Prointer Processos Gerenciais
Por: Michelle Vilhena • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.640 Palavras (11 Páginas) • 301 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
Tutor EaD Adriana Barbosa Gonçalves
BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS
2014
TEMA DO TRABALHO – PROINTER II
O DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES
EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE
[pic 2]
SUMÁRIO
Introdução
Desenvolvimento (Contextualização)
Parte 1 :
Conclusão
Referências
Introdução
Um dos fatos do meio ambiente estar tão poluído é devido a industrialização das empresas que acabam poluindo sem se preocupar com as medidas que devem ser tomadas para afetar menos o nosso meio.
Surgiram novas regras impostas pelos programas em apoio ao meio ambiente para produzir sem degrada-lo como o : Fórum econômico mundial ,Protocolo de Quyoto , Protocolo de Annapolis. O SGA – Sistema de Gestão Ambiental, que corresponde a um conjunto inter-relacionado de políticas e procedimentos organizacionais, técnicos e administrativos de uma empresa que tem como objetivo um melhor desempenho ambiental.
As empresas poluem todo o habitar natural, afetando o nosso ecossistema, aumentando o aquecimento global e poluindo o ar e as águas que jogam através de canos impurezas químicas que resultam na morte de peixes.
E também para uma poluição sonora devido a barulhos muito elevados.
Muitas delas já são adeptas a essa gestão ambiental que a cada dia se torna mais poderosa.
Direito comercial nas organizações
A partir de 2002 com a edição do novo código civil NCC foi revogado a primeira parte do código Comercial que tratava justamente da matéria de empresas, pessoa jurídica. Ou seja o reconhecimento da Teoria da Empresa que passou a considerar empresário é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços ( artigo 966 do código civil).
Desde então o Direito Comercial passou a ser denominado Direito Empresarial, mas esta unificação de legislação não significou a perda da autonomia do Direito Empresarial que se mantém inalterada, com princípios e regras próprias.
Mesmo com a teoria da empresa persiste a separação entre atividade comercial e civil trazido pelo código napoleônico.
Com isso veio também a necessidade de proteger o Meio Ambiente, preservando e ecossistema de forma ampla e geral. Criando leis e organizações específicas para interagir com todos os setores da sociedade, governamentais, empresariais, Institucionais e até mesmo individuais para que realmente a eficácia seja eficiente principalmente na Responsabilidade Social.
Por meio da legislação vigente as organizações contam com o apoio do governo, como mostra a Lei 9.985 de 18 de julho de 2000 que regulamenta o art. 225 1 Incisos I, II, III e VII da constituição da Natureza e dá outras providencias.
Houve uma evolução do comércio surgindo os grandes conglomerados econômicos, por exemplo o Mercosul, a União Europeia e suas variadas formas de negócios , como as importações e exportações para todas as partes do mundo.
Com o grande volume de negócios determinou um crescimento exagerado na indústria causando todo tipo de poluição e danos ao meio ambiente,como vimos hoje por toda parte. As queimadas, a emissão de gases cada vez maior aumentando o efeito estufa, o degelo das calotas polares resulta nas mudanças climáticas gerando o aparecimento de constantes furacões como o El Nino. que aumenta cada vez mais o nível dos oceanos que
[pic 3]
Costumes Domésticos
Os costumes domésticos também precisam ser mudados , no sentido de conscientizar as pessoas como reciclar e recolher o lixo doméstico, evitando a sujeira dos esgotos, canais pluviais para não poluir os mananciais e também evitar o entupimento das bocas de lobo, provocando enchentes nos grandes centros urbanos, causando sérios transtornos à toda população e principalmente às autoridades. E isto está se tornando uma prática por todo o planeta. Pois a alteração de um ecossistema acaba alterando os demais, tornando um ciclo global. Onde resulta o que estamos vivendo hoje, catástrofes atrás de catástrofes, causando prejuízos não só financeiro mas a perda de pessoas. De projetos, de estudos, de Leis e de tratados que se firmam entre as nações sempre que necessário para resolver estes problemas que são consequências das nossas irresponsabilidade sociais.
...