Qual é a relação das empresas formais e serviços informais na conjuntura atual buscando as teorias organizacionais?
Por: Luiz870602 • 26/4/2015 • Monografia • 964 Palavras (4 Páginas) • 332 Visualizações
1 TEMA
Administração - Inter relação das teorias organizacionais e o processo cultural e a transmissão desses conhecimentos na sociedade atual.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
2.1 DELIMITAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO
Qual é a relação das empresas formais e serviços informais na conjuntura atual buscando as teorias organizacionais?
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Entender o funcionamento das empresas formais e serviços informais nas inter relações das teorias organizacionais e sua contribuição no processo cultural e a transmissão desses conhecimentos na sociedade atual.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender os Fundamentos e Teoria Organizacional.
Fazer uma análise da relação do homem com o trabalho nos tempos atuais.
Entender qual a relação entre Trabalho, cultura e Ideologia
Discutir sobre o comportamento organizacional vinculado ao
"informacionalismo", e sua alteração no decorrer da história.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional
Ao perpassar a História da Humanidade aconteceram várias transformações vinculadas às questões políticas, econômicas, culturais e educacionais.
Nas questões econômicas também está relacionado o processo de produção no século XIX, principalmente na produção automobilística com a teoria organizacional de Henry Ford, denominada Fordismo.
Nessa teoria organizacional consistia no aumento da produtividade de automóveis em série, sendo que poderia ser vendido com baixo preço e por sua vez teria o aumento das vendas. Assim é que Headley e Campos (2014, pág.53), salienta que “Ford organizou uma empresa chamada Companhia Ford. O objetivo dele era produzir carros com preços baixos para que ficassem ao alcance do grande público”.
Com base em Headley e Campos (2014, p. 53 e 54), analisa-se que o sistema de vendas Ford foi o pioneiro nos preceitos de marketing resultando na fabricação de 800 automóveis por dia.
Paulatinamente, surgiram novas reflexões que modificaram a maneira de se pensar e organizar as empresas, mas na atualidade pode-se aplicar a características do fordismo sendo empregadas no setor de serviços e no setor informal.
E parafraseando, Fraga (2005, p. 2 e 3), dessa forma, o modelo fordista pode ser entendido por uma série de características agora no setor de serviços e no setor informal desde a baixa mobilidade dos trabalhadores; homogeneização da mão-de-obra, produção em massa; consumo em massa; rotinas de trabalho; controle de tempo; adaptação ao ritmo da máquina e homogeneidade dos produtos.
Algumas indústrias alimentícias adere-se à essas características na atualidade, quando se contrata trabalhadores sem necessidade de concluir o ensino médio, porém são esses mesmos trabalhadores que não precisam “pensar” para produzir o seu trabalho, portanto ainda se faz mecanicamente com rapidez na finalização do produto. Com intuito de vendar mais e com menor custo para atingir a classe popular.
Isso ratifica nos três príncipios da teoria fordista, de acordo com as ideias Colonista Portal - Educação (pesquisa realizada pelo site www.portaleducacao.com.br).
a) Princípio de Produtividade: aumentar a capacidade de produção de um homem e a redução de custos por meio da especialização e linha de montagem.
b) Príncipio da intensificação: diminuição do tempo desde a fabricação da matéria-prima até a colocação do produto no mercado.
c) Princípio da economicidade: reduzir ao mínimo o estoque de matéria-prima.
2.1.2 Exemplo de trabalho informal
Com a falta de atualização profissional e a falta de emprego leva muitas pessoas a procurarem meios informais para se manterem.
...