Produção: Projeto, Layout, Arranjo físico e Processos
Por: alinepex • 30/3/2019 • Monografia • 753 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
Os primeiros Grandes projetos que deram origem a administração da produção: Muralha da China, Pirâmides do Egito, Grandes Catedrais
Características da produção dos artesãos: trabalha com a família em sua própria casa, ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.
Quem inventou a máquina de processar algodão: Ely Whitney, Whitney construiu ferramentas, dispositivos e outros equipamentos de produção que proporcionaram uma maior ordem e integração entre todas as operações na sua fábrica.
Proporcionou o surgimento das grandes ferrovias: Contribuiu para evolução na gestão de produção
A importância de termos um projeto: Principalmente seria o fato de termos as orientações principais, dimensões, formatos, materiais sabendo exatamente o que será obtido no final da produção, respeitando as necessidades do cliente.
Just in Time: é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata
Início da qualidade em 1950: Em 1950 Edwards Deming começou a ensinar controle estatístico de qualidade para as empresas japonesas, tendo já nessa época o auxílio dos computadores pra o processamento desse volume enorme de dados.
Pontos chaves da produção enxuta: é uma filosofia que reduz o desperdício na produção.
Pontos Chaves: Qualidade total imediata, Minimização do desperdício, Melhoria contínua, Processos "pull" e flexibilidade.
Produção customizada: É uma produção diferenciada, voltada para a necessidade do cliente, atendendo as suas especificações.
Gestão estratégica: é garantir que a função de gerenciar os processos de produção e a entrega de valor ao cliente sejam totalmente alinhadas com a intenção estratégica da empresa quanto aos mercados se pretende atingir.
Gestão de operações: promove o gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros) de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços, visando atender à necessidade ou desejo de qualidade, tempo e custo de seus clientes.
Modelo padrão input-transformação-output
ENTRADA – TRANSFORMAÇÂO – SAÌDA
Produtividade: Produtividade é uma medida da eficiência com que recursos de entrada (insumos) de um sistema de agregação de valor são transformados em saídas (produtos)
Influências externas na produtividade nas empresas:
- Situação econômica do país
- Situação cientifica e tecnológica
- Leis trabalhistas
- Concorrência
- Mão de obra
- Mercado de insumos
Influências internas na produtividade nas empresas:
- Grau de utilização do estoque, bens capital e Tecnologia
- Grau economia de escala
- Métodos gerenciais
- Política de recursos humanos
- Habilidade, qualificação, motivação da força de trabalho
Determinar a produtividade parcial da empresa ALFA, com base na mão de obra (homem-hora) utilizada, sabendo que em certo ano discal o faturamento foi de 35 milhões e que para alcançá-lo foram utilizados 175 funcionários, os quais trabalharam em média 170 horas/Mês.
Mão de obra (input)= 175 homens * 170 horas/Mês * 12 mês/ano.
Input = 357.000 homens*hora/ano
Output= 35.000.000,00/ano P= 35.000.000/ano P=98,04/Hh
...