Processos administrativo
Por: gabi-guimaraes • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.297 Palavras (6 Páginas) • 133 Visualizações
Introdução
Somos a empresa de Consultoria Upgrade S.A, estamos com um novo desafio onde atenderemos a empresa do ramos de alimentação, uma Cafeteria que se localiza no centro de nossa cidade. A empresa está passando por dificuldade graves sendo elas: queda de vendas, caixa negativo, falta de capital de giro, insatisfação da clientela e desmotivação dos funcionários, que por sinal pediram as contas e só não saíram porque a empresa não tem como pagar a rescisão e com isso eles continuam trabalhando sem saber se irão receber. O fica somente responsável pelo pagamento de salários e compra com os fornecedores e não tem nenhuma ligação direta com o atendimento aos clientes, ele não sabe nem o que os seus clientes comem, fica isolado no escritório o tempo. A cafeteria com seu espaço suporta 40 pessoas, porém a maioria do espaço fica vazia. O cardápio não é atualizado há mais de um ano e não tem disponível para consumo mais da metade de seu conteúdo.
Com todos esses problemas apresentados, ficamos responsáveis por elaborar um Planejamento Estratégico para Cafeteria, orientado à definição do negócio da empresa: missão, visão e valores, através de propostas de ações Processos Administrativos estratégicos para recolocar a empresa de maneira competitiva no mercado, usando das quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Estamos ansiosos!
ETAPA 2: Processo Administrativo: Organização da ação empresarial
Passo 2
Público alvo para a empresa: a empresa do ramo de alimentação, segmento de cafeteria é muito abrangente e não é do interesse da empresa fazer uma diferenciação de clientes.
Organograma atual:
Organograma novo:
No antigo organograma a cafeteria havia somente dois atendentes que também trabalhavam no caixa, foi feita uma contratação para o caixa e o proprietário vai fazer parte do atendimento e também do caixa para ter conhecimento do que acontece na empresa.
Passo 3
Entrevistas:
Identificamos que as pessoas buscam por locais modernos em que elas se sintam à vontade para tomar o seu café e que além de oferecer o serviço básico de café, também haja um atendimento variado que inclua alimentos light, diets e que os atendentes sejam cordiais e simpáticos para com seus clientes.
ETAPA 3 - Processo Administrativo: Direção da ação empresarial
Passo 2
No momento atual em que se encontra a cafeteria, é necessário o estilo democrático, pois encontramos um líder que não participa das atividades de seus subordinados e um grupo que não tem motivação e nem oportunidade de participar da tomada de decisões da empresa, sendo que o grupo tem o contato direto com o cliente e saberia dizer quais as melhores condições de trabalho para executar as suas tarefas com qualidade. Com o líder democrático o grupo tem liberdade para debater, decidir e receber apoio do mesmo, o grupo esboça providências e técnicas para atingir o alvo (que é a satisfação do cliente) e solicitam orientação técnica do líder quando preciso, que através de sua experiência faz com que o grupo tenha alternativas para escolher o que é melhor, a divisão das tarefas tornam-se responsabilidade do grupo e os membros tem a liberdade para escolher com quem quer trabalhar e com isso, não se sentem pressionados e o companheirismo no trabalho se torna nítido, o líder torna-se interativo com o grupo.
ESTILO DEMOCRÁTICO
Ênfase no líder e nos subordinados.
Estratégias Motivacionais
No estilo democrático onde o grupo tem certa liberdade para autogerenciamento, cria-se um fator motivacional, mas sabemos que não é somente a liberdade de ser o responsável pela tarefa a ser realizada que resultará em uma equipe motivada.
Com o tempo o trabalho se torna maçante e o com a rotina o trabalho se torna cada vez mais chato, desinteressante e desestimulante. É preciso que haja investimento nos funcionários, capacitando-os para lhes dar uma garantia de perspectiva e melhoria na qualidade, sem falar que no momento que o líder investir em um funcionário ele estará pensando também em sua empresa.
Quando pensamos em motivação não podemos deixar de citar a pirâmide de maslow, criada por Abrahan Maslow psicólogo de grande destaque por causa de seu estudo sobre ás necessidades humana.
Estabelecemos algumas formas motivacionais a serem aplicadas na cafeteria, com base na pirâmide de maslow:
Fisiológicas: Intervalos de descanso, boa alimentação e conforto físico para trabalhar;
Segurança: Benefícios, segurança no trabalho e permanência no emprego;
Sociais: Serão realizados treinamentos e momentos de interação com o grupo de funcionários;
Estima: Maior aprovação e respeito por parte do líder e também entre os funcionários;
Auto-realização: Participação nas tomadas de decisões e crescimento profissional.
Comunicações externas e internas
“A comunicação constitui um meio de excelência para que as organizações conheçam e satisfaçam as expectativas dos seus clientes internos e externos” Nuno Felipe.
Estratégias de Comunicação Interna:
A
...