RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Processos Organizacionais
Por: Amanda Gomes Trombini • 22/4/2017 • Trabalho acadêmico • 7.237 Palavras (29 Páginas) • 1.120 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
AMANDA GOMES TROMBINI
RELATÓRIO DE ESTÁGIO:
Processos Organizacionais
SÃO PAULO
2017
AMANDA GOMES TROMBINI
RELATÓRIO DE ESTÁGIO:
Processos Organizacionais
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Administração apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientador: Pr. Luis Ming Valent
SÃO PAULO
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 4
3 PRODUTOS E CLIENTES 5
3.1 Clientes-alvo 5
3.2 Necessidades e expectativas dos clientes finais 10
3.3 Produtos e serviços principais 11
4 FORÇA DE TRABALHO 12
5 PRINCIPAIS INSUMOS 15
5.1 Principais produtos e matéria-prima adquiridos de fornecedores 15
5.2 Principais práticas adotadas para garantir a qualidade do que é adquirido de fornecedores 16
6 PRINCIPAIS PROCESSOS DO NEGÓCIO 17
7 PRINCIPAIS PROCESSOS DE APOIO 18
8 DENOMINAÇÃO DO SETOR DE TRABALHO 19
9 PRINCIPAL PROCESSO DO SETOR DE TRABALHO E SUAS RESPECTIVAS SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES 19
9.1 Processo de atendimento no restaurante 19
9.2 Processo de atendimento para entrega 19
10 NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS “DESTINATÁRIOS DIRETOS” 20
11 PRINCIPAIS INSUMOS NECESSÁRIOS PARA A EXECUÇÃO DOS PROCESSOS 21
12 PRINCIPAIS PRÁTICAS ADOTADAS PARA GARANTIR A EFICÁCIA E EFICIÊNCIA DOS PRINCIPAIS PROCESSOS DO SETOR DE TRABALHO 22
13 MODELAGEM DO PROCESSO PRINCIPAL DO NEGÓCIO: PROCESSO PRODUTIVO 24
14 MODELAGEM DO PROCESSO PRINCIPAL DO SETOR DE TRABALHO 24
14.1 Processo de atendimento no restaurante 24
14.2 Processo de entrega 25
15 ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROCESSO PRINCIPAL DO NEGÓCIO 25
15.1 Objetivos da organização versus objetivos do processo 25
15.2 Indicadores de desempenho do processo (eficiência e eficácia) 27
16 ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROCESSO DO SETOR DE TRABALHO 28
16.1 Objetivos da organização versus objetivo do processo 28
16.2 Indicadores de desempenho do processo (eficiência e eficácia) 30
17 CONCLUSÃO 31
BIBLIOGRAFIA 33
ANEXO.......................................................................................................................................34
1 INTRODUÇÃO
Harrington (1993, p.10) define processo como “qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo” e afirma ainda que “os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos”. Como mapear os processos e avaliar as falhas e buscar soluções?
O mapeamento dos processos coloca em evidência as deficiências da empresa, proporcionando oportunidades de melhorias por meio da eliminação dos desperdícios e consequente redução dos custos. Como resultado final a empresa se torna mais competitiva e lucrativa.
Objetivo deste trabalho é sensibilizar o futuro empresário/gestor para a importância do mapeamento dos processos e identificação dos gargalos, implementando práticas para a melhoria contínua da produtividade e qualidade e o consequente aumento da competitividade e lucratividade da empresa.
O estágio foi realizado no restaurante japonês, localizado em Itapecerica da Serra/SP.
Este relatório pessoal contém a apresentação da empresa com sua razão social, endereço, histórico resumido, ramo de atividade, clientes-alvo, força de trabalho e principais produtos e matérias-primas. Na sequencia é apresentado o desenvolvimento do tema, contendo a descrição e documentação de todas as atividades desenvolvidas no estágio. Nas considerações finais descrevo minhas avaliações e conclusões quanto à experiência.
2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A Kodama Sushi é uma empresa privada de sociedade limitada, sua estrutura reúne três sócios com as cotas de capital distribuídas da seguinte forma: Ronâncio Alcântara Silveira 40%, Valter Alcântara Silveira 31% e Felipe Melo 29%. Segundo os critérios do BNDES a empresa se enquadra no porte de pequena empresa, com a média de faturamento mensal de R$ 215.000,00. A empresa foi fundada em 13 de março de 2011. Por dois irmãos cearenses, vindos da cidade de Sobral Ceará, Ronâncio Alcântara Silveira e Valter Alcântara Silveira e mais um amigo da cidade de Embu Mirim – Itapecerica da Serra, Felipe Melo.
A história iniciou-se quando os dois irmãos começaram a trabalhar em um restaurante muito conhecido no Morumbi, cidade ao lado de Itapecerica, chamado Aoyama.
Com o sonho de se tornarem patrões, os dois irmãos decidiram abrir o próprio negocio, porém não detinham o total do capital necessário para abrir. Nesse tempo trabalhando na Aoyama conheceram um cliente e se tornaram amigos. Felipe vendo o bom atendimento e a qualidade dos pratos feitos pelos irmãos decidiu fazer um investimento para abrir o restaurante tão sonhado. Juntos compraram um terreno de 250 m², que fica na Rua Felipe Calieira – Centro/Itapecerica da Serra, localizado no número 100 da rua. O nome dado ao restaurante é Kodama, no qual é um yokai do folclore japonês. É um espírito que habita nas árvores, geralmente nas de maior idade ou tamanho, sendo por isso forte, poderoso e bastante velho. A maioria dos Kodama é pacífica e serena, partilhando a sua sabedoria com aqueles com os quais são capazes de se comunicar. O motivo do nome é ter a organização como algo forte e poderoso, e transmitir aos clientes um ambiente calmo e de paz.
...