RESENHA CRÍTICA: Texto Complementar Leitura e Escrita no Contexto
Por: Weslley Freire • 9/12/2017 • Resenha • 853 Palavras (4 Páginas) • 1.471 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA/NEAD
CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS
POLO DE IMPERATRIZ
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
RESENHA CRÍTICA: Texto Complementar Leitura e Escrita no Contexto
Imperatriz
2017
WESLLEY LIMA FREIRE
RESENHA CRÍTICA: Texto Complementar Leitura e Escrita no Contexto
Atividade, apresentado como requisito parcial para obtenção de nota do Curso de Letras/Portugês da UFMA/ NEAD.
Prof.(a) da Disciplina: Veraluce da Silva Lima
Imperatriz
2017
RESENHA CRÍTICA
1 INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
LIMA, Veraluce da Silva. Texto Complementar: Leitura e Escrita no Contexto Digital. IN: LIMA, Veraluce da Silva. Leitura e Produção de Texto. Biblioteca Digital NEAD/UFMA. Disponível em:
2 DADOS SOBRE A AUTORA
Veraluce da Silva Lima é professora Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal, com diploma validado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora de Língua Portuguesa do Curso de Graduação em Letras. Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras/Mestrado Acadêmico, da Universidade Federal do Maranhão.
3 RESUMO DO TEXTO
Esse texto é parte complementar do E-Book Leitura e Produção de Texto e tem por finalidade abordar aspectos importantes a se levar em conta em relação a escrita, considerando a diferença entre escrita realizada nas comunicações assíncrono e síncrono.
É dirigida a um público em formação de nível superiro em Letras/Português, partindo de breve explanação sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, principalmente, a Internet e como a escrita mudou ao longo dos tempos, até chegar à usada atualmente.
Expõe concepções sobre o modelo de comunicação síncrona e assíncrona ressaltando que, naquele, quando viabilizada por meio de Internet, a produção textual impõe práticas de escrita diversificada, conhecidas como "internetês", resultante da necessidade de condensar e resumir certas expressões em vista das restrições impostas pelo espaço-tempo disponível na Internet.
A ideia principal do texto é ressaltar as vantagens de compreender essas novas formas de comunicação, de modo que o professor possa utilizar essas características particulares da leitura e escrita na Internet, a fim de fazer com que seu trabalho como mediador seja bem-sucedido.
4 POSICIONAMENTO CRÍTICO
Do ponto de vista acadêmico, não se pode descartar o texto como fonte de conhecimento acerca da escrita na Internet, haja vista que é uma tecnologia de informação e comunicação que se desenvolve muito rápida. Contudo, não considero ter alcançado o objetivo desejado por ter sintetizado muito o conteúdo apresentado, haja vista ser um tema que demanda maior argumentação, no que diz respeito às práticas de leitura e escrita na Internet.
Se o objetivo do texto é ressaltar o papel do professor frente a essa nova tendência de escrita e leitura, caracterizada pela autora como "internetês", houve uma falta de aprofundamento no assunto em pauta, sobretudo, no que diz respeito ao conceito de Letramento e as implicações pedagógicas no contexto hipermidiático, como aponta Coelho (2013) em seu artigo sobre o tema.
Todavia, o texto em questão serve como completo ao E-BOOK Leitura e Produção de Texto, e baseia-se numa entrevista on-line realizada no chat da EducaRede com a professora Heloísa Amaral, mestra em Educação e editora da Comunidade Virtual Escrcevendo o Futuro, sendo possível observar uma quebra de paradigma, no que diz respeito ao uso da Internet como ferramenta de ensino-aprendizagem pelo educador.
De modo geral, vendo por esse lado, portanto, o texto fornece subsídios para que o educador possa aprimorar seu método de ensino, à medida que ressalta os benefícios dessa comunicação informal para o desenvolvimento do aluno.
...