Processos Admnistrativos passo 1 e 3
Por: Allemmarinho • 3/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.021 Palavras (9 Páginas) • 491 Visualizações
ATPS – Processos Administrativos – PASSO 1 e 3 INDIVIDUAL
Nome: Alessandra dos Santos Marinho
RA: 8407144958
Muitas vezes se imagina que o Gestor de pessoas um gestor de sucesso é aquele que faz com que as pessoas façam coisas, isto é, se aproxime como um gerente de pessoas, mas a noção de gestor embora ela tenha dentro dela a própria noção de gerente, ela ultrapassa essa ideia não é alguém que dirige, que leva adiante, o gestor é aquele que é capaz de concertar a diversidade a superioridade de competências, habilidades e capacidades e fazer com que isso eleve o objetivo a missão, visão e valores que uma organização que qualquer natureza a tenha, seja no campo publico, seja no campo privado. Por isso um gestor de pessoas é alguém que exerce a liderança, sem que ele seja exclusivamente um único líder, mas alguém que lidera um processo de elevação de um grupo de pessoas.
Um gestor tem atividades gerenciais, mas não só isso, ele possui atividades pedagógicas, aprendizado, mais não só isso, o gestor possui um conjunto de situações interfaces que fazem com que a gestão de pessoas seja decisiva como um diferencial sério nas boas organizações. No fundo a grande meta de um gestor de pessoas é o manejo do estoque de conhecimento que existe dentro de uma organização, cada um e cada uma de nós tem um determinado tipo de conhecimento que é tácito ou explicito, aquilo que nós temos da nossa formação escolarizada, formal, intencional, definida que é o explicito e temos o vivencial que é o nosso conhecimento tácito. E isso que faz com que sejamos um diferencial nos ambientes corporativos.
Enquanto ao ambiente corporativo ele demanda do gestor uma series de competências que são requeridas para atuar nesses ambientes.
Quatro competências extremamente importantes nesse atual ambiente corporativo que nós estamos vivendo:
1º Liderança
O gestor ele precisa comunicar explicitamente o que sem quer atingir e os objetivos da área, a delegação ele tem que saber delegar atividades aos seus subordinados aos seus “pares”, ele tem de estabelecer comprometimento entre os participantes da equipe para dar toda uma unidade de grupo e também proceder uma series de feedback para fazer com que aquele time se sinta envolvido no trabalho, na atuação dos objetivos e que promova o crescimento do grupo, além disso o gestor deve celebrar os resultados positivos, atuar eminentemente como um líder.
2º Visão estratégica
Um segundo ponto importante dentro das competências do gestor é a visão estratégica evitar que ele tenha um olhar extremamente de operacional dentro da sua cortina operacional e procurar ter uma visão estratégica do seu negocio, da sua atividade e promover o tempo toda uma reflexão como grupo sobre que caminhos podemos também estar percorrendo para melhorar nossas atividades.
3º Tomada de Decisões
O Gestor ele precisa ser rápido na tomada de decisão mas ele precisa apoiar no modelo estruturado para que a decisão dele seja a melhor possível para a organização.
4º Negociação
Saber Negociar. Negociar de uma maneira profissional, porque um gestor ele lida tanto com forças internas como forças externas, fornecedores, interlocutores externos e pessoas dentro da organização, o Gestor precisa pactuar resultados , ele precisa estabelecer o alinhamento da equipe, ele tem que saber negociar com todas as partes.
O Gestor hoje precisa ter tanto competências técnicas, como competências comportamentais desenvolvidas para atuar efetivamente numa boa gestão. A ênfase maior, hoje, esta se dando dentro das competências comportamentais, lidar com as pessoas estabelecer todos esses pontos, seja de liderança de negociação, de interlocução com o grupo, de relacionamento com a equipe, isso hoje é fundamental e exigido pelo ambiente corporativo.
- EMPRESA:
Empresa é uma unidade produtora de bens e ou serviços, tendo em vista o desenvolvimento de um determinado ramo de atividade econômica, apontando o lucro para isso ela reúne e combina três fatores que são essenciais ao desenvolvimento de sua atividade econômica:
Terra: constituinte pelos recursos naturais.
Capital: constituinte pelo dinheiro, maquinas equipamentos, tecnologia e etc;
Trabalho: fator representado pelo trabalho humano, além disso, uma empresa pode estar localizada em um dos três setores da economia;
Setor Primário: O setor que lida com a natureza, agricultura, pecuária e exploração dos recursos naturais, minerais, vegetais e animais.
Setor Secundário: O setor que produz bens de capital, setor das industrias de transformação, isto é, transformam inputs em produtos para consumo.
Setor Terciário: O setor da prestação de serviços em geral.
Uma das principais funções de uma empresa é a função social por dois motivos muito importantes, primeiro motivo é a geração de empregos, a geração de empregos faz com que todo o sistema econômico entre em movimento. O segundo motivo importante é a geração de renda, porque essa renda muitas vezes se compõe na renda familiar e é ela que sustenta todo o grupo familiar daquelas pessoas que não trabalham ou que não podem trabalhar ou já é aposentados e idosos, a função social de uma empresa é gerar empregos e gerar renda e muitas vezes os empresários não se dão conta dessa responsabilidade.
- GESTOR:
A definição Gestão apesar de não encontrarmos uma definição exata, existe algum consenso relativamente a que deva incluir obrigatoriamente um conjunto de tarefas das quais garantem a eficácia da empresa e fim de atingir os objetivos pré-determinados. Ou seja, cabe ao gestor tomar decisões racionais para contribuir no desenvolvimento, não somente visando a organização em si, mas todos os stakeholders promovendo a satisfação e suprindo as necessidades da sociedade seja ela em geral ou um grupo em particular.
Segundo o conceito clássico de Fayol, gestor é definido pelas suas funções no interior da organização. “Gestor é a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propósitos pela organização e actuar, através do planejamento, da organização, da direção e do controle, afim de atingir os referidos objetivos (CHIAVENATO, 2004)”
Conclui-se que gestor é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para tingir os objetivos propostos, estabelece estruturas, regras, praticas e procedimento mais adequados aos planos desenvolvidos, e por fim coordena e lidera os mesmos.
...