PROINTER III PARCIAL - PROCESSOS GERENCIAIS .
Por: razii • 23/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.001 Palavras (5 Páginas) • 1.083 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
POLO: PRESIDENTE PRUDENTE
3ª SÉRIE
GABRIEL PEREIRA ALMEIDA DE CARVALHO RA 2307925236
RELATÓRIO PARCIAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
DISCIPLINAS DE CONTABILIDADE BÁSICA, GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS, FINANÇAS E ORÇAMENTOS, MATEMÁTICA FINANCEIRA E PROJETO DE EMPRESAS
TUTOR(A) A DISTÂNCIA: DIEGO MIRANDA VAZ
PRESIDENTE PRUDENTE / SP
2017.1
[pic 2]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
POLO: PRESIDENTE PRUDENTE
3ª SÉRIE
GABRIEL PEREIRA ALMEIDA DE CARVALHO RA 2307925236
RELATÓRIO PARCIAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
DISCIPLINAS DE CONTABILIDADE BÁSICA, GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS, FINANÇAS E ORÇAMENTOS, MATEMÁTICA FINANCEIRA E PROJETO DE EMPRESAS
Atividade Relatório Parcial apresentada como requisito de avaliação do Prointer III Relatório Parcial, no Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da Tutor a distância Diego Miranda Vaz;
PRESIDENTE PRUDENTE / SP
2017.1
INTRODUÇÃO
Na cidade de Presidente Prudente, estado de São Paulo, encontra-se a academia “Foco e Força”, que enfrenta alguns problemas em suas atividades financeiras. Esta academia sofre com a baixa na arrecadação, ao mesmo tempo que que suas despesas aumentaram consideravelmente.
Muitos alunos deixaram de frequentar o local, seus gastos fixos como contas de energia elétrica e água sofreram um aumento significativo, enquanto gastos com pessoal e parcelas dos equipamentos são altos.
O objetivo deste relatório é explanar quais são os reais motivos para a queda da procura dos serviços e consequentemente, da arrecadação na empresa analisada; e quais ações poderão reverter e/ou amenizar essa situação
LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISA DE CAMPO PARA ELABORAR A PREVISÃO DE UM ORÇAMENTO TRIMESTRAL
DESENVOLVIMENTO
Em Presidente Prudente, interior do estado de São Paulo, se encontra a academia “Foco e Força” do ramo de musculação. Sabemos que toda empresa para se consolidar no mercado, precisa investir na qualidade do serviço que presta para seus clientes.
No ramo de academia/musculação, isso se reflete em equipamentos modernos e uma equipe especializada e competente para o trato dos seus alunos/clientes. E foi isso que o empresário fez. Investiu em equipamentos de modernos e na contratação de instrutores capazes de suprir a demanda. Porém, isto gera um custo e este está começando a pesar no orçamento da empresa.
No quadro abaixo podemos examinar a planilha de gastos da empresa, referente aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2017.
[pic 3]
Mediante dados acima explanados, conseguimos perceber prontamente que houve um aumento gradativo no consumo de água e energia elétrica. As parcelas dos aparelhos juntamente com o pagamento dos funcionários são os gastos mais expressivos da empresa.
Um dado que merece uma análise em especial foi a queda acentuada do número de alunos em um curto espaço de tempo. A academia passou de 110 alunos para 89 em três meses. Isso significa uma queda de aproximadamente 20%.
A primeira medida a ser tomada é a elaboração de uma estratégia para que os alunos antigos se fidelizem e outra para a entrada de alunos novos como: promoções, brindes, sorteios, ações via redes de relacionamentos, vantagens no pagamento de mensalidades família, trimestrais e semestrais.
Também podemos considerar a introdução de novas modalidades (como artes marciais, dança e atividades rítmicas) uma vez que a academia possui espaço a ser utilizado para tais fins, fazendo parceria com profissionais liberais do setor, cedendo infraestrutura e porcentagem das mensalidades.
De acordo com KOTLER e KELLER (2006):
Os clientes de hoje possuem ferramentas para verificar os argumentos das empresas e buscar melhores alternativas. Acreditamos que avaliam qual oferta proporciona maior valor. Os clientes procuram sempre maximizar o valor, dentro dos limites impostos pelos custos envolvidos na procura e pelas limitações de conhecimento, mobilidade e renda. Eles formam uma expectativa de valor e agem com base nela. A probabilidade de satisfação e repetição da compra depende de a oferta atender ou não a essa expectativa de valor.
...