TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA FORMIGUINHAZ

Por:   •  15/11/2016  •  Resenha  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  6.501 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE JOSÉ LACERDA FILHO - FAJOLCA

CURSO DE LICENCIATURA OU BACHARELADO EM

ADMINISTRAÇÃO 4ºPERÍODO

Flávio Henrique de Souza e Silva

                                

                                 Resenha: Filme FormiguinhaZ

Resenha apresentada à disciplina de Gestão de Pessoas 1, no curso de Bacharelado em Administração Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas – FAJOLCA.

Professora: Claudete Farias de Souza

Ipojuca – PE

2016

Filme: FormiguinhaZ

É uma animação lançada em 1998 pela produtora Dreamworks. O personagem principal se chama “Z”, é uma formiga operária, imersa numa gigante colônia, dividida rigidamente entre operários e soldados. Z é uma formiga inquieta e inconformada com a vida sem alternativas determinada pela “ordem social” do formigueiro. Ele também visita até o divã, tentando expressar seu drama existencial.

O problema de Z se intensifica por ele ser o único inconformado. Só ele pensa. Só ele critica. Portanto, só ele é infeliz. Cheio de iniciativa e de ideais, que não queria seguir mais trabalhando como operário na colônia de formigas, ele tinha ideias diferentes do sistema de organização do formigueiro, mas se via sucumbido pelo mesmo que não lhe oferecia oportunidades de modificação e melhorias. Neste momento conhece e se apaixona pela princesa da colônia, Bala, que se disfarça por uma noite a fim de ver como se divertem as formiguinhas. Ela também está inconformada com seu destino, sua futura função, de progenitora de uma colônia. Juntos, eles descobrem a possível existência de um lugar perfeito, Insetopia, onde existia liberdade e comida a vontade.

Enfrentam desafios para encontrar o lugar, mas descobrem que podem fazer do seu próprio lugar, perfeito e agradável de se viver, basta organização, motivação e trabalho em equipe. Os conflitos começam a aparecer a partir do momento em que Z tenta se libertar do controle imposto a ele e aos seus companheiros. Essa sua forma inovadora de pensar e de ver o mundo, se transforma em uma revolução na colônia, causando mais tarde, a “queda” do General carrasco.

No formigueiro podemos observar A relação emprego/empregador é bem rústica. A única vantagem dada aos operários é a comida, que é utilizada como forma de pagamento, até a forma de descanso é controlada. A obediência é a palavra-chave dentro da colônia. No ambiente de trabalho, os equipamentos utilizados pelos operários são marretas, enxadas, pás, entre outras ferramentas, não contando assim, com nenhuma forma avançada de tecnologia para a realização do serviço. O recurso básico de trabalho são os próprios trabalhadores (operários, soldados, supervisores e etc.) tendo em vista que o conceito de unidade não é valorizado, somente o de conjunto.

Os princípios da Administração Científica estão presentes e bem transparentes ao longo do filme. A padronização, ênfase na eficiência, supervisão dos operários e o aproveitamento correto do tempo são fatores nitidamente identificados no trabalho da colônia. Outros dois importantes fatores também se encaixam nos princípios da Administração Científica são eles: a hierarquização (gerentes planejam, operários executam, e nada mais) e a adequação dos funcionários às tarefas. Este último é visto logo no início do filme, quando é feita uma pré-seleção das formigas que acabaram de nascer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com