Processo Administrativo e Planejamento de Ação Empresarial
Seminário: Processo Administrativo e Planejamento de Ação Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carmonteiro • 6/10/2014 • Seminário • 2.620 Palavras (11 Páginas) • 335 Visualizações
O Processo Administrativo e Planejamento da Ação Empresarial.
Para que o gestor tenha um sucesso com suas habilidades, é necessário que tenha muito conhecimento, que saiba aonde quer chegar, que tenha uma visão ampla de seu empreendimento, que tenha grandes habilidades e atitudes.
Sabemos que para um gestor de sucesso, ele primeiramente precisa saber liderar sua equipe, traçando metas para alcançar, procurar se comunicar de maneira correta, buscar melhores explicações para sua forma de obter resultados, para que assim consigam atingir seus objetivos.
Um bom gestor precisa ser sempre muito ágil em suas tomadas de decisões, deve manter sua equipe com muita motivação e dedicação buscar trabalhar em equipe para que todos tenham sempre o mesmo propósito, procurar delegar atividades para distribuir tarefas dentro da organização, é importante que de um retorno de suas atividades, buscar sempre ter uma relação de comprometimento com os colaboradores, deve saber negociar de forma que ambas as partes saiam satisfeitas, buscar uma visão ampla no negocio ter uma boa estratégia de crescimento , para que assim consiga juntamente com sua equipe um melhor caminho a ser percorrido e assim consigam alcançar todos seus objetivos .
Um gestor de sucesso precisa ter várias qualidades para desenvolver um trabalho legal, precisa saber se comunicar bem, conseguir lidar com todos os tipos de problemas e pessoas, sabendo sempre buscar melhores alternativas para um bom entendimento, ter polivalência saber gerenciar todas as áreas da empresa, pois o gestor tem que ter uma visão global do negocio, Conhecimento, habilidade, atitude, julgamento, Liderança, flexibilidade, resiliência, percepção, ponderação, interatividade.
Os gestores são organizadores de negócios, ou seja, pessoas impulsionadas por disciplina, estrutura e organização. São administradores focados em alocar recursos, alinhar elementos organizacionais, aproveitar eficiências de escala e de escopo, bem como alcançar previsibilidade de resultados superiores de negócios. São hábeis em criar organizações eficientes e bem sucedidas, ajudando as empresas a crescer até o seu potencial máximo.
Gestor tem como objetivo alcançar os desafios propostos da instituição que busca a ampliação do desenvolvimento empresarial através do seu conhecimento, planejamento estratégico, controle, impulsionado por disciplina, estrutura e organização. O mesmo é responsável pelas tomadas de decisões principais da empresa, é ele quem resolve conflitos entre subordinados e adapta a equipe a mudanças e crises, planeja programa, orça e estabelece prioridades, inicia projetos, identifica novas ideias, assume riscos e delega responsabilidade para outros.
Um gestor tem a função de planejar, e atingir as metas, é o responsável pelo desenvolvimento da empresa e dos funcionários, é ele quem deve sempre se preocupar com a sinergia de tal, liderança e convicção também são características do gestor, pois na tomada de decisões, na organização dos recursos financeiros e na motivação dos subordinados ele também tem grande participação. A partir de o momento que o gestor toma as decisões ele também se torna responsável pelos recursos o que o leva a ter objetivos eficazes para a o desenvolvimento da organização de modo geral.
As questões e os problemas que devem ser revolucionados pelos gestores não são sempre do mesmo âmbito e natureza, existem diferentes critérios como, por exemplo, a analise de mercado, a preferência de cada cliente e a maneira correta de se comportar no momento a concorrência, o setor financeiro, a contratação de pessoas especializadas, todos esses aspectos são de certo modo responsabilidade do gestor e devem ser exercidos de maneira profissional. O bom gestor é aquele que sabe se adaptar a cada conceito da organização.
As empresas produzem bens ou serviços, empregam pessoas, utilizam competências e tecnologias, requerem recursos e necessitam de administração. Embora o propósito final das empresas seja atender a uma necessidade do mercado com a produção de bens ou serviços, seu propósito imediato é o lucro. As empresas também assumem riscos, que envolvem dinheiro, tempo, recursos e esforços. O risco ocorre quando a empresa possui algum conhecimento a respeito da consequência de seus negócios, que pode ser usado para prognosticar a possibilidade de vir a ocorrer.
Os seus investimento e retornos são registrados, processado, sumariados e analisados de uma forma simplificada e medidos em termos de dinheiro, nesse sentido, as empresas prestam contas aos seus proprietários, acionistas e investidores.
As empresas devem ser reconhecidas como negócios, seja pelas outras organizações, empresas ou agências governamentais, já que são consideradas produtoras de bens e serviços e passam a ser solicitadas por outras empresas que lhe fornecem entradas, consomem suas saídas ou ainda concorrem com elas aplicam-lhes taxas e impostos. A empresa é um empreendimento econômico social pelo qual se reúnem pessoas em busca da obtenção de lucros e utilidades através da sua participação no mercado por meio de bens ou serviços prestados. É um empreendimento social, pois lidam com pessoas e recursos.
Podemos classificar empresa em três âmbitos diferentes, as individuais que são dirigidos por uma única pessoa, societário que contem dois os mais participantes com o mesmo objetivo, e as anônimas também conhecidas como cooperativas.
O capital também constitui a definição de uma empresa, pois ela pode ser diferenciada a partir deste aspecto como, por exemplo, a empresa privada publica e mista que seus capitais são administrados por pessoas e para fins distintos.
Uma entidade jurídica pode ser classificada de acordo com a atividade econômica que desenvolve, bem como as do setor primário que obtém seus recursos pela natureza, por exemplo, as agrícolas, pesqueiras ou pecuárias. As empresas do setor secundário são voltadas à transformação de matérias-primas, assim como as indústrias e as da construção civil. Já as empresas terciárias se dedicam à prestação de serviços ou ao comercio. Em outras palavras podemos dizer que empresa é apenas a atividade econômica, exercida pelo empresário para circulação de bens e serviços e desenvolvimento de fatores produtivos.
As empresas são consideradas sistemas abertos pela grande variedade de entradas e saídas, muitas vezes não são bem conhecidas graças ao seu intenso intercâmbio com o meio ambiente.
Definimos o sistema fechado como possuidor de poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas
...