Por trás das maquiagens: As Maquiadoras.
Por: Brenda21Marques • 21/1/2016 • Artigo • 716 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO – 4º SEMESTRE
BRENDA MARQUES
INTRODUÇÃO
Beleza é uma fábrica de autoestima, obedece à rapidez do mundo moderno, sofre modificações influenciadas pela mídia e pela tecnologia atual. Não existe mais lugar para os padrões clássicos de beleza, pois o que se deseja hoje como “belo” é o casual, o moderno e o sadio. (SOUZA, 2006)
Este estudo tem como objetivo avaliar a aceitação dos Maquiadores(as) Profissionais no mercado de trabalho na cidade de Rondonópolis. Para essa avaliação foram aplicados questionários qualitativos no sentido de obtermos informações e conhecimentos, com a finalidade de discutir sobre o assunto, selecionamos três desses questionários para avaliar esta profissão. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Sociologia das Organizações, no curso de Administração 2015.1.
METODOLOGIA
Pesquisa feita pelo Sebrae-SP no início do ano mostra que “O Brasil é hoje o terceiro maior consumidor mundial de produtos de higiene pessoal e cosméticos, atrás somente dos Estados Unidos e Japão. O setor fatura em média 43 bilhões de dólares por ano no país e emprega cerca de cinco milhões e 600 mil pessoas.”.
A maquiagem vem sendo utilizada há mais de cinco mil anos ainda pelos Egípcios, desde então ela está ligada à um bem estar pessoal, boa aparência e elegância. E com esse crescimento disparado na indústria de cosméticos, também aumenta a quantidade de Salões de beleza e a procura por profissionais habilitados, e um desses são os Maquiadores(as).
E são eles quem se dedicam na hora de dar uma mudada na nossa imagem proporcionando aquele ar de saúde e vitalidade com o seu trabalho. Isso acaba fazendo com que a busca por esses profissionais qualificados sejam ainda maiores, com isso os maquiadores(as) vem se capacitando e reciclando seus conhecimentos, buscando sempre novidades nos produtos utilizados e técnicas que possam fazer o seu diferencial no mercado. O que faz com que essa procura por eles não seja somente em ocasiões especiais ou outras situações que exija um trabalho mais detalhado, mas também para que as pessoas possam aprender se auto maquiar e valorizar sua beleza no dia a dia como também se profissionalizar e ingressar no ramo.
A análise e interpretação dos dados foram realizadas com base nos questionários aplicados, sendo selecionados três deles para um estudo mais detalhado da profissão dos maquiadores profissionais, levantando um índice de satisfação dos profissionais.
RESULTADOS
As três maquiadoras entrevistas com idade entre vinte a vinte e sete anos, falam que escolheram essa profissão por satisfação pessoal e também por ser um complemento na renda da sua família. Elas ainda contam que essa profissão é bem comum na cidade, pois nos salões de beleza geralmente já tem seu próprio maquiador ou tem algum profissional mesmo não sendo habilitado que acaba fazendo a maquiagem para agradar suas clientes, e que ter o seu próprio espaço conta muito e que passa mais credibilidade na hora do atendimento.
As entrevistadas até comentam que a sua escolha pela a profissão é mais pelo lado pessoal, pois a remuneração para esse tipo de serviço é muito baixa e que os materiais e produtos necessários para este trabalho tem um valor muito alto, fazendo com que o gasto seja ainda maior, sem contar com os cursos de aperfeiçoamento e capacitação que elas procuram sempre estar fazendo para se manter atualizadas no mercado.
CONCLUSÃO
Um questionário foi aplicado a três Maquiadoras Profissionais do sexo feminino, do Centro Oeste, com o objetivo de aprender melhor sobre essa profissão. Através desses questionários podemos ver que as maquiadoras trabalham mais por satisfação pessoal, pois não chega a ser renda total, mais sim um complemento para família.
...