RELATORIO DE VISITA AO MUSEU DA GENTE SERGIPANA
Por: jacianesouza • 8/8/2017 • Trabalho acadêmico • 419 Palavras (2 Páginas) • 1.761 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Curso: Serviço Social
Disciplina: Antropologia
Professor: Leonardo Leal esteves
Aluna: Jaciane Souza de Almeida Machado
RELATORIO DE VISITA AO MUSEU DA GENTE SERGIPANA
A visita se inicia no ambiente de teatro do mamulengo, usando tecnologia de áudio e vídeo, logo depois passa-se para um ambiente de arquivo digital, onde encontra-se um ambiente do Reisado Baile Estrela com a participação do mestre cheiroso, tendo ao fundo um cenário com mudança de turnos – manhã, tarde e noite, um momento fascinante.
Na parte superior do museu, há um ambiente chamado de “Nossos Trajes” onde, através de um espelho, sugestivamente nos vestimos para as danças, festas e folguedos do estado, entre elas o Lambe-sujo e Cabloquinho (Rei africano), Taieiras, Rei Caboclinho. Ainda nesse ambiente pode-se conhecer duas cabines, a “seu cordel” e a “seu repente” onde todos os visitantes têm a oportunidade de gravar cordéis e repentes com a possibilidade de publicá-los no Youtube.
Já em outro espaço, também interativo, pode-se conhecer algo rotineiro na vida dos Sergipanos, a Feira de Sergipe. Um ambiente com uma barraca de feira administrada por um feirante interativo, o Josevende, representado pelo ator sergipano Pierre Feitosa, que utilizando um vocábulo da cultura sergipana, oferece seus produtos aos visitantes.
Em seguida pode-se conhecer um pouco mais do vocabulário sergipano. Palavras e termos que fazem parte do dia-a-dia dos moradores de Sergipe.
Fauna e flora sergipana também são apresentadas no ambiente chamado “Nossos Leitos”, através de um painel e de um túnel, sentados nos barquinhos pode-se navegar virtualmente pelos diferentes biomas existentes em Sergipe.
Ao sair do túnel, passa-se a um novo ambiente onde são apresentados típicos da gastronomia sergipana.
Num outro ambiente denominado de “Midiateca”/Biblioteca, é possível conhecer virtualmente o museu e todos os seus espaços, também há um acervo de livros de autores sergipanos disponíveis para consulta. Pode-se encontrar nesse ambiente um painel que faz um panorama geral da história de Sergipe.
Logo a seguir encontra-se um carrossel representando e fazendo uma homenagem ao “Carrossel de Tobias Barreto”, e três grandes painéis com imagens de diferentes praças do Estado de Sergipe. Esse ambiente é chamado de “Nossas praças”.
Chegando ao final da visita encontra-se os ambientes denominados “Nossos Cabras”, “Nossas festas”, “Nossas coisinhas”, retratando pessoas que contribuíram para a história de Sergipe, suas brincadeiras e festas.
Após a visita é possível perceber que nem tudo que foi visto faz parte do cotidiano do sergipano, porém, fica claro que a cultura sergipana apresentada como um todo, é formada por particularidades de cada região, cidade e cada espaço onde o homem vive suas experiências.
...