QUESTÃO DISCURSIVA 2 ENAD 2015
Por: Erick Fagundes • 11/12/2018 • Trabalho acadêmico • 752 Palavras (4 Páginas) • 4.012 Visualizações
AUTOR:
ERICK FAGUNDES TELES
RGM: 1414674
QUESTÃO DISCURSIVA 2 ENAD 2015
Após mais de um ano de molho, por conta de uma lei estadual que coibia sua realização no Rio de Janeiro, os bailes funk estão de volta. Mas a polêmica permanece: os funkeiros querem, agora, que o ritmo seja reconhecido como manifestação cultural. Eles sabem que têm pela frente um caminho tortuoso. “Muita gente ainda confunde funkeiro com traficante”, lamenta Leonardo Mota, o MC Leonardo. “Justamente porque ele tem cor que não é a branca, tem classe que não é a dominante e tem moradia que não é no asfalto.”
Todo sistema cultural está sempre em mudança. Entender essa dinâmica é importante para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos. Da mesma forma que é fundamental para a humanidade a compreensão das diferenças entre povos de culturas diferentes, é necessário entender as diferenças dentro de um mesmo sistema. Esse é o único procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente este constante e “admirável mundo novo” do povo.
LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008 (adaptado).
Com base nesses excertos, redija um texto dissertativo, posicionando-se a respeito do reconhecimento do funk como legitima manifestação artística e cultural da sociedade brasileira:
Comentário:
Introdução: O estudante/autor vai apresentar a ideia central do que vai ser abordado no decorrer da questão.
Desenvolvimento: Nesse momento será exibida por meio de argumentos e exposição de seu conhecimento sobre aquele determinado assunto de maneira sucinta.
Conclusão: resumo de tudo que foi exposto no texto, inclusive enfatizar o posicionamento apresentado no assunto, sugerindo soluções.
A coesão e coerências são pontos fundamentais para elaboração do texto. Portanto faça algumas anotações dos assuntos de forma que possam se conectar, para facilitar a elaboração do texto.
A questão seria abordada como tema central a luta dos funkeiros em fazer o funk ser reconhecido como manifestação cultural. Relatando o surgimento, expondo a dificuldade da aceitação da musica numa classe social mais elevada e preconceituosa.
O funk carioca surgiu nas periferias do Rio de Janeiro, expressando a realidade vivida na favela, por seus moradores, ocasionando assim o preconceito de pessoas que possuem a classe social mais elevada. A musica como uma forma de manifestação artística, mostra para o mundo os costumes comportamentos e reflexões sobre a cultura periférica.
A partir disso, qualquer forma de expressão é valida, os bailes funk por exemplo, além de uma forma de expor as mensagens transmitidas pelos cantores, servem como uma forma de refugio da rotina violenta e preconceituosa da favela e de diversão. Diante dos fatos abordados, o poder publico tem como obrigação, cuidar e zelar de algo que pode chegar a virar patrimônio cultural da sociedade brasileira.
Hodiernamente, o funk alcançou o topo das plataformas digitais e tem conquistado topo das paras de sucesso, devido sua aceitação no mercado musical.
QUESTÃO DISCURSIVA 1 ENAD 2015
[pic 1]
A paquistanesa Malala Yousafzai, de dezessete anos de idade, ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2014, pela defesa do direito de todas as meninas e mulheres de estudar. “Nossos livros e nossos lápis são nossas melhores armas. A educação é a única solução, a educação em primeiro lugar”, afirmou a jovem em seu primeiro pronunciamento público na Assembleia de Jovens, na Organização das Nações Unidas (ONU), após o atentado em que foi atingida por um tiro ao sair da escola, em 2012. Recuperada, Malala mudou-se para o Reino Unido, onde estuda e mantém o ativismo em favor da paz e da igualdade de gêneros.
...