Produção Textual em Grupo
Por: anapaula21castro • 14/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.736 Palavras (7 Páginas) • 271 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................................05
2.1 Apresentação da Organização............................................................................05
2.1.1 Análise da empresa..........................................................................................06
Figura 1: Organograma da empresa..........................................................................07
3. CONCLUSÃO.......................................................................................................09
REFERÊNCIAS........................................................................................................10
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho de Administração com ênfase em uma produção textual da situação descritiva apresentada pelos professores configura um instrumento pedagógico com o objetivo de aperfeiçoar a formação teórica e prática dos alunos desta graduação. A partir da aliança entre os princípios adquiridos em sala de aula e a prática obtida por meio do convívio com a empresa Eletro Sol da cidade de Santa Vitória perante um debate.
Com o mercado tão competitivo atualmente, o sucesso de uma organização precisa estar vinculado a um diferencial exclusivo, que antecipe as perspectiva dos trabalhadores trazendo-lhes satisfação e garantia.
São neste contexto que as empresas têm as suas diversas mudanças ocorridas nos últimos anos impactando diretamente o cenário empresarial, alterando sobremaneira as rotinas organizacionais, o que obrigou as empresas a desenvolverem novos conhecimentos e habilidades para que continuassem competitivas.
Nos dias atuais o mundo vem passando por diversas mudanças, principalmente em relação a flexibilidade da rotina trabalhista, por este motivo se da a preocupação e o inserimento do profissional de Administração neste meio.
Portanto este trabalho se destina a orientar e especificar as ações que devem ser planejadas, projetadas e realizadas para o estudo de caso da empresa Eletro Sol, ou para permitir novos usos e recursos sem afetar a perceptiva do trabalhador.
O trabalho foi dividido em subitens no seu desenvolvimento para melhor compreensão e clareza em relação à cultura organizacional da empresa em estudo.
2. DESENVOLVIMENTO
Apresentaremos a seguir, um estudo de uma empresa localizada no município de Santa Vitória – MG, mencionando a característica da mesma em Fundamentos e Teoria Organizacional; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional. Como também, abordaremos alguns conceitos da administração, através de uma análise epistemológica.
2.1 Apresentação da Organização
A empresa em estudo é denominada Eletro Sol Materiais Elétricos, cuja ração social é Eletro Sol Santa Vitória LTDA-ME, localizada no endereço: Avenida Genésio Franco Moraes, 1251 Santa Vitória-MG. Trabalha com vendas no varejo de materiais elétricos, hidráulicos e com materiais de acabamento para construção.
A Empresa iniciou sua atividade na garagem da casa própria do Senhor José Souza Zaiden. O porte da empresa é considerado médio por encontrar-se ainda em um prédio alugado, pois a mesma possui 13 (treze) funcionários sendo (01) profissional graduado em Administração de Empresas e (04) cursando Faculdade e (5) com Ensino Médio completo e (3) com Ensino Fundamental.
Vale salientar que até no último dia da nossa permanência na empresa o Senhor José nos relatou que paga aluguel do prédio da sua empresa, pois o mesmo é de um ponto de referência renomeado no município. Devido à qualidade dos produtos oferecidos e ao bom atendimento prestado a seus clientes, hoje a Empresa é uma filial. A matriz encontra-se na cidade de Ituiutaba_MG.
Quanto ao aluguel o Senhor José nos relatou que até agosto do presente ano, sua empresa estará localizada em seu próprio prédio, e seu investimento foi cerca de um milhões (1.000.000) de reais, sendo noventa mil (90.000) no terreno para construção e oitocentos e noventa (890.000) na construção do prédio com móveis de ultima geração.
Deste modo o Senhor José esta buscando novas estratégias de mercado, após a mudança para o prédio próprio, acredita-se que nos primeiros dois (2) anos o crescimento médio anual será de 22%, enfatizando aspectos econômicos, sociais e ambientais.
2.1.1 Análise da empresa
Os pontos fortes e fracos da empresa são:
- Pontos Fortes: da empresa são expostos aqui à estrutura totalmente nova, qualidade no atendimento; localização privilegiada e as atividades constantes no ramo da construção civil.
- Pontos Fracos: temos que ressaltar que ainda no município de Santa Vitória, algumas lojas possuem o velho hábito de fechar no horário de almoço, deixando assim o caminho livre para o concorrente.
Portanto, sabe-se que a empresa não pode controlar seu ambiente externo, onde afeta os negócios, já que o mesmo fica vulnerável a diversos fatores como: mercado, política, economia, concorrência, legislação, tecnologia, sociedade, dentre outros. Para tanto é preciso que a empresa se adapte ao ambiente externo. Assim, pode-se apontar como:
- Oportunidades: entrega em domicílio, serviço 24 horas, cursos profissionalizantes elaborados pelos próprios colaboradores com convite aberto para a comunidade e profissionais da área.
- Ameaças: forte concorrência na região, preços menores e oferta de novos produtos e serviços.
Em relação à gerência de recursos humanos da empresa “Eletro Sol”, a responsável é a Senhora Rita de Cássia Zaiden (esposa do Senhor José) que é gerente geral e é responsável pelo quadro de funcionários da empresa. A comunicação interna é feita através de reuniões entre os colaboradores. A empresa não recruta seus funcionários, através de seleção de dos melhores currículos, e posteriormente convocam o candidato para uma entrevista informal, decidindo depois se faz ou não a contratação.
...