Principais nomes da Administração
Tese: Principais nomes da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sidiney • 25/9/2013 • Tese • 2.451 Palavras (10 Páginas) • 453 Visualizações
Etapa 1
1 - Administração
É o ato de trabalhar através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros, é assim que diversos autores costumam definir. Partindo dessa premissa, podemos constatar que três são as palavras-chave no mundo dos Administradores: pessoas, objetivos e empresa. Administração surgiu aproximadamente há 5.000 a.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos. Existem três grandes habilidades: Humanas, Técnicas e Conceituais e todo administrador precisa das três habilidades.
Habilidade Humana – é a capacidade e a necessidade de se tomar decisão com base em informações do problema tendo em vista os objetivos a ser alcançados com pessoas e por meio delas, incluindo o conhecimento do processo de motivação e a aplicação eficaz da liderança. É a capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, entender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.
Habilidade Técnica – é a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos, relacionados com o trabalho e com os procedimentos de realização. É adquirida através da experiência, da educação e do treinamento.
Habilidade conceitual – é a capacidade de compreender a complexidade das organizações como um todo e onde cada área específica se encaixa nesse complexo, ela é necessária para se obter, analisar e interpretar informações de várias fontes e a partir daí tomar decisões complexas
Principais nomes da Administração
• Taylor - Um dos fundadores da moderna administração que definiu as funções básicas das Empresas o conceito de administração que causou uma verdadeira revolução. O objetivo inicial de Taylor estava voltado para eliminar os desperdícios nas indústrias americanas, comprovadamente um dos elementos importantes na formação dos preços dos produtos. De forma que, visava-se alcançar maior produtividade e, como custos menores e melhores margens de lucro, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados. Taylor teve vários princípios da administração cientifica segue abaixo alguns deles: As propostas básicas de Taylor: planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração trouxeram decorrências sociais e culturais da sua aplicação, pois representaram a total alienação das equipes de trabalho e da solidariedade grupal. Apesar das decorrências negativas para a massa trabalhadora, que as propostas de Taylor acarretaram não se pode deixar de admitir que elas representassem um enorme avanço para o processo de produção em massa.
• Fayol pode nos proporcionar a sua maior contribuição para a administração geral, que são as próprias funções do administrador utilizadas hoje em dia, que seriam prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Ele adotou alguns princípios da Administração Cientifica de Taylor, como a divisão do trabalho e disciplina, abandonando outros e acrescentando os princípios de autoridade e responsabilidade, espírito de equipe e iniciativa, entre outros. Enquanto Ford e Taylor cuidaram da empresa de baixo pra cima e Fayol cuidou das empresas de cima pra baixo.
Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública e economia. Buscaram sintetizar os pontos comuns às organizações formais modernas e detrimento as organizações primitivas. Weber se assemelhou aos outros Clássicos ao identificar nas organizações as chamadas disfunções burocráticas, isto é, o seguimento rígido das regras, não levando em conta a variabilidade humana, como na abordagem dos outros.
Henry Ford foi um importante engenheiro americano, Produziu seu primeiro automóvel em 1892. Ainda jovem, trabalhava na fazenda do pai, onde era o responsável pela manutenção dos motores dos tratores. Foi nesta época que desenvolveu o talento e o grande interesse pela engenharia automobilística.
A vida na fazenda era difícil e exigia serviços pesados feitos à mão. Nessa época ele já demonstrava interesse em diminuir o trabalho manual por meio do uso de máquinas. Consistia em organizar a linha de montagem de cada fábrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matéria-prima, energia e mão de obra.
Teorias Administrativas:
O surgimento das Teorias Administrativas ocorreu devido a vários acontecimentos sociais. A administração trata-se de uma história recente, com desenvolvimento lento e que teve início apenas em meados do século XX. A história da Administração foi influenciada por vários fatores que descreveremos a seguir:
Primeiro houve a influência dos filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles que tiveram muitos princípios na administração, como a divisão do trabalho, da ordem e do controle. Segundo houve a influência da igreja católica que através dos séculos, as normas administrativas e princípios de organização pública foram-se transferindo das instituições dos Estados para as instituições da nascente Igreja e para as organizações militares. Com o passar dos séculos a igreja foi se estruturando sua organização, sua hierarquia de autoridade, sua assessoria e sua coordenação e em terceiro lugar com a Revolução Industrial que foi o acontecimento que modificou profundamente o ambiente organizacional. Esse processo iniciou-se com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776, o que possibilitou maior capacidade de comunicação e transporte. A partir daqui, a ciência trouxe grandes inovações, as quais trouxeram mudanças cada vez mais rápidas e conseqüente necessidade de maior adaptação. Outro acontecimento foi à aceitação das teorias dos economistas liberais Adam Smith, James Mill, David Ricardo, estes pregaram a livre concorrência e não intervenção do estado, o que impulsionou os investimentos em produção, para estar à frente dos concorrentes.
Etapa 2
Principais Teorias:
• Teoria Clássica
A Teoria Clássica teve início na França em 1916,seu fundador foi o francês Henri Fayol, engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho. A Teoria Clássica era na verdade um conjunto de estudos que se caracterizam fundamentalmente por serem inovadores para a época, virem de encontro a real necessidade de toda uma sociedade
...