RE: Resenha do texto complementar da disciplina Cálculo integral de uma variável
Por: Carlos Teco • 14/6/2019 • Projeto de pesquisa • 3.062 Palavras (13 Páginas) • 314 Visualizações
CALCULO INTEGRAL DE UMA VARIAVEL
Concordo com o Fernando, os alunos gostam de ver na prática onde usaram cada parte da matéria, isso faz com que eles fiquem atentos e in teressados. No texto diz: " De forma cartesiana, pode-se usar tais tecnologias para dividir as dificuldades epistemológicas existentes no estudo do Calculo e, através desta mediação, melhor entender e tomar posse destes significados. " Podemos usar esses recursos para ajudar nossos alunos.
Nesse mesmo texto lista o que tanto podem nos ajudar com a matéria de Cálculos, o texto diz: " Vários softwares podem ser trabalhados em um curso de Cálculo Diferencial e Integral, como Modellus, Derive, Mathematics, Maple, Winplot, Geogebra, Plot, Mathlab, Graphmatica, entre outros. Eles permitem a visualização, efetuam cálculos de derivadas, integr ais definidas através de métodos numéricos (com apoio visual) e constroem gráficos de funções ." Podemos e devemos, se possivél, utiliza-los. Apesar que há escola que não tem nem computador, mas é preciso usar nossa criatividade também com base nesses sistemas.
O papel do professor e o uso de tecnologia no ensino de cálculo integral.
Percebo que nas escolas públicas os projetos de informática não recebem a devida atenção, o aluno não tem o contato necessário para este tipo de aprendizado o que dificulta uma sociedade mais carente, quando ao ingresso na universidade, desenvolver tais habilidades.
O professor tem um compromisso social o qual precisa passar a comunidade local seu conhecimento e habilidades tecnológicas.
As ferramentas gratuitas para o desenvolvimento do cálculo e geometria facilitam as pesquisas cotidianas de profissionais e alunos. E o professor deve desenvolver a prática manual para que o aluno crítico tenha a possibilidade de atuar com êxito das duas maneiras
Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade
na disciplina integração escola x comunidade o autor , Nilson Robson Guedes Silva, do texto complementar com titulo: a participação da comunidade na gestão escolar discute a forma em que a comunidade tem participado na gestão escolar, partindo da legislação educacional Brasileira, com a participação dos principais orgãos representativos das escolas, valorizando a participação da comunidade e as conquistas de novos espaços, pergunto? será que a comunidade participa mesmo da gestão escolar ou é propaganda governamental para justificar o mau desempenho dos ensinos do basico ao superior.
O autor do texto a participação da comunidade na gestão escolar, afirma: o homem so desenvolverá seu potencial pleno numa sociedade que permita e facilite a participação de todos, seu futuro ideal se dará numa sociedade participativa. na minha opinião, a sociedade em vez de facilitar a participação de todos, ela restringe a todos os cidadãos a participação, no acesso ao nivel superior com aplicação de provas, onde somente conseguem passar quem tem maiores recursos economicos, se facilitase a participação, todos teriam direito de desenvolver seu potencial, terminar qualquer curso superior e servir a sociedade em igualdade de condições. pergunto? concordam ou discordam
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
As'' cotas''-ações afirmativas-,como o texto cita,eram pra equiparar em oportunidades o seguimento étnico negro,desfavorecido historicamente,com o segmento branco da população brasileira.Isso foi conquistado por uma frente popular deste segmento,o que é mais do que justo, se observar-mos o contexto histórico.O fato é que esse conceito inicial,tornou-se um veículo favorecedor para outras ''classificações'',e,segundo pesquisas, a maior parte das cotas vão para alunos de escolas públicas,e não para os negros,o que era o objetivo inicial.Porém,vale ressaltar que as cotas,muitas vezes,são a única oportunidade para um aluno de baixa renda ingressar numa instituição de qualidade.Percebemos,então,que o conceito inicial das cotas não alcançou a meta,mas auxiliou em muito o acesso para os desfavorecidos em outros aspectos na sociedade.Conclui-se , então,que é preciso cautela e análise geral efetiva ,antes de dizer que as cotas geraram prejuízos na estrutura social do Brasil. Como você disse,Mauro,as cotas ajudaram bastante,e não só aos negros,mas também a outras etnias.Por isso, na minha opinião,embora as cotas não tenham alcançado seu objetivo inicial,foram muito importantes para o acesso ao ensino superior no Brasil,sendo isso chamado de ''subproduto'' no texto complementar do fórum da disciplina,e , como disse alguém que não me lembro o nome agora,''tratar desiguais igualmente é injusto'',portanto,devemos observar as necessidades de cada um,antes de chegar a uma conclusão
Tendo em base o assunto, sabemos que em todos o país salas de aulas estão abarrotadas de alunos dificultando o trabalhos dos professores, com isso muitos chegam ao final com aproveitamento abaixo do esperado ja que os docentes tem que correr para conseguir passar o conteúdo que o governo acha que é o melhor para todos.
Sabemos que o desmembramento das salas ajudaria os professores a ensinar com mais tranquilidade e sabemos que o conteúdo passado pelo governo precisa evoluir e ser atualizado para ai sim os alunos terem um material de primeira, mas tudo isso não resolveria o problema da falta de interesse por parte dos alunos que mesmo em salas com poucos o professor perde muito tempo chamando atenção e gritando para manter a ordem.
Se os pais não derem as mãos para a escola o futuro sera o mesmo para salas lotadas ou não. Muitos pais colocam seus filhos em creches em um período e no outro na escola ou estudo integral para poderem trabalhar ou descansarem, não querem ficar com seu filhos a maior parte do dia e isso acaba com a estrutura familhar destas crianças, que ficam iguais aos animais enjaulados que quando soltos saem enfurecidos ou depois de muito tempo presos ficam doentes e deprecivos.
Nossos alunos precisam de mais amor e atenção por parte dos pais, precisam aprender a respeitar, a ouvir quando alguem fala, ser amigo e companheiro e tudo isso se aprende em casa ja que faz parte da moral que fica a cargo dos pais e não da escola que se encarrega da inteligêcia. Resumindo a vida é uma corrente com elos ligados um a outro e se um se rompe toda a ela cai, então quando temos varios elos fracos é preciso arrumar todos para ai sim termos uma corrente forte que nos levará até o final.
...