Prointer I Processos Gerenciais
Por: carlosronaldo • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.429 Palavras (14 Páginas) • 781 Visualizações
[pic 2]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Polo Guarulhos
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Relatório Final
(Etapa I e II)
Autor
Tutora
Guarulhos
11/06/2015
[pic 3]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Polo Guarulhos
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Relatório Final
(Etapa I e II)
Processos Gerenciais
- Empreendedorismo
- Ética e relações humanas no trabalho
- Desenvolvimento pessoal e profissional
- Comportamento Organizacional
- Técnicas de Negociação
Guarulhos
11/06/2015
Resumo
O Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais é uma atividade bastante interessante e que possibilita a aplicação de todos os conceitos abordados até o momento.
Neste conteúdo, em específico, a exploração do empreendedorismo e a importância dos conceitos para o sucesso nessa empreitada tornam-se latentes, principalmente pela experiência de conversar com alguém que vive esse desafio na prática. Assim, a teoria e a prática se misturam, mostrando um cenário bastante rico em exemplos e recomendações que devem ser interpretadas para uma melhor absorção de todo aprendizado.
Introdução
O estudo a seguir mostra na prática a importância de dominar e praticar os conceitos vistos em Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Ética, Relações Humanas e Desenvolvimento Pessoal/Profissional para, então, praticar o Empreendedorismo.
As negociações sempre presentes no dia-a-dia além das parcerias e boa relação com pares sólidos são os destaques do case apresentado, enquanto os demais (embora sejam aplicados de certa forma) ainda mostram espaço para uma grande evolução. Vale o convite para explorar todo esse material, analisando e compreendendo as particularidades das partes envolvidas e o cuidado com os detalhes que transformaram uma ideia em realidade.
Entrevista com o Empreendedor
Nome da Empresa: CA Lopes Promoções e Vendas
Endereço: Rua Visconde de Taunay, 132
Cidade: Guarulhos Estado: SP
Ramo de Atividades: Vendas e Representação
Produtos e/ou serviços: Máquinas e Ferramentas Metalúrgicas
Inicio das atividades: Março/2012
Entrevistado: Carlos Lopes (Proprietário)
- Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
Diversos fatores contribuíram para minha decisão, entre eles a resistência do mercado em contratar profissionais com idade superior a 40 anos (tenho 55), a busca por realizar as tarefas de uma forma mais pessoal e a oportunidade de aprender com novos desafios, após ter trabalhado durante anos como assalariado.
- Existem outros empreendedores em sua família?
Sim, porém de ramos totalmente diferentes.
- Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
Não, surgiu ao longo de minha trajetória profissional, diante das experiências (negativas e positivas) vividas.
- Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
Minha formação é Técnica, o que contribuiu para a execução das tarefas e atuação no ramo escolhido. Já o empreendedorismo, foi algo que nasceu dentro da minha personalidade mesmo.
- Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
Acredito que a insegurança e a responsabilidade frente a família sejam os principais pontos. Eu mesmo, só me “arrisquei” no momento em que meus filhos já estavam encaminhados profissionalmente, tendo condições de se manterem sem meu aporte financeiro.
- Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
Eu sempre acredito na realização profissional como chave para o sucesso. Ao encontrar uma atividade feita da forma que lhe dê satisfação, o sucesso estará garantido. Paralelamente à realização e o sucesso profissional, consecutivamente atingiremos os mesmos resultados no lado pessoal.
- De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
Como meu ramo de atividade resume-se a venda e pós venda, as relações humanas são vitais para um bom resultado. Sem um bom relacionamento interpessoal, jamais uma relação de confiança será estabelecida.
- Como você encontrou a oportunidade de empreender?
Através de convite feito por um amigo, o qual me incentivou e facilitou minha entrada no mercado.
- Como você avaliou esta oportunidade?
Sempre como algo desafiador e positivo, pois tinha confiança que seria capaz de executar um bom trabalho, tendo em vista as características necessárias para tal.
- Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
Por não ter uma formação específica no Empreendedorismo, não tinha um plano de negócios formal, mas sempre tive um planejamento claro através de plano de ação e metas, o qual sigo rigorosamente.
- Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
Dentro do ramo metalúrgico, trabalhei dentro das empresas, como ferramenteiro (minha formação Técnica) o que me trouxe experiência para conhecer a qualidade dos materiais que hoje represento, além de uma capacidade crítica de avaliar as necessidade e sugerir alternativas para meus clientes obterem melhores resultados.
...