Plano de Recrutamento e Seleção para o Setor de Estamparia
Por: Laura Camelo Santos • 11/8/2018 • Trabalho acadêmico • 2.509 Palavras (11 Páginas) • 271 Visualizações
[Implantação da Automóbiles no mercado Russo] |
[Plano de Recrutamento e Seleção para o Setor de Estamparia] |
[Julho/2017] |
[pic 2]
Elaborado por: [Laura Camelo Santos]
Disciplina: [Gestão de Pessoas]
Turma: [0617-7_4]
Introdução e contextualização
A empresa Automóbiles, atuante no mercado brasileiro de automóveis, busca a ampliação de seus horizontes, percebe que é tempo de expansão e crescimento. Para isso, a partir de oportunidade contemplada no mercado russo que, atualmente, é o de maior potencial econômico da Europa, a empresa decidiu realizar uma Joint Venture com a montadora russa Volstói.
Será implantado neste novo mercado o setor de estamparia da Automóbiles. Esse setor se configura como um cartão postal de automóveis, já que engloba aquelas peças que são primeiramente observadas por compradores, tais como: peças traseiras, frontais e laterais, alavancas, entre outras. Durante seis meses haverá um trabalho árduo de recrutamento e treinamento de profissionais para que se tornem responsáveis por essa desafiadora empreitada.
Busca-se, portanto, através deste plano de seleção e recrutamento, verdadeiros talentos que ajudem a tornar possível esta expansão. O objetivo deste documento é ajudar a compor a equipe de implantação do setor de estamparia da Automóbiles na Rússia.
Ao longo do texto serão apresentados os cargos a serem preenchidos com suas atribuições e competências exigidas. Os meios de realização e de avaliação do processo de captação e seleção dos talentos almejados também serão aqui descritos.
Desenvolvimento
Este plano de recrutamento e seleção visa auxiliar gestores sobre todo o necessário saber a respeito dos perfis profissionais que deverão compor a organização no novo desafio da filial russa a ser implantada pela Automóbiles. Almeja-se que sejam encontrados verdadeiros talentos para ocupar os cargos disponíveis.
Mas o que seria exatamente um talento? “Um talento, de forma sucinta, é aquele que mostra habilidades naturais para realizar as atividades diárias. Talentos são desejáveis por todas as empresas, porque desempenham suas atividades com maestria, além de agregar valor ao negócio” (Stadler & Pampolini, 2014, p. 114).
A nova filial, localizada na Rússia, trabalhará com o setor de estamparia. Ou seja, focará na produção de peças automotivas através da moldagem de chapas de aço. Serão exigidas competências não somente técnicas para a implatançao desse setor, mas também humanas.
Segundo Gontijo (2005), as organizaçoes atualmente buscam pesssoas que tenham o emocioal equilibrado, saibam agir de forma natural ao expressar seus sentimentos, buscam o trabalho em equipe e tenham a percepção de que a cooperação deve dar lugar a competição. Também é fundamental que essas pessoas gerenciem conflitos e sejam absolutamente motivadas e criativas. Dessa forma, os cargos deverão ser ocupados a partir de análises que englobam o conhecimento técnico e geral do candidato e aspectos psicológicos. Esses profissionais passarão por testes situacionais para que seja observado seu comportamento em grupo.
Os cargos exigidos são de engenheiro, técnico em Mecânica, comprador e inspetor de qualidade. Os planos para captação e seleção dessas pessoas estão descritos ao longo desta seção, com suas atribuições e competências específicas. As habilidades interpessoais, ou seja, “a capacidade de trabalhar sob pressão, comunicação interpessoal eficaz, a liderança e a capacidade de gerenciar conflitos” (Lotz & Gramms, 2012, p. 18), são fundamentais para o preenchimento de todos os cargos.
Alem disso, exige-se que todos dominem o inglês para que seja possível a comunicação direta com a equipe brasileira durante a fase de treinamento (apesar de a equipe brasileira ter um intérprete, o domínio do inglês pelas equipes brasileira e russa facilitará todo o processo) e, posteriormente, para que possa haver uma boa comunicação com a empresa no Brasil.
- Plano de captação de seleção para o cargo de Engenheiro
- Atribuições do cargo
Para a ocupação do cargo de engenheiro no setor de estamparia, são exigidas as seguintes atribuições:
- Gerenciamento e controle de toda a cadeia produtiva de estamparia;
- Garantir que prazos sejam cumpridos;
- Planejamento estratégico do setor para que funcione de acordo com as metas da empresa;
- Análise de relatórios técnicos;
- Análise de relatórios gerenciais;
- Buscar formas de evitar perdas no processo produtivo;
- Minimizar custos de produção;
- Promover estratégias para a realização da manutenção preditiva em equipamentos e máquinas;
- Elaborar pareceres técnicos;
- Garantir a segurança do trabalho de acordo com a legislação local aliado às práticas já realizadas na organização;
- Sugerir melhorias na cadeia produtiva;
- Identificar riscos.
- Principais competências exigidas ao cargo
Para a ocupação do cargo de engenheiro no setor de estamparia, são exigidas as seguintes competências:
- Graduação em Engenharia;
- Experiência mínima de 5 anos no setor de produção automobilística;
- Russo e Inglês fluentes (leia-se como fluência: falar, escrever e escutar bem os idiomas citados);
- Domínio de pacote Office e AutoCAD 3D;
- Conhecimento sobre segurança do trabalho;
- Liderança;
- Criatividade;
- Proatividade;
- Adaptabilidade;
- Gestão de Projetos;
- Gestão de Pessoas;
- Gestão estratégica de negócios;
- Flexibilidade;
- Comunicação oral e escrita de qualidade;
- Trabalhar em equipe.
- Meios a serem utilizados para captação e seleção do talento
A captação de candidatos a engenheiro, por ser um cargo com exigências bastante específicas, será realizada de duas maneiras: através dos chamados headhunters e da rede de contato profissional.
Os headhunters são especializados em identificar pessoas com as competências exigidas e estabelecer seu contato com a organização. Já a rede de contato é formada por profissionais da área que indicam outros profissionais que já conhecem e que também atuam na área.
...