Plano de trabalho UEMG
Por: janicemara • 9/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.224 Palavras (5 Páginas) • 239 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”
Controle Social da Administração Pública Municipal
Controle Social da Administração Pública Municipal-
Plano de Trabalho apresentado à disciplina TCC do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, modalidade à distância, Faculdade dePolíticas Públicas “Tancredo Neves” da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Nanuque/MG
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO ......................................... 4
2. OBJETIVOS ...................................................................................................5
2.1 GERAL .........................................................................................................5
2.2 ESPECÍFICOS ..............................................................................................5
3. JUSTIFICATIVA ..............................................................................................5
4. ROTEIRO DA PESQUISA ..............................................................................7
5. CRONOGRAMA..............................................................................................7
6. RECURSOS.....................................................................................................8
7. REFERÊNCIAS ..............................................................................................9
- INTRODUÇÃO
No momento atual, os gestores públicos encontram-se diante da necessidade de melhor administrarem os recursos das entidades, órgãos e instituições que representam, com o intuito de promover um bem-estar social e coletivo. Entretanto, surge também a necessidade de novas estratégias para além de clareza e transparência da gestão pública, estratégias que possibilitem aos cidadãos constituir-se sujeitos ativos numa sociedade que clama por mudanças.
As mudanças surgem a partir da abertura de novas possibilidades que mostrem a transparência das ações governamentais, tornando mais democrática as relações entre os Governos e a Sociedade. Os interesses da sociedade estão vinculados às atividades desenvolvidas pelo governo, que, por sua vez, tem como princípio básico prestar serviços que supram as necessidades coletivas de forma eficiente e eficaz.
Um dos instrumentos que funciona como forma de proporcionar maior transparência, clareza e segurança nos procedimentos e ações realizadas pelo setor público e governamental é o Controle Social. Nesse contexto, será realizado um estudo no qual terá como objetivo geral avaliar a importância do controle social na Administração Pública.
Na administração pública, o controle social exerce um papel importante, pois desenvolve meios de planejamento, execução, avaliação, monitoramento e fiscalização das ações e políticas públicas exercidas pelo governo com o intuito de proporcionar o bem estar social e gerar maior qualidade de vida e conforto para a população. Com ele é possível a real participação popular e a ação coletiva na gestão e controle, diminuindo as irregularidades e melhorando a resolução de problemas, tornando mais eficiente e eficaz o gerenciamento e a execução de políticas públicas e de instituições públicas governamentais, trazendo mais transparência e clareza, e gerando maior fiscalização em relação às atividades desenvolvidas, aos recursos e aos serviços direcionados ao setor público.
- OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
O presente projeto de pesquisa pretende demarcar as condições e possibilidades normativas, reflexivas e pragmáticas à participação social na Administração Pública, demonstrando uma busca por ações conjuntas entre o Estado e a sociedade civil em que o propósito central deva ser o compartilhamento de responsabilidades com o objetivo de aumentar o nível da eficácia e efetividade dessas políticas e programas públicos.
Portanto, é importante que se direcione estudos para o controle social na administração pública avaliando sua importância, mostrando seus benefícios e mudanças que vem ocasionando no segmento público.
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Demonstrar como se dá a participação social na Administração Pública
- Apresentar relação entre a administração pública e os interesses da Sociedade
- Mostrar os benefícios e mudanças que o Controle Social vem ocasionando no segmento público.
3. JUSTIFICATIVA
O processo de gestão numa organização pública é algo que deve ser encarado de forma relevante para atingir os objetivos, o qual tem como meta principal atender de forma satisfatória às demandas da sociedade nos mais diversos campos. Não se deve encarar o processo de gestão como algo corriqueiro, pois um caminho mal tomado pode acarretar em perdas irrecuperáveis para a população.
Tal visão auxilia os gestores a compreender que decisões bem tomadas resultam em benefícios para a população e vai de encontro, de forma simétrica, com as normas e princípios da administração pública. Nesse contexto, as diversas formas de controle ganham força total auxiliando o gestor nas mais variadas situações, desde fazer uma avaliação se sua gestão está em conformidade com a boa prática, bem como direcionar de forma correta o próximo passo.
E é através do Controle Social que se torna possível a real participação popular e a ação coletiva na gestão e controle, diminuindo as irregularidades e melhorando a resolução de problemas, tornando mais eficiente e eficaz o gerenciamento e a execução de políticas públicas e de instituições públicas governamentais, trazendo mais transparência e clareza, e gerando maior fiscalização em relação às atividades desenvolvidas, aos recursos e aos serviços direcionados ao setor público.
...