Psicologia Organizacional
Por: alinegleide • 21/2/2016 • Trabalho acadêmico • 489 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
1-Somos sujeitos organizacionais e não conseguimos pensar o ser humano sem estar dentro de uma delas. Discorra sobre o processo que ocorre quando os sujeitos entram nas organizações.
Ao entrar em uma organização o indivíduo já trás uma bagagem de comportamento, experiência, características e preconceitos. Este influenciará na organização e será influenciado pela interação com os demais.
2- O que são papeis organizacionais e como eles são construídos nas organizações?
O papel organizacional é a função que o indivíduo realiza, e suas características relacionadas a esta. O papel organizacional é construído a partir do momento em que se conhecer as características, comportamento, as experiências dos indivíduo o enquadrando em uma função a qual ele tenha mais habilidade e eficácia.
3- Quais os processos implicados na socialização organizacional?
A socialização organizacional começa a partir do teste de seleção em que se conhece as experiências organizacionais e profissionais, as técnicas já executadas pelo indivíduo. É passado para este as normas e informações e tal organização para que ele se adapte. O indivíduo entra na organização com uma bagagem de experiências, conhecimentos e habilidades, passando para os demais integrantes em que lá trabalham e estes com experiências e conhecimentos diferentes do atual, havendo assim a interação.
4- Qual a relação existente entre o papel social que assumimos em relação aos outros (organização e clientes) ?
Cada pessoa existe na organização em função de outras pessoas, formando uma cadeia que tem início e fim no cliente externo.
Quem realiza um serviço ou entrega um produto exerce efeito sobre quem recebe o resultado da atividade; ao mesmo tempo, registra-se algum tipo de feed-back. mesmo que não exista qualquer contato físico ou virtual entre os envolvidos.
5- Entre as barreiras para as mudanças nas organizações, encontramos uma série de mecanismos de defesa. Escolha cinco dos mecanismos e discorra como eles se manifestam nas organizações.
Identificação: Quando um individuo modela sua conduta para se tornar parecido com outra pessoa. Por meio da identificação a pessoa protege sua autoestima.
Distração: O indivíduo desloca a atenção, inconscientemente, para objetivo diferente daquele com o qual se ocupava. Evita-se a distração intercalando-se atividades diversas ou promovendo-se intervalos para recuperação física e emocional.
Sublimação: Consiste em desviar a energia para algo socialmente aceito. Assim, a pessoa conseguirá uma melhor adaptação ao meio social, que contribui para seu desenvolvimento e aceitação.
Projeção: Consiste em o individuo atribuir a outra pessoa algo que é dele mesmo. Nas relações em diferentes grupos nas organizações, esse mecanismo aparece com frequência: “As pessoas daquela seção são mesmo assim, sempre ligadas no que estão fazendo, não possuem a menos ideia de cliente interno.“
Racionalização: Consiste em buscar um motivo lógico para determinado comportamento ou sentimento. Trata-se da criação de falsas desculpas, mas plausíveis, para poder justificar o comportamento inaceitável.
...