Procedimentos de gerenciamento de suprimentos e suprimentos para a organização
Pesquisas Acadêmicas: Procedimentos de gerenciamento de suprimentos e suprimentos para a organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: asconstrucoes • 6/2/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 884 Palavras (4 Páginas) • 460 Visualizações
Introdução
A gestão de produção se relaciona intimamente com a gestão de materiais ou de estoques, onde esta é responsável pelo fluxo de materiais a partir do fornecedor, passando pela produção até o consumidor, sendo assim exigindo um planejamento e controle eficiente.
Para uma gestão de produção e de matéria eficiente será necessário ter uma rede de abastecimento também eficiente. Por isso, organizamos esse capítulo onde examinaremos a natureza global da gestão da produção e veremos que a gestão de produção trata das atividades das organizações que se destinam a produzir bens e serviços.
Assim, você estudará sobre a cadeia de suprimentos e de forma global sobre as rotinas da gestão de compras e de suprimentos por parte das organizações, os processos administrativos ligados ao controle e direção das organizações, com foco na gestão de produção de bens e serviços e conhecerá um pouco mais sobre projetos ligados a áreas de produção, rede e operações produtivas.
Você aprenderá sobre o MRP – Material Requirements Planning, uma ferramenta de extrema importância nas organizações para uma boa gestão de produção e de materiais.Será levado a refletir sobre questões de ética e moral nas organizações e como algumas ações empresariais podem afetar internamente e externamente a própria empresa como a sociedade onde ela está atuando.
Objetivos
Após os estudos realizados a partir deste capítulo, esperamos que você esteja apto a:
• identificar e definir os componentes do Processos administrativos;
• determinar a natureza e o objetivo de um projeto produtivos;
• reconhecer os aspectos de produtos e serviços que precisam de projeto para sua execução;
• identificar as etapas que estão envolvidas no projeto de qualquer produto ou serviço;
• identificar e definir a natureza e vantagens das redes de operações, considerando uma perspectiva de rede ao tomar decisões;
• compreender e tomar decisões de controle de estoques, classificação de estoques, medidas de estoque e sistemas de controle;
• compreender a questão de ética e moral nas organizações e suas relações com a sociedade em que esta inserida.
Esquema
1 Processos administrativos
1.1 Planejamento
1.2 Estrutura organizacional
1.3 Direção
1.4 Controle
2 Gestão da produção
2.1 Projeto ou estratégia em gestão da produção
2.2 Projeto de produtos e serviços
2.3 Gestão da capacidade produtiva
3 Planejamento e controle
3.1 Planejamento e controle de estoque
3.2 Custo de estoque
4. Planejamento e controle na rede de suprimentos
4.1 Objetivos da gestão da cadeia de suprimentos
4.2 Atividades de compra
5 MRP – Material Requiriments PLanning
5.1 – Características importantes do MRP
6. Ética e responsabilidade social nas organizações
6.1 Responsabilidade social
6.2 A dimensão ética da responsabilidade social
1. Processos Administrativos
Para darmos início aos nossos estudos, precisamos entender qual é o papel de um adminstrador dentro de uma empresa. Para manter uma liguagem sintonizada com a pratica e atualidade vamos denominar o administrador como gestor.
Ao comandar uma empresa o gestor/administrador lida com pessoas que executam tarefas para as quais foram contratadas. Ao coordenar o trabalho destas pessoas o gestor/administrador desempenha suas funções administrativas através de processos administrativos.
O processo administrativo se constitui em uma sequencia de fatos, juridicamente ordenados para obtenção de um resultado final, ou seja, uma sequencia de ações que levem ao alcance de objetivos previamente traçados.
Os
...