Previsões de Planejamento e Controle de Produção
Por: yurg • 5/10/2015 • Artigo • 2.414 Palavras (10 Páginas) • 186 Visualizações
Brian Gobetti Soares; Fernando Gavleta; Maicon Barros Ramos; Sérgio Ronaldo Ramos; Yurg Patussi
1 Faculdade Educacional Araucária
RESUMO
A previsão da demanda em uma organização tem papel importante dentro do mercado atual. As empresas que buscam se enquadrar ao cenário econômico mundial, devem se organizar e ter como meta uma produção enxuta, utilizando-se de diversas ferramentas para que a demanda seja enxuta, produzindo o estritamente necessário para que não sejam criados estoques além do que os clientes necessitam.
Através de métodos quantitativos e qualitativos, as previsões de produção de maneira correta são essenciais para minimizar custos e aumentar lucros, de maneira organizada. Procura-se minimizar os erros, mesmo sabendo que podem e irão existir, porém devem ser pequenos em relação à demanda estimada, sabendo-se que eles podem levar a organização a ter prejuízos desnecessários. Por isso, a atenção deve ser redobrada quando se trata de previsões de demanda, fazendo com que a organização trabalhe com seus recursos de maneira inteligente e satisfatória, viabilizando o processo interno e o melhor rendimento no mercado.
Palavras chave: Previsão, Demanda, Produção, Recursos.
ABSTRACT
The forecast of demand in an organization plays an important role within the current market. Companies seeking to frame the global economic scenario, should be organized and aim for lean production, using various tools for demand to be streamlined, producing what is necessary so that stocks are not created in addition to the customers need.
Through quantitative and qualitative methods, correctly production forecasts are essential to minimize costs and increase profits in an organized way. Wanted minimize errors, even though they can and will exist, but must be small in relation to estimated demand, knowing that they can take the organization to take unnecessary losses. Therefore, attention must be paid when it comes to demand forecasts, causing the organization to work with your resources intelligently and satisfactory manner, allowing the internal process and the best performance in the market.
.
Key Words: Forecast, Demand, Production, Resources.
1. INTRODUÇÃO
Entende previsão de demanda como a disposição dos clientes ao consumo de bens e serviço ofertados por uma organização, onde é influenciada por uma série de fatores que se entendem desde as condições macroeconômicas até questões operacionais, como a disponibilidade do produto e preço ponto-de-venda. (MARCO A. MESQUITA, 2008).
No processo de previsão de demanda, o planejador utiliza dados das vendas passadas (histórico de venda), porem, nem sempre as vendas equivalem à demanda efetiva do produto, por isso, é realizado analises referente aos períodos de venda atípicos.
Os principais fatores comercias que influenciam na demanda do produto são: preço, disponibilidade, oferta de crédito, publicidade ações da concorrência etc. Estes fatores explicam a incerteza da demanda e, como consequência, sua dificuldade de previsão.
Quando se percebe a incerteza na demanda fabricantes e fornecedores se adaptam com novos pedidos (matéria prima e componentes) conforme a variação.
A seguir iremos apresentar métodos de previsão de demanda para o planejador da produção e estoque.
2. PADRÕES DE DEMANDA
Inicialmente, diferenciam-se duas situações de demanda, denominadas demanda pontual e demanda repetitiva.
Demanda pontual é realizada através de um pico de demanda, temos como exemplo as festas de fim de ano, onde é feito uma previsão e com base nesta, decide quanto adquirir do produto. Os erros implicarão na falta ou excesso de produto que está associado à falta de histórico de demanda confiável.
Para a demanda repetitiva, que pode ser classificada como dependente ou independente. É considerada dependente quando é associada à demanda de outro produto. Por exemplo, a demanda de pneus na linha de montagem é dependente da demanda de automóveis. Já a demanda de produto independente, utiliza-se o conceito “ciclo de vida do produto”, este conceito de é trabalhado em maior profundidade nas áreas de marketing e desenvolvimento de produtos nas empresas e que representa a evolução típica das vendas de um produto ao longo do tempo, conforme representado na Figura 2.1.
[pic 1]
Figura 2.1. Ciclo de vida do produto
3. PREVISÃO E PLANEJAMENTO
Através das previsões e planejamento que são tomadas as principais decisões financeiras, comerciais e operacionais. As previsões de demanda proporcionam um melhor planejamento dos recursos humanos, equipamentos e matérias.
Para que todos os setores caminhem em uma mesma direção é necessário que as decisões resolvidas no processo de previsão de demanda devem ser compartilhadas com todos, apesar da área comercial que é a mais envolvida no mesmo.
Todos sabem que a previsão de demanda inclui uma margem de erro. Previsões de demanda agregada apresentam menores erros que previsões detalhadas por item.
Do ponto de vista do PCP (Planejamento e Controle da Produção), as previsões são utilizadas nas decisões referente ao planejamento dos recursos de produção, as metas de produção e estoque e as prioridades de produção e expedição de produto, conforme apresentado na Figura 2.2.
[pic 2]
Figura 2.2. Previsão de demanda no planejamento de produção
Como o processo de planejamento é dinâmico, com necessidade de revisão periódicas dos planos, o processo de previsão também será repetido, de forma cíclica, produzindo informações atualizadas, conforme a necessidade do planejamento. (MARCO A. MESQUITA, 2008).
4. PROCESSO DE PREVISÃO
Um processo formal de previsão tem como finalidade a previsão de demanda para reposição de estoques ou a previsão de demanda para planejamento da capacidade de uma nova linha de produto. Após a definição dos objetivos e da abrangência do processo de previsão, o passo seguinte consiste na coleta de dados onde se verifica históricos de vendas e informações do passado e futuro, que podem influenciar o comportamento das vendas.
Atualmente as empresas utilizam da tecnologia para organizar as informações de demanda. Uma opção são os sistemas ERP (Enterprise Resources Planing), que exportam os dados para uma planilha facilitando a manipulação dos mesmos. Existem dois tipos de modelos para implantar uma previsão de demanda, o qualitativo e o quantitativo. Qualitativo utiliza as técnicas baseadas em opiniões, já o quantitativo caracteriza-se pelo emprego de técnicas estatísticas para obtenção das previsões.
...