TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida e segurança no trabalho

Relatório de pesquisa: Qualidade de vida e segurança no trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Criar novos conhecimentos significa, bem literalmente, recriar a empresa e todos nela em um processo de auto-renovação pessoal e organizacional sem interrupções.

Devemos ser empreendedores, trabalhar com inteligência, conhecimento, informação. O gestor de recursos humanos de uma empresa deve estar atento a essas mudanças, pois ele é o responsável, juntamente com seus colaboradores em elaborar projetos, treinamentos e planejamentos. Oferecer todo o suporte necessário para que a empresa consiga alcançar seus objetivos.

Atualmente o Gestor de RH possui um lugar de destaque nas organizações, pois é através dele que são elaborados treinamentos específicos para cada setor, possui informações e conhecimentos de todos os setores da empresa e a partir dai tem-se a necessidade de que seja elaborado um planejamento, o qual tem por objetivo traçar metas e objetivos e dividir em etapas as mudanças necessárias para que possam almejar a meta estabelecida, sempre levando em consideração a missão da empresa e leis específicas relacionadas aos colaboradores, como também o bem estar e a qualidade de vida de seus funcionários. Iremos abordar especificamente a Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho, item esse essencial em qualquer empresa independente no número de funcionários.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

O treinamento é um processo educacional de curto prazo, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização e desenvolvem habilidades e competências em função dos objetivos definidos (CHIAVENATO, 2006). Podemos então definir treinamento como sendo as atividades que a empresa realiza com o objetivo de ensinar o funcionário a desempenhar suas tarefas. Nesta fase do treinamento é repassada ao funcionário a missão da empresa e tem objetivo de provocar mudanças no comportamento e nas atitudes do funcionário, para que ele trabalhe de acordo com a missão e princípios da empresa. Para elaborar um processo de treinamento existem quatro etapas a serem seguidas, são elas: o levantamento das necessidades de treinamento, a elaboração do programa de treinamento, a implementação desse programa, e a avaliação dos resultados obtidos.

A partir destes dois conceitos de treinamento e desenvolvimento, observa-se que ambos estão integrados, sendo impossível a realização de um deles sem a realização do outro.

Diante do mundo globalizado a organização tem a necessidade de estimular e apoiar o desenvolvimento dos funcionários, para, desta forma continuar competitivos e atingindo suas metas. No entanto, os funcionários precisam estar informados e aperfeiçoados para poder se manter no mercado de trabalho.

O tipo de Treinamento realizado pela TAM se faz no próprio ambiente de trabalho do funcionário – atual ou futuro – destinado à aquisição de conhecimentos práticos e/ou desenvolvimento de habilidades específicas. Normalmente, esse tipo de treinamento é indicado para aproximar ao máximo o ambiente de trabalho ao ambiente do treinando. Principais vantagens:

 Constitui modalidade de treinamento comum para a capacidade dos funcionários de qualquer instituição;

 O treinamento não se desenvolve numa situação artificial;

 A motivação é maior, pela aproximação das condições reais de trabalho;

 Acompanha as mudanças ocorridas nas tecnologias e nos procedimentos do trabalho.

2.2 SITUAÇÕES VIVENCIAIS

Através do treinamento aplicado aos funcionários da TAM podemos perceber que todos os estágios podem ser aplicados ao treinamento LOFT porque os participantes interferem com princípios que podem ser aplicados em sua atividade, a partir da realidade.

Existem três principais programas de desenvolvimento, são eles: a construção de times, a qual busca construir visões compartilhadas desenvolvendo competências pessoais e técnicas, as quais são primordiais para o relacionamento entre os membros do grupo; o desenvolvimento de competências, seu objetivo é desenvolver competências que garantam a capacidade de elaborar tarefas de acordo com o padrão esperado; o coaching é uma técnica que envolve o coah, que é uma espécie de treinador que se compromete em apoiar o aprendiz e auxiliá-lo em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Para que se possa por em prática o treinamento e o desenvolvimento de recursos humanos, as empresas utilizam técnicas e jogos vivenciais, bem como dinâmicas, das mais variadas, tudo vai depender do objetivo que se quer alcançar. Na TAM são várias pessoas trabalhando com uma missão, mas cada pessoa pensa de uma maneira possui cultura diferente, mas vive em uma sociedade e trabalha com um grupo de pessoas, e para que possa aprender a conviver e a trabalhar em uma sociedade é fundamental que possa ser desenvolvido o treinamento com dinâmicas, técnicas e jogos vivenciais

2.3 QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO

A qualidade de vida é muito importante fora e principalmente dentro de uma organização e existem muitas empresas que raramente preocupam-se em avaliar os aspectos humanos relacionados e afetados por tal processo, pois com a necessidade de tornar a empresa mais competitiva e por questão de sobrevivência é deixado de lado à saúde e o bem estar do funcionário sem contar a segurança.

A qualidade de vida dos funcionários influi diretamente na execução das metas de uma organização. Existem muitas empresas, por exemplo, de armazenagem que se opõe a contratar serviços se não houver segurança adequada aos seus funcionários.

Este fator é despertado por programas participativos que atentem para a qualidade de vida da satisfação das necessidades físicas, psicológicas e sociais do colaborador, isto é de bem com a vida. Quando seus clientes internos não estão satisfeitos refletirão essa insatisfação na sua produtividade, em outras palavras, o produto final da empresa é o reflexo da satisfação e da qualidade de vida dos funcionários, se este tem uma alta qualidade de vida, o produto da empresa será de alta qualidade e seus clientes externos estarão satisfeitos. Além da rígida concorrência no mercado, empresa que não está atenta para a qualidade de vida está correndo o risco de perder seu colaborador e a oportunidade de crescimento.

2.4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com