Programa de Qualidade de Vida
Por: raquelrdf • 11/3/2019 • Trabalho acadêmico • 626 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
INTRODUÇÃO
A preocupação com a qualidade de vida é um fator em ascensão no âmbito organizacional. Os programas de qualidade de vida podem ser de vital importância para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, bem como com o desenvolvimento eficaz das organizações. (Administradores.com)
Justifica-se assim a criação de um programa de qualidade de vida no trabalho para uma empresa de médio porte, onde no seu escritório com 34 colaboradores tem-se identificado a necessidade de motivação dos mesmos.
OBJETIVOS
Após analises comportamentais e questionários entres os colaboradores foram encontrados 3 grandes problemas:
Garantir a Fidelização dos Colaboradores
Diminuir o estresse no ambiente de trabalho
Descontração dos colaboradores
ESQUEMA PRÁTICO
Para o perfeito desenvolvimento do programa precisamos contar com profissionais capacitados para desenvolve-lo. O ideal é que seja designado um profissional para ser o coordenador do Programa de Qualidade de Vida, ele deve dedicar um tempo especifico para o desenvolvimento do projeto é importante que os colaboradores saibam a quem recorrer ou procurar para tirar dúvidas no que diz respeito à qualidade de vida, o coordenador do projeto deverá estar apto para dar todo o suporte e assim facilitar a participação dos colaboradores nas ações da forma mais próxima possível.
O Coordenador de Qualidade de Vida deve ter como tarefas principais: Avaliar, aconselhar, acessar, apoiar e acompanhar.
As ações a serem tomadas de acordo com os problemas encontrados serão as abaixo:
Garantir a fidelização dos colaboradores:
É importantíssima a criação de um plano de cargos e salários o “Plano de Cargos e Salários é uma ferramenta utilizada para determinar e sustentar as estruturas de cargos e salários de uma organização com objetivo de alcançar o equilíbrio interno e externo por meio da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e, consequentemente, os seus respectivos níveis salariais” (Administradores.com). Esta estratégia deve ser realizada pelo gestor de RH.
Diminuição do estresse no ambiente de trabalho:
Criação de um espaço zen – Para relaxamento após o almoço e descanso nas horas livres;
Shiatsu : A massagem shiatsu é uma técnica terapêutica muito eficaz que serve para combater o estresse físico e melhorar a postura corporal, produzindo um relaxamento profundo do corpo devem ser realizados uma vês por mês por uma profissional de massoterapia;
Palestras sobre atividade física: podem ser organizadas dentro do cronograma do programa para a sensibilização sobre a necessidade de uma vida ativa, as palestras podem ser aplicadas no espaço zen por profissionais de educação física e devem ser realizadas três vezes ao ano (com abordagens distintas);
Palestras informativas sobre saúde emocional: abordagem de temas mais comuns como ansiedade e depressão,
...