Princípios fundamentais de Taylor
Artigo: Princípios fundamentais de Taylor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kilvia0703 • 5/6/2014 • Artigo • 500 Palavras (2 Páginas) • 1.438 Visualizações
Taylor
Taylor, como pai da Administração Científica, dava ênfase à eficiência e eficácia operacional na administração industrial, dando importância à tarefa que cada operário realizava.
Tratava o ser humano como máquina, buscando a intensificação do trabalho, visando apenas o resultado, sem levar em conta o lado social e humano do trabalhador.
Princípios fundamentais de Taylor
1. Princípio de Planejamento: Sem improvisos, o trabalho deveria ser planejado e testado para reduzir e racionalizar sua execução.
2. Princípio do Preparo: Deveriam ser selecionados de acordo com suas aptidões, para serem preparados e treinados de acordo com o que foi planejado para que a metas fossem atingidas.
3. Princípio do Controle: Controlar o desenrolar do trabalho, para saber se estava sendo realizado de acordo com o que foi estabelecido.
4. Princípio da Execução: Distribuição das tarefas de acordo com suas atribuições e responsabilidades, para que o trabalho fosse o mais disciplinado possível.
Fayol
Fayol, como fundador da Teoria Clássica da Administração, dava ênfase à Gerência, diferente de Taylor que enfatizava a busca pela eficiência e focava nos Operários. Procurava demonstrar, como Taylor, que com previsão científica e métodos adequados de gerência, os melhores resultados seriam alcançados.
Princípios fundamentais de Fayol
1. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
2. Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade. Ambas devem estar equilibradas entre si.
3. Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
4. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.
5. Unidade de direção: uma cabeça é um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.
6. Subordinação de interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.
7. Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.
8. Centralização: refere-se a concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.
9. Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo. É o princípio de comando.
10. Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.
11. Eqüidade: amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.
12.
...