Quais são as 7 ferramentas da qualidade, para que servem e como devem ser usadas
Artigo: Quais são as 7 ferramentas da qualidade, para que servem e como devem ser usadas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alecconde • 11/12/2014 • Artigo • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 493 Visualizações
1 – QUAIS SÃO AS 7 FERRAMENTAS DA QUALIDADE, PARA QUE SERVEM E COMO DEVEM SER USADAS?
2 – QUAIS SÃO AS 7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE , PARA QUE ELAS SERVEM E COMO DEVEM SER USADAS?
3 – NO QUE CONSISTE O CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSO?
O Controle Estatístico do Processo possibilita padronizar o processo produtivo para que não ocorram desperdícios, por haver muita variabilidade em cada processo de fabricação dos produtos, utilizando esta ferramenta é possível controlar e evitar que os produtos se tornem “sucatas” ou que ocorram retrabalhos; mostra as diretrizes para resolução de problemas ocorridos durante a fabricação e também como se deve agir, assim possibilitando tomar atitudes econômicas e eficazes. O objetivo do controle estatístico é fazer com que o processo produtivo seja realizado de forma eficaz, reduzindo custos, aumentando a qualidade, a produtividade e competitividade da empresa no mercado.
4 – PARA QUE SERVE O METODO DE ANÁLISE DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Método de Análise e Solução de Problemas MASP trata-se de um roteiro estruturado para resolução de problemas complexos em empresas, relacionados a produtos, processos ou serviços.
O MASP possui oito passos:
1 - Identificação do problema
2 - Observação
3 - Análise
4 - Plano de Ação
5 - Ação
6 - Verificação
7 - Padronização
8 - conclusão
É um método que deriva do ciclo PDCA e que possui várias influências da metodologia científica, que é a forma que trabalham os cientistas para descoberta de soluções para todas as áreas do conhecimento humano.
O MASP se aplica a problemas complexos, problemas crônicos e problemas sistêmicos, como, por exemplo, aqueles em que a empresa já fez de tudo para tentar resolvê-los, mas não teve sucesso.
5 – QUAL O PAPEL DO DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADENO CONTROLE DA QUALIDADE OFF-LINE?
O desdobramento da função qualidade, conhecido pelas siglas QFD, é uma das técnicas mais importantes para o planejamento da qualidade. É usada durante a concepção e o desenvolvimento de produtos e serviços, ou seja, na engenharia da qualidade.
6 – COMO TRADUZIR AVOZ DOS CLIENTES EM CARACTERISTICAS A SEREM ATENDIDAS PELOS PRODUTOS?
Com a Análise do modo e efeito da falha (FMEA) que é uma ferramenta que serve p aumentar a confiabilidade de um produto atendendo as necessidades, desejos, atributos e requisitosdo consumidor.
Como Ex: A FORD há alguns anos, ouviu o consumidor e recebeu as seguintes reclamações: ” A PORTA DO CARRO É DIFÍCIL DE FECHAR... O VIDRO AUTOMÁTICO É LENTO...”
EXERCÍCIO: PROPONHA SOLUÇÕES P O PROBLEMA APRESENTADO.
7 – EM QUE CONSISTE A ANÁLISE DO MODO E EFEITO DA FALHA?
Permite a adaptação a diferentes produtos e processos, possibilitando a inclusão de colunas nas quais se descrevem as correções ou medidas preventivas recomendadas, a avaliação dos resultados dessas correções, com os índices recalculados, e as legendas para as escalas de valor usadas.
8 – QUAIS SÃO AS “DEPENDÊNCIAS” PARA FORMAR A MATRIZ CLÁSSICA? PG 134.
9 – RESOLVAM A “NA ACADEMIA” DA PG 142.
10 – O QUE É ESTRATÉGIA ORGANIZACIONALE QUAL A SUA IMPORTANCIA?
Na área militar, a palavra estratégia se referia à coordenação de ações e movimentações de recursos e forças de guerra diante do inimigo.
No caso das empresas, esse objetivo é, com frequência, obter lucros prestando à sociedade serviços ou fornecendo produtos de que ela necessita, com qualidade; e isso passa por liderar o mercado ou, pelo menos, posicionar-se nele de maneira competitiva.
11 –O QUE A QUALIDADE TEM A VER COM A SUSTENTABILIDADE E A CULTURA DA ENMPRESA?
O termo sustentabilidade refere-se à propriedade de ser sustentável e não se restringe a áreas específicas. Um sistema sustentável deve poder, efetivamente, sustentar-se ao longo de sua existência.
Uma organização que se pretenda sustentável deve lidar adequadamente com os diferentes aspectos, ou dimensões, da sustentabilidade, garantindo a própria sobrevivência em termos financeiros, valendo-se dos recursos naturais de forma responsável e estabelecendo relações de trabalho e negócio justas.
12 – COMO MENSURAR OS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE QUALIDADE?
É preciso e necessário medir os resultados dos programas de qualidade, e para isso existem dois métodos — custos da qualidade e retorno da qualidade. O importante é que esse investimento seja corretamente avaliado a fim de subsidiar a tomada de decisões sobre o programa.
13 – O QUE É IMPORTANTE P Q O PROGRAMA DE QUALIDADE NÃO SEJA INTERROMPIDO E CONTINIE GERANDO BENEFICIOS PARA A ORGANIZAÇÃO?
É necessário que ele seja constantemente renovado tanto do ponto de vista financeiro quanto humano.
14 –CUSTOS DA QUALIDADE O MÉTODO DE CÁLCULO DENOMINADO CUSTOS DA QUALIDADE É PIONEIRO NA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DOS PROGAMAS DE QUALIDADE. TRATA – SE DA SOMA DE DOIS TIPOS DE CUSTOS? QUAIS SÃO ELES?
Os custos relacionados com a implantação de controles e programas de qualidade e os custos relacionados tbmà não qualidade, ou seja, aos desperdícios, retrabalhos e problemas do processo produtivo em geral.
15
...