas que as empresas usam para dar uma promoção ao colaborador é subindo o nível de sua função, consequentemente o salário também sobe. Geralmente começa com Junior, Pleno e depois Sênior que é a maior faixa salarial de todos.
Plano de carreira é um processo que permite uma melhor gestão do capital humano, tem por objetivo motivar os funcionários, ganhar mais produtividade e por fim evita excesso de funcionários exercendo a mesma função e problemas com remuneração fora do comum.
É feita uma avaliação no colaborador para ver se ele está apto a mudar de nível ou cargo, depende da política da empresa, existe muitas empresas que em um ano de trabalho e dedicação o funcionário já consegue ser promovido.
Plano de carreira
Recepcionista/telefonista =Auxiliar administrativo, Assistente Administrativo, Coordenador administrativo, Gerente
Assistente Administrativo = Coordenador, Analista, Gerente.
Recursos humanos = Auxiliar RH, Assistente RH, Coordenador de RH, Analista de RH, Gerente de RH.
...