RELATÓRIO FINAL
Por: John Lenno Sousa • 24/5/2015 • Artigo • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 236 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CLEONICE OLIVEIRA MENDES-284499
RELATÓRIO FINAL
SÃO LUÍS-MA
2012
IDENTIFICAÇÃO
Nome do estagiário: Cleonice Oliveira Mendes
Endereço: Rua Chaff Buzar
Telefone: (98) 3463 2849 e-mail: cleonicemendes@live.com
Nível do Estágio Supervisionado: I
Local do Estágio: Secretaria Municipal de Assistência Social de Itapecuru Mirim
Nome da supervisora acadêmica: Clayane Costa
Nome da supervisora de campo: Eliane da Silva Farias Vieira
Carga horária: 70 horas Início: 09/07/2012 Término: 01/08/2012
INTRODUÇÃO
O presente relatório de estágio supervisionado em Serviço Social tem o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio que se destinam a abordar as observações técnicas utilizadas pela assistência social.
A secretaria municipal de assistência social constitui-se de uma unidade pública municipal, sendo este cenário o campo de estágio para os acadêmicos, no contexto de acompanhamento das competências profissionais, no exercício de desenvolvimento da relação teoria-pratica de uma experiência pré-profissional, experiência esta que permite a construção de uma identidade e de uma postura ética no processo de formação e também constitui uma relação com o cotidiano acadêmico. Trata-se de um trabalho que traz em seu bojo as dimensões técnica operativa da profissão em que evidencia a atuação da assistência social junto a realidade posta em seu cotidiano. Observa-se então, que está contido no estágio algo além da vivencia prática, o estudo dessa vivencia, que engloba em seu desfeche supervisão, revisão e correção.
Referindo-se ao estágio em Serviço Social, diz que o estágio deverá proporcionar engajamento do estagiário na realidade, para que este possa perceber os desafios que a carreira profissional lhe oferecerá e este possa assim, refletir maduramente sobre a profissão que vai assumir. Dessa forma evidencia-se o estágio como estratégia reflexiva da formação profissional que compromete o processo de ensino e aprendizagem.
Essa fase de aprendizado consiste na preparação do acadêmico para incisão no mercado de trabalho inter-relacionado e integrando a formação acadêmica, mais especialmente a teoria aprendida em sala com a prática profissional.
Assim, o acadêmico insere-se no campo com o propósito de aprender sua profissão, a realidade pratica e sua ligação com a teoria, bem como o emprego das técnicas e instrumentos comuns ao cotidiano da profissão.
E nessa perspectiva que o estágio dá a sua devida contribuição para a formação do acadêmico, na sua inserção à vivencia prática-profissional, na aplicação do conhecimento teórico, na vivencia real com o cotidiano do exercício da profissão, no emprego de técnica e instrumento que se vincula à realização desta como base para um aprendizado concreto da formação profissional.
OBJETIVO GERAL
Conhecer os fundamentos dessas demandas e conhecimento teórico pratico, a partir da compreensão da realidade, do conhecimento da instituição com a qual se trabalha, conhecer instrumentos e técnicas mais adequada aquela situação e de buscar a forma de trabalhar com a população atendida.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Cadastrar famílias;
- Fazer visitas domiciliares para averiguar denuncias;
- Enviar e receber arquivos para manutenção da base de dados;
- Ajudar as famílias com vulnerabilidade social;
- Estruturar a rede de serviço social assistencial;
- Compreender atendimentos para pessoas cujos direitos estão ameaçados ou violados;
- Destacar o programa de erradicação do trabalho infantil (PETI).
A ORGANZAÇÃO
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Itapecuru Mirim/MA fica localizada na Rua Basílio Simão, nº 652-Centro. Foi instituída através da Lei Municipal nº 672 de 20 de Janeiro de 1996 e tem como atual Secretária Municipal a Senhora Céres Rose Ewerton Ferro Filgueira. Tem como missão elaborar, coordenar e executar a política municipal de Assistência Social.
A experiência do estágio foi um momento de muita expectativa no qual pode-se observar a pratica da futura profissão. Possibilitando com a proposta de entrevista na instituição. A partir daí foram lançados as possibilidades para solucionar as inquietações observadas no estágio. O estágio nos deu espaço privilegiado para o contato direto para os usuários e a politica de assistência social, visto que constituímos um momento de ampliação, de conhecimento e apreensão das técnicas necessárias ao profissional. Remetendo sempre ao objetivo, que é a prática com respeito a ética profissional e aos direitos dos usuários.
Profissionais e pessoas envolvidas no cotidiano do campo de estágio, no qual se desenvolveu na relação de ensino-aprendizagem, em que se desempenha diferentes papeis e funções.
Para os estagiários é necessário conhecer e compreender a realidade social, inserido no processo ensino-aprendizagem, constituindo conhecimentos e experiências coletivamente que identificam a qualidade de nossa formação, mediante o enfrentamento de situações presentes na ação profissional, identificando as relações de força, os sujeitos, as condições da realidade social.
...