TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica economica

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 3

Política Econômica

Política Econômica é o conjunto de medidas tomadas pelo governo para atuar sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços, essas medidas obedecem os critérios de ordem política e social determinando quais os segmentos da sociedade se beneficiarão com as diretrizes econômicas.

A Política Econômica, variam em cada país, dependendo do grau de diversificação de sua economia, do regime social e do nível de atuação dos grupos de pressão. Fazem parte da estrutura de um país a Política Monetária, Fiscal e Cambial.

Já no Brasil, nos últimos 3 anos do governo Lula, ele optou por investir no incentivo ao Comércio Internacional, impulsionando as exportações, ocasionando uma forte expansão dos setores de comércio internacional. As empresas começaram a contratar gerando uma onda de crescimento e oferta de empregos. Por outro lado, o governo também tem administrado as contas externas, produzindo consecutivamente vários superávits.

A proposta da economia é resolver ou minimizar os problemas econômicos  presentes,  de forma a melhorar a vida das pessoas.

Para atingir os objetivos da Política Econômica, o governo dispões de um conjunto de ferramentas como: Política Fiscal, Política Monetária e Política Cambial.

Política Fiscal

Política Fiscal, nada mais é que ações do governo destinadas a ajustar seus níveis de gastos, monitorando e influenciando a economia do país. Ela está ligada a política monetária, sendo que a política monetária irá mudar o comportamento da moeda e a política fiscal irá operar frente aos gastos estatais.

A Política Fiscal, dar-se através da arrecadação de impostos e gastos, ambos afetam o nível de demanda da economia. Quanto maior a carga de impostos, menor será a renda disponível para a população inibindo o consumo. Por outro lado os gastos são um elemento de demanda, quanto maior os gastos maior a demanda e como decorrência maior será o produto.

Os gastos com o governo podem ser despesas decorrentes ou gastos de custeio que são gastos com funcionários públicos , bens e serviços  e materiais.

A Arrecadação dar-se por 2 tipos de impostos o direto e indireto.

O imposto direto é recolhido através do Imposto de Renda, IPVA, IPTU e ITR.

O imposto indireto são aqueles embutidos nos preços da mercadorias como os: IPI, ICMS, Finsocial, PIS.

Política Monetária

A Política Monetária é o controle da oferta de moeda na economia, ela controla o máximo os níveis de preço para garantir a liquidez ideal (equilibrio) dos sistema econômico do pais.

Temos 2 tipos de política monetária, a ativa e a passiva,

Ativa o Bacen controla a oferta da moeda, taxa de juros oscila para determinar o equilíbrio, o recolhimento compulsório,

Passiva, o Bacen determina a taxa de juros, seja pela taxa de redesconto ou remuneração dos títulos públicos, deixando nesse caso a oferta da moeda variar livremente para manter a taxa de juros.

Taxa de Juros

É um dos principais instrumentos da economia, ela afeta nas decisões de consumo dos indivíduos e de investimentos, sem falar no déficit publico, além de afetar também o fluxo de recursos externos da economia e taxa de cambio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com