Procedimentos trabalhistas, bem como contabilidade, mostrando uma trajetória passo a passo dos processos contábeis necessários para o empreiteiro e o empregado
Relatório de pesquisa: Procedimentos trabalhistas, bem como contabilidade, mostrando uma trajetória passo a passo dos processos contábeis necessários para o empreiteiro e o empregado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MFatimaNCosta • 19/5/2014 • Relatório de pesquisa • 2.778 Palavras (12 Páginas) • 448 Visualizações
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO 3
2-DESENVOLVIMENTO 4
2.1-ROTINAS TRABALHISTAS 4
2.2-DIFERENÇAS INDIVIDUAIS 4
2.2.1-LIDERANÇA 4
2.2.2- MOTIVAÇÃO 5
2.3- TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW 5
2.4- TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG 5
2.4.1- FATORES MOTIVACIONAIS 5
2.4.2-FATORES HIGIÊNICOS 6
2.5-GRUPOS E EQUIPES 6
2.5.1-GRUPOS 6
2.5.2- EQUIPES 6
3- PROCESSO CONTÁBIL 7
4- DESCONTO SIMPLES 11
4.1- POR FORA (COMERCIAL OU BANCÁRIO) 11
4.2- POR DENTRO (RACIONAL) 11
5- ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL 13
CONCLUSÃO 16
REFERENCIAS 17
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade demonstrar as rotinas trabalhistas assim como a contabilização, mostrando passo a passo a trajetória dos processos contábeis que se faz necessário, tanto para contratador como para o empregado.
2-DESENVOLVIMENTO
2.1-ROTINAS TRABALHISTAS
Com a admissão se inicia a rotina trabalhista que vai até a demissão, do bom desenvolvimento dessa rotina depende o bom relacionamento do empregado com o empregador.
Na admissão, ocorre o registro de empregados com anotações na carteira de trabalho (CTPS), a elaboração do contrato de experiência, contrato de trabalho por tempo determinado ou indeterminado, ficha e termo de responsabilidade de salário família, declaração de dependentes para o imposto de renda, declaração de vale transporte e exame admissional.
É muito importante que o
empregador não admita um empregado sem a apresentação dos documentos exigidos por lei pois a falta pode acarretar problemas tanto para o empregado quanto para o empregador. O empregador tem 48 horas para devolver a carteira de trabalho assinada para o empregado e solicitar que ele assine o recibo de entrega da CTPS.
2.2-DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem com mais eficácia.
2.2.1-LIDERANÇA
É o processo de guiar o comportamento das pessoas rumo ao alcance de alguns objetivos. Nesse caso significa levar as pessoas a agir de certa maneira ou a seguir um determinado curso de ação.
2.2.2- MOTIVAÇÃO
É dar as pessoas um motivo para desenvolver ou desempenhar qualquer tipo de ato ou atividade. É o que faz uma pessoa acordar cedo , pegar 2 ônibus para chegar a empresa , trabalhar o dia todo para poder ajudar um filho a pagar a faculdade.
2.3- TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW
A hierarquia de necessidades de Maslow foi introduzida por Abraham Maslow e se refere a uma pirâmide que representa uma divisão hierárquica a respeito das necessidades humanas. Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que, apenas quando satisfeitas escala-se em direção às hierarquias mais altas para atingir a auto-realização que é o nível mais alto.
2.4- TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG
Frederick Herzberg ficou conhecido devido a invenção da “Teoria dos Dois Fatores” que trata da
motivação das pessoas. A Teoria dos Dois Fatores interfere diretamente na satisfação do colaborador em relação na sua vida profissional e os fatores motivadores e higiênicos devem estar em harmonia para um perfeito sucesso e motivação profissional.
2.4.1- FATORES MOTIVACIONAIS
Os fatores motivacionais referem-se as tarefas e ao cargo ocupado e refletem diretamente na produtividade do trabalhador. Isso porque está diretamente reacionado com características ligadas a satisfação e ao reconhecimento profissional.
2.4.2-FATORES HIGIÊNICOS
Os fatores higiênicos são determinados pela organização e estão diretamente ligados a cultura organizacional, fora do controle dos funcionários. Estão relacionados ao ambiente da empresa bem como de todas as condições físicas do local de trabalho e podem incluir salários, benefícios, etc.
2.5-GRUPOS E EQUIPES
2.5.1-GRUPOS
• Muitos não sabem, ao certo, o que eles ou os outros devem fazer;
• Objetivos, quando existem, não são claros;
• Há competição dentro do grupo;
• Não há comunicação entre os integrantes e com o líder;
• Está entregue à própria sorte.
2.5.2- EQUIPES
• Cada um possui um papel definido dentro do time;
• O objetivo é concreto e mensurável;
• A competição é externa e visível; o time precisa se unir;
• Os integrantes comunicam-se entre si e com o líder;
• Existe um técnico – líder.
3- PROCESSO CONTÁBIL
1º PASSO - Consulta de Viabilidade – REGIN
Primeiramente deve-se fazer a consulta de viabilidade via REGIN, que é um Sistema
Integrado de Cadastro
...