TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 12


Sumário

ETAPA 1 – PASSO 2        

Entendimento de cada integrante do grupo:        

Consenso do grupo em relação aos tópicos adotados.        

Etapa 2 –Passo 1        

Estratégias de ação para sanar as dificuldades encontradas        

Planejamento estratégico        

ETAPA 1 – PASSO 2

Entendimento de cada integrante do grupo:

Alexandre – Habilidade de alcançar objetivos pelo trabalho com pessoas e recursos organizacionais.

Luciano – É a forma de planejar, organizar, liderar e controlar pessoas da organização utilizando todos os recursos disponíveis dentro da organização para alcançar objetivos.

Thais – Controlar o uso de recursos para alcançar objetivos dentro da organização.

Letícia – É ser eficaz e eficiente, fazer acontecer.

Pamela – Trabalhar com pessoas para realizar objetivos de todos os membros.

Aline – É uma arte em lidar com situações concretas e abstratas.

Consenso do grupo em relação aos tópicos adotados.

Em primeiro momento podemos classificar as habilidades do administrador como , o conhecimento que é , aprender sempre, busca ampla no aperfeiçoamento do conhecimento, compartilhar o conhecimento e transmiti-lo de forma clara, ter habilidade de saber fazer, como na comunicação clara sempre motivado, sempre trabalhando em equipe, com aplicação dos conhecimentos com uma visão global e sistêmica, pela forma de julgamento em saber analisar, como definir prioridades, ponderar com equilíbrio as decisões, julgar fatos, ter espírito crítico, avaliando sempre a situação e por ultimo, atitude em saber fazer acontecer, como principalmente inovação, foco em resultados, atitudes empreendedoras, para uma auto realização, assumindo sempre riscos.

Também podemos conceituar as habilidades de um administrador de 3 maneiras: Na parte técnica, que se utiliza de métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas, tornando como base nossos conhecimentos e experiências profissionais, pode se dizer também que é a habilidade de fazer coisas concretas e práticas, como desenhar um projeto, elaborar um programa de produção, etc. Temos a parte humana, que é a capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, saber comunicar, compreender atitudes e motivações, também é a habilidade de educar, ensinar, orientar, e motivar continuamente as pessoas, resume em dizer que envolve liderança, comunicação, motivação, inspirando talentos individuais e consequentemente faz o uso de pessoas para conseguir resultados e por ultimo a habilidade conceitual, que é a capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos, permite que o administrador faça abstrações e desenvolva filosofias, valores e princípios de ação, define comportamento, ações futuras além da capacidade para resolução de problemas, também gera novas ideias e inovação, podemos resumir que é a missão do negócio, sendo a visão do futuro. Todas essas habilidades variam na proporção que o administrador sobe na escala hierárquica, conforme ele sobe diminui a necessidade técnica e aumenta a necessidade conceitual, nos níveis de cargos altos os executivos precisam de habilidades conceituais para definir estratégias e destinos de sua organização. Com tudo, todas as habilidades são importantes para nós administradores, como podemos ver cada nível organizacional requer um conjunto de habilidades, por exemplo: um diretor precisa da habilidade conceitual, embora tenha também que ter habilidade humana e técnica, mas em menor grau, um gerente trabalha com habilidade humana, também reunindo habilidades conceituais e técnicas e por fim um supervisor, que trabalha com a técnica, tendo a necessidade também de possuir a humana e conceitual.

Podemos conceituar a empresa como uma organização focada no lucro, não há duas empresas semelhantes, pois a principal característica da empresa é a sua enorme diversidade: As empresas podem assumir diferentes tamanhos e estruturas organizacionais.

Empresas são empresas, cada uma delas tem seus encantos peculiaridades e características próprias. Uma das razões que explicam a enorme variedade e densidade das organizações no mundo atual é o fato de a organização ser o mais eficiente meio de satisfazer um grande número de necessidades humanas. Toda organização é composta de duas ou mais pessoas que interagem entre si por intermédio de relações reciprocas, para atingir objetivos comuns.

Podemos classificar três razões que explicam a existência das organizações:

  • . Razões sociais necessitam de relacionamentos com outras pessoas para viver.
  • Razões materiais, podemos classificar de três maneiras, aumento de habilidades, que possibilita a integração, compreensão de tempo, capacidade de cumprir o tempo requerido para alcançar o objetivo, acumulação de conhecimentos dispõe de meios e recursos para que as pessoas desfrutem a experiência e a vivencia dos outros, sendo disseminado o conhecimento.
  • Efeito sinergético, uma aritmética organizacional que pode dar em um resultado como dois mais dois igual a cinco ou mais, é o efeito multiplicador ou de sinergia (que vem do grego trabalho em conjunto) nesse sentido o administrador mais do que qualquer outro profissional, precisa identificar e localizar oportunidades de construir sinergia dentro de uma organização e eliminar focos de perda.

Podemos classificar as empresas também em duas maneiras: Como organizações formais e organizações não lucrativas e lucrativas. Organizações Formais são caracterizadas por regras e regulamentos formalizados por escrito e por estrutura de posições e hierarquia que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgãos componentes. Organizações lucrativas e não lucrativas podem perseguir objetivos lucrativos ou não lucrativos, existem as que são moldadas para atingir os objetivos do lucro e as que não incluem o lucro como objetivos, pois são voltadas para o bem social, para a comunidade, para filantropia, esportes, cultura, entre outros.

O papel do gestor é em organizar os negócios, impulsionar toda a estrutura da organização, são administradores que alocam recursos aproveitam eficiências de escala e escopo, alcançam previsão de resultados superiores de negócio. Criam organizações bem sucedidas, são hábeis, ajudam a empresa a atingir os seus potenciais máximos, alguns com características de reinventar e revigorarem as organizações, dando uma nova direção e um novo foco.

O papel do empresário é em quebrar barreiras, são dotados de criatividade, engenhosidade, perseverança e firme determinação, quebram regras, assumem riscos, dispõe recursos na tentativa de inovar, consequentemente gerando empregos para a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com