Políticas Públicas Adam Przeworski
Por: Maria Izabel • 18/10/2020 • Exam • 318 Palavras (2 Páginas) • 338 Visualizações
- De acordo com Adam Przeworski, aponte os principais dilemas que os partidos socialdemocratas atualmente enfrentam para governar nas democracias liberais de massa.
A princípio, sendo uma sociedade capitalista, os socialdemocratas só seriam vitoriosos em uma eleição com o apoio de trabalhadores da indústria, funcionários não-produtivos, pequena burguesia, produtores rurais, donas de casa, aposentados e estudantes. Buscando aliados que se unam aos trabalhadores sob a bandeira socialista e não permanecendo exclusivamente como um partido de trabalhadores. Contudo, estando no poder, acabam forçados a se comportar como qualquer outro partido, assegurando a lucratividade do setor privado e a capacidade de investimento. Exercem mesquinhas ocupações burguesas, são ameaçados por uma possível crise econômica, perdem apoio eleitoral, preocupam-se com a possibilidade de uma contra-revolução fascista. O que os leva a abandonar o projeto de transição ou ao menos ficar à espera de tempos mais oportunos. Encontram coragem para explicar aos trabalhadores que é melhor ser explorado do que criar uma situação que contém riscos que podem se virar contra eles. Recusam-se a empenhar seu futuro numa piora da crise.
- Com base nos argumentos do politólogo italiano Norberto Bobbio, disserte sobre o advento do Estado representativo.
Com a impossibilidade de reunir todos os cidadãos em uma praça pública, os liberais instituíram o sistema representativo de democracia. O Estado representativo é um Estado no qual as principais deliberações políticas são tomadas por representantes eleitos, importando pouco se os órgãos de decisão são o parlamento, o presidente da república, o parlamento mais os conselhos regionais. Ele foi pouco a pouco se consolidando na Inglaterra e da Inglaterra difundiu-se através do movimento constitucional dos primeiros decênios do século XIX, na maior parte dos Estados europeus. Seu advento permitiu e permite que o cidadão, aquele que possui “direitos políticos”, seja chamado a escolher representantes para tomarem decisões políticas em seu nome. Participando ativamente dos mais diversos assuntos coletivos e públicos. Mudou drasticamente a relação Estado-sociedade.
...