RELATÓRIO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS INTEGRADAS
Por: LINDOMAR2019 • 10/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.943 Palavras (8 Páginas) • 176 Visualizações
[pic 1]FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
LINDOMAR MENDES DE ALMEIDA FILHO
RELATÓRIO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS INTEGRADAS – PAIs.
Fortaleza – CE
2019
RELATÓRIO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS INTEGRADAS – PAIs.
Relatório de Práticas Administrativas Integradas submetido à aprovação do Curso de Bacharelado em Administração pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste – FATENE como requisito de nota parcial para obtenção da conclusão de disciplina.
Orientador (a): Prof. (a) Viviani Avelar Rocha.
Fortaleza - CE
2019
1 HISTÓRIA DA EMPRESA
O Banco Brasileiro de Descontos S.A. foi fundado em 10 de março de 1943, em Marília – SP, por Amador Aguiar (1904 – 1991), que com pensamento inovador, tinha a visão de criar um banco democrático e que estivesse presente em todos os lugares do país, visando desenvolvimento social e econômico, atendendo, além do público tradicional (empresários, proprietários de terra etc.), imigrantes, lavradores e pequenos comerciantes, público que não tinha espaço em outras instituições financeiras da época. O banco funcionava com seis agências, além da matriz, nas cidades de Garça, Getulina, Pompeia, Rancharia, Tupã e Vera Cruz, todas localizadas no Estado de São Paulo.
Desde o início, o cliente era sua razão de existir, atuando de portas abertas, com gerentes na linha de frente e funcionários dedicados a prestar o melhor atendimento para todos. Em meio a Segunda Guerra Mundial, o banco não aderiu a crescente xenofobia provocada pelo conflito, e atendia alemães, italianos e japoneses da melhor forma possível, sem discriminação e com a segurança por parte desses clientes de facilidade na movimentação de suas contas, em lugar de dificuldade.
Segundo Ryokichi Hoshino, um dos colaboradores mais antigos do Banco, contratado na época justamente para ser intérprete dos japoneses, “Como o Banco não discriminava os naturais de países aliados do Eixo na Guerra, era comum japoneses abrirem contas. Eles se sentiam protegidos, porque tinham confiança de que não teriam o dinheiro bloqueado”. (Site da Fundação Bradesco - http://www.fundacaobradesco.org.br/museu, acessado em 17/03/2019 às 12h02m).
Ainda na década de 1940, mantendo a premissa de priorizar o bom atendimento ao cliente, o fundador da instituição, Amador Aguiar, observou falhas em outros bancos com uma novidade para a época, os cheques. Havia uma enorme quantidade de cheques que eram devolvidos, pois eram raros os clientes que sabiam preenchê-lo de forma correta. Mas não no Bradesco. Os colaboradores chamavam seus clientes nas agências para lhes ensinar a fazer o preenchimento corretamente.
"O banco lá não honrou seu cheque, mas o senhor é um homem conhecido e eu vou pagar aqui o seu cheque. Com isso, eu ganhei um mundo de clientes novos. Quando eu descobri que era bom, eu pus um funcionário na porta de cada grande banco", dizia o Sr. Amador Aguiar. (Site da Fundação Bradesco - http://www.fundacaobradesco.org.br/museu, acessado em 17/03/2019 às 12h28m).
Em 01 de janeiro de 1946, a sede do Bradesco é transferida de Marília para a capital do Estado de São Paulo e o banco inicia a expansão para o sul do Brasil, com a criação de agências também no Paraná. Os serviços foram ampliados, e seus guichês de pagamento começaram a receber contas de luz da Light (atual AES Eletropaulo), e a mudança foi muito bem aceita pelos clientes.
Buscando se consolidar no mercado, em 1948 criou a Conta Corrente Popular e Juvenil, que substituía os cofrinhos e cadernetas juvenis, baseada no interesse de poupar dos clientes. Era voltado especialmente para o público infantil, e serviu de inspiração para a Poupança do futuro.Com apenas oito anos de existência (1951), o banco assume a liderança entre os privados, com recordes de depósitos. Sua matriz é transferida para a Cidade de Deus (Osasco – SP) em 1957.
Na década de 1950, o Sr. Amador Aguiar idealiza o que viria a se tornar a Fundação Bradesco, que inicialmente se chamava Fundação São Paulo de Piratininga. Movido por um desejo que visava um investimento a longo prazo. Criada com o objetivo de fornecer educação para crianças e jovens. Em 1962, seis anos após a criação da Fundação, é inaugurada a primeira escola, chamada de Grupo Escolar Embaixador Assis Chateaubriand, que era situada na Cidade de Deus.
Começou atendendo os filhos de funcionários e crianças da região, onde recebiam, além de educação, alimentação saudável, uniformes e assistência médica e dentária. Já em 1967, a instituição alterou seu nome de forma definitiva para Fundação Bradesco. Três anos depois, oferta o Curso Técnico de Programação de Computadores, o primeiro da América Latina. Com isso deu-se início a Educação Profissional na Fundação.
Em 1971 iniciou a expansão nacional com a inauguração da Unidade Escolar de Conceição do Araguaia, no Pará. A Fundação Bradesco passa a ser reconhecida pelo Conselho Nacional de Serviço Social (CNSS) como Entidade de Fins Filantrópicos no ano de 1975. Já em 1981, a Fundação Bradesco foi declarada como Entidade de Utilidade Pública Federal, sendo reconhecida pelo poder público como instituição com objetivo social, sem fins lucrativos e prestadora de serviços à coletividade.
Fundação deu início em 1985 ao Telecurso 2º Grau em parceria com a Fundação Roberto Marinho, voltado para a educação de jovens e adultos. No final da década de 1990, juntou-se ao Canal Futura para desenvolver programas e projetos destinados à educação.
Em 1998 é lançado o primeiro Curso de Informática para Pessoas com Deficiência Visual do Brasil, mantendo seu compromisso com a inclusão. No ano seguinte implanta o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos. O objetivo era levar a educação para todos os públicos. Na virada do século, é lançado o portal de ensino à distância, a Escola Virtual, que veio para ampliar a oferta de cursos de qualificação, de forma gratuita e on-line, nas mais diversas áreas, tais como: Administração; Contabilidade e Finanças; Informática; Desenvolvimento Pessoal e Profissional; e Educação e Pedagogia.
No ano de 2003, a Fundação Bradesco inaugurou a Unidade Escolar de Boa Vista (RR), tornando realidade o sonho de abrangência nacional, estando presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2012 ocorreram reformas para consolidar o ensino prestado, como o aumento da carga horário de estudo e a mudança de turno do ensino médio de noturno para o período diurno, foram atualizadas as estruturas escolares preparando novos prédios dedicados a este segmento de ensino.
Ao final de 2018, continuasua trajetória de sucesso e comprometimento com o desenvolvimento de comunidades por todo Brasil, beneficiando 94.256 alunos. R$ 6,913 bilhões foi o valor investido no custeio de atividades da Fundação nos últimos dez anos.Sua missão é promover a inclusão social por meio da educação e atuar como multiplicador das melhores práticas pedagógico-educacionais em meio à população desfavorecida.
...