RECURSOS HUMANOS ESTRUTURA E FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS
Por: samirafo • 3/10/2015 • Trabalho acadêmico • 7.755 Palavras (32 Páginas) • 680 Visualizações
UNIERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS-
UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
ESTRUTURA E FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS
Samira Fão Oliveira
RECURSOS HUMANOS
SÃO LEOPOLDO
2014
- INTRODUÇÃO
Falar de RH é acima de tudo falar de pessoas.Sendo assim, os Administradores de Recursos Humano de hoje já não podem considerar os empregados como meros recursos de que a organização pode dispor.Precisam tratá–los como pessoas que impulsionam a organização, como parceiros que nela investem seu capital humano e que têm a legítima expectativa de retorno de seu investimento. Neste trabalho será abordado o surgimento do RH, sua importância e algumas de suas funções como: Recrutamento e seleção (suas fases, fontes, as vantagens e desvantagens); treinamento e desenvolvimento; benefícios e valorização do profissional (colaborador); qualidade de vida no trabalho; administração de pessoal / departamento de pessoal.
- COMO SURGIU A AREA DE RECURSOS HUMANOS E SUA IMPORTÂNCIA.
A área de Recursos Humanos é uma especialidade que surgiu a partir do crescimento e da complexidade das tarefas organizacionais. Suas origens remontam ao início do século XX, após o forte impacto da Revolução Industrial, com a denominação Relações Industriais, como uma atividade mediadora entre as organizações e as pessoas, para abrandar ou diminuir o conflito industrial entre os conflitos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas, ate então considerados incompatíveis e totalmente irreconciliáveis. (CHIAVENATO, 1997)
O conceito de Relações Industriais mudou radicalmente. Com o passar dos tempos sofreu grande ampliação. Na década de 50, passou a ser denominada Administração de Pessoas, que já não se tratava de intermediar as desavenças e reduzir os conflitos, mas, sobretudo administrar as pessoas de acordo com a legislação trabalhista vigente e administrar os conflitos que surgiam continuamente devido à ação sindical. A partir da década de 60 o conceito teve uma nova ampliação. A legislação permaneceu inalterada e tornou-se gradativamente obsoleta. As pessoas passaram a ser consideras os recursos fundamentais para o sucesso organizacional. Na década de 70, surgiu o conceito de administração de recursos humanos (ARH). Porem, ainda sofrendo de déficit de visualizar as pessoas como recursos produtivos ou meros agentes passivos, cujas atividades devem ser planejas e controladas a partir das necessidades das organizações.
Já na década de 90, muitas empresas designaram a área de recursos humanos com outros nomes. No decorrer dos anos esta passou a ser mais pró-ativo e começou a ter um “olhar” diferente para as pessoas, identificando suas habilidades, competências e conseguindo através disso fazer com que despertem novos interesses de buscar responsabilidades e crescimento dentro das organizações na qual fazem parte.
Para o empregador esta área está associada ao valor econômico e financeiro que pode agregar dentro da organização, mas para o empregado esta área vai acrescer na sua carreira, vida e família.
O RH é área que vem crescendo e agregando desafios e responsabilidades dentro das organizações que no início não se pensava existir. Nos dias de hoje a visão corporativa é a valorização das pessoas dentro da organização, o principal papel de recursos humanos nesta evolução é conscientizar as organizações que o reconhecimento formal dos colaboradores trás um retorno imediato, pois essa área acredita que o colaborador trabalha mais motivado e em parceria com a empresa.
A globalização é um dos fatores para a mudança da sociedade, o que influência diretamente nas informações adquiridas pelas pessoas, e em cima disso o RH realiza suas atividades, como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, solução de conflito, definir cultura, visão e valores, elaboração de plano de carreira, feedback, dar suporte aos demais setores,benefícios e valorização do profissional, pesquisa de clima, qualidade de vida no trabalho...
Adotou dentro das organizações um papel tático, pois precisa tomar ações inovadoras e dinâmicas em busca de resultados para empresa, equilibrando os resultados e a motivação.
- ALGUNS PROCESSOS DO RH:
- Recrutamento e Seleção
Recrutamento é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção, aliás, a função do recrutamento é a de suprir a seleção de matéria – prima básica (candidatos) para seu funcionamento.
Hoje a concorrência entre as organizações incentiva os empresários a optarem por mais inovação, qualidade, preço justo e um RH capacitado para dar conta da exigência do mercado, devido a esses vários fatores o empresário mudou a forma de recrutamento e seleção de pessoas.
Antes se contratava um profissional de qualquer área pela experiência profissional, pelo aspecto técnico; hoje além de conhecimento técnico a empresa procura profissionais com atitudes, experiências, comportamento, valores e visão aos objetivos da organização, pois só preparo técnico não é mais um diferencial.
Dessa forma, o recrutamento é um processo que visa procurar dentro e fora da empresa, candidatos para preencher os cargos disponíveis.
O profissional de RH precisa avaliar e comparar pessoas distintas para um determinado cargo, e para isso toma-se alguns cuidados na hora de fazer essa comparação, como:
- Ter a descrição do cargo da vaga em aberto;
- Conhecer os pré - requisitos necessários para a vaga em aberto;
- Ter a percepção correta do perfil comportamental esperado e desejada;
- Buscar sempre a participação do solicitante da vaga;
- Saber apresentar ao contratante as observações e orientações do individuo indicado ao cargo.
As pessoas constituem o mais importante ativo de que dispõem as organizações, devem ser recrutadas e selecionadas com a maior competência possível, já que falhas nesse processo podem comprometer outras ações de gestão a serem desenvolvidas posteriormente (GIL, 2011).
...