Reciclagem de tecido
Por: Andressa Tilch • 22/5/2017 • Resenha • 403 Palavras (2 Páginas) • 131 Visualizações
RECICLAGEM DE TECIDO
Andressa Tilch, Jonathan Ribeiro e Julio Cesar Vieira
Professora: Suelen Ávila
CEDUP – Centro de Educação Profissional de Timbó
Curso de Administração (ADM 31 A)
Redação Técnica Comercial
27/04/17
RESUMO
A indústria têxtil diariamente produz milhares de resíduos de tecidos na natureza ou até mesmo são queimados ao ar livre, com essas informações a equipe elaborou um projeto inovador que tem a funcionalidade de reciclar tecido. O principal objetivo é ajudar o meio ambiente e obter lucratividade. Um projeto de grande importância em um ramo pouco conhecido no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Meio ambiente; Tecido; Reciclagem.
INTRODUÇÃO
A maioria da população brasileira, não tem o conhecimento referente a reciclagem de tecidos, que é uma atividade de grande importância. O reaproveitamento pode ser feito de forma artesanal ou industrial, e a grande parte dos restos de tecido é utilizado no artesanato.
As indústria têxtil podem contaminar os tecidos quando passam nos processos de tingimentos e tratamentos com substâncias antifúngicas, por exemplo. Assim a reciclagem dos resíduos têxteis é importante para a redução da poluição, pois esses resíduos são frequentemente queimados a céu aberto ou depositados em lixões.
“há diversas vantagens e benefícios ao se reciclar um material, tanto para a natureza quanto para a vida humana; quando se recicla há menos poluição no ar, na água e no solo, além da economia de energia elétrica e matéria-prima.”
Existe uma dificuldade na hora da reciclagem desse material, pois esses restos de tecido podem estar sujos e degradados, o que inviabiliza comercialmente a reciclagem.
A reciclagem de resíduos têxteis é complexa. Uma ideia para o aproveitamento desses resíduos seria transformando os restos em estopas, no qual não é necessário a eliminação dos tingimentos, mas só a fragmentação dos retalhos.
Sobre o processo industrial, é dividido nas seguintes etapas:
Separação: retalhos em bom estado, são separados por cor, matéria-prima e comprimento de fibra;
Trituração: a máquina trituradora rasga os tecidos, até ficarem praticamente desmanchados;
Beneficiamento: em outra máquina, é adicionado o poliéster, que mistura os dois produtos formando fibras mistas;
Fiação: o material passa por uma máquina que enrola a fibra de algodão em uma bobina, e por um filatório. A fibra é transformada em fio;
Tecelagem: o fio é transformado em tecido novamente;
Tingimento: o tecido é tingido com a cor desejada, caso necessário;
CONCLUSÃO
A maior parte da indústria têxtil, gera resíduos, que podem ser reciclados, podendo gerar benefícios
...