RESPONSABILIDADE SOCIAL LAR FREI LEOPOLDO
Por: PRISCILAPENEDO • 4/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.951 Palavras (8 Páginas) • 96 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH[pic 1]
RESPONSABILIDADE SOCIAL- LAR FREI LEOPOLDO
Priscila Noronha
Trabalho apresentado ao curso de administração do centro Universitário de Belo Horizonte, como requisito parcial para aprovação na disciplina TIG.
Professora: Natália Dias
Belo Horizonte/MG
março/2014
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo a abordagem do tema de Responsabilidade Social, em que ocorreram ações sociais no Lar Frei Leopoldo, que se beneficiou do projeto assim como o grupo que vivenciou a experiência da importância de ações sociais para as organizações que trabalharemos e para a sociedade como um todo. Ao longo das pesquisas que nortearam o trabalho percebemos que desde o final do século XX o assunto tem sido necessário na sociedade contemporânea marcada por tantas diferenças sócio – econômicas, buscando reforçar a importância do Marketing Social nas organizações. Neste trabalho apresentaremos as ações que promovemos junto às empresas que buscamos como parceiras, também no nosso meio social envolvendo a nossa networking e principalmente para o Lar Frei Leopoldo.
Palavras Chave: Responsabilidade Social, Ações Sociais, Marketing Social.
1. INTRODUÇÃO
Com a constante modernização, descoberta de novas tecnologias, inovação, tudo tem mudado rapidamente, o tempo passa e as pessoas não se dão conta do quanto estão cada vez mais voltadas para sí, individualistas e muitas vezes não se preocupando com o próximo. O que será apresentado no decorrer deste trabalho é um ato de generosidade, carinho e a necessidade de ajudar ao próximo a viver com melhores condições de vida e dignidade em uma entidade filantrópica em que foram implementadas ações sociais voluntárias para que se realizassem o propósito de responsabilidade social . Buscou-se ao longo do trabalho desenvolver na prática conceitos de marketing social através da busca e encaminhamento de soluções voltadas às diversas questões sociais do Lar Frei Leopoldo visando o bem estar social tanto dos diretamente favorecidos pela empresa, quanto aos parceiros que conquistamos ao longo do processo.
1.1. PROBLEMA DE PESQUISA
Pensando na realidade atual, visualizamos como as organizações assim como os indivíduos encaram os problemas voltados aos projetos sociais, sejam eles de ordem financeira, social ou fiscal. Como buscaríamos e conquistaríamos parceiros financeiros para a empresa Lar Frei Leopoldo, além de como promoveríamos a pedido dos responsáveis pela empresa ações sociais movidas por nós?
1.2. OBJETIVOS
1.2.1. OBJETIVO GERAL
Com o desenvolvimento de um projeto social percebeu-se o que de fato são as necessidades da Entidade, traçando metas e ações, para que se alcançasse sucesso em contribuir com a melhoria contínua. Sendo a socialização o fator principal para que se chegasse ao nosso objetivo. Levantadas as necessidades do Lar Frei Leopoldo, juntamente com a assistente social, observou-se que ao longo do desenvolvimento deste trabalho deveriam promover algumas ações sociais.
1.2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O trabalho foi pautado em algumas etapas para que fosse possível que se realizasse cada objetivo.Sendo a nossa primeira ação voltada a colaborar com a comemoração da páscoa. A segunda ação, foi voltada aos cuidados pessoais das crianças do Lar em que foram solicitados além de produtos de higiene pessoal, roupas íntimas para as crianças e por fim deveríamos buscar e conquistar pelo menos uma empresa que apadrinhasse o Lar Frei Leopoldo.
1.3. JUSTIFICATIVA
Projetos de responsabilidade social tem uma relevância significativa dentro na sociedade contemporânea, visto que as diferenças sociais provocadas pelos atuais modelos políticos e econômicos agravarem cada vez mais tais diferenças. Promover ações sociais que colaborem para o bem estar social da comunidade que vivemos torna-se cada vez mais importante, seja para a organização que dispõe recursos financeiros para que projetos sociais tornem-se realidade, seja para aqueles que se favorecem e para a comunidade como um todo.
Empresas que se preocupam com responsabilidade social tem cada vez mais um reconhecimento dentro da sociedade. Pensando nisso, buscamos promover um trabalho que buscasse realizar ação social, demonstrando seus benefícios de forma globalizada. O que proporcionou um maior conhecimento e experiência sobre o tema, vividos na prática ao longo do desenvolvimento deste.
2. REFERENCIAL TEÓRICO.
2.1. Marketing Social
Marketing Social é a gestão estratégica do processo de mudança social a partir da adoção de novos comportamentos, atitudes e práticas, nos âmbitos individual e coletivo, orientadas por princípios éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social. (SHIAVO e FONTES, 1998).
Constantemente fala-se em ação social, mas apesar de ser uma tendência das empresas na atualidade, há alguns anos atrás essa preocupação era de uma pequena parte da sociedade representada especificamente pela classe mais alta ou seja por nobres senhoras, que preocupavam –se em disfarçar as consequências do desenvolvimento do capitalismo.
Segundo o IPEA, por volta da década de 90, o marketing, que voltado exclusivamente às necessidades e aos desejos de seus clientes começou a ser questionado por eles, e se viu pressionado a mudar de atitude. Afinal de contas em uma época em que a humanidade estava sendo vítima de tantos problemas sociais e ambientais, como poluição, degradação ambiental, fome, escassez de recursos, crescimento populacional negligência estatal dos serviços sociais, entre outros, as empresas não poderiam preocupar –se apenas em produzir e ter lucro.
Assim sendo, as ações de Marketing relacionadas ao assunto vem tomando espaço e sendo cada vez mais valorizadas na sociedade atual, chegando ao ponto de que as empresas que não se adequarem a esta tendência terem um sério risco de perderem seu espaço no mercado .
(…) o projeto, a implementação e o controle de programas que procuram
aumentar a aceitação de uma ideia ou prática social num grupo – alvo.
Utiliza conceitos de segmentação de mercado, de pesquisa de consumidores,
de configuração de ideias, de comunicações, de facilitação de incentivos e a
...