Recrutamento de pessoal na organização
Artigo: Recrutamento de pessoal na organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rejaneluv • 24/10/2014 • Artigo • 516 Palavras (3 Páginas) • 368 Visualizações
Certifique-se de que a franqueadora está associada a ABF, Associação Brasileira de Franchising, possui um grande portfólio de redes franqueadoras. Elas são avaliadas pela associação e integradas ao grupo de franqueadores respeitáveis. Por esse cuidado, o ideal é que a franquia pela qual se interessa, seja uma das associadas.
Introdução
O trabalho executado está tratando do recrutamento do pessoal dentro de uma empresa e suas formas, que podem ser de duas maneiras, interno e externo, esse é o meio de atrair novos candidatos para ocupar novos cargos dentro de uma empresa. O recrutamento interno é mais rápido, mais seguro, porém menos vantajoso para a empresa, pois os candidatos ao processo de seleção já possuem um currículo na empresa e as experiências que tem estão anexadas ao tempo que lá ficou, já o recrutamento externo é mais demorado, mais perigoso, porém traz novas formas de pensar, novas experiências e um currículo bem mais agregado do candidato que vem de fora da empresa. Podemos observar que para os dois tipos de recrutamento há vantagens e desvantagens, por isso cabe a empresa decidir qual será o mais viável para ela.
Recrutamento
O “termo “recrutamento” possui seu significado de acordo com o dicionário como,” acto ou efeito de recrutar. Militar arrolamento e convocação de cidadãos que atingiram a idade prevista em lei para prestar serviço militar. & 151; o recrutamento pode ser feito na base do voluntariado ou do sorteio. Esta morfologia utilizada possui ligação com o exército, pois estava vinculado com a prática de captar soldados para ocupar a vaga de futuros soldados. Partindo de um conceito operacional podemos definir recrutamento como o método de uma organização para preencher um cargo, ou seja, a forma usada para atrair e cadastrar candidatos possivelmente capazes de preencher os requisitos da vaga; mas este sentido é muito mais amplo que um processo de procura de empregados, existe a princípio a requisição de pessoas feita pelossupervisores, que obedecem a regras, critérios e políticas organizacionais; encontramos os empregadores disputando os salários, benefícios oferecidos e as condições de trabalho e os candidatos estão aprimorando suas habilidades aumentando assim sua qualificação profissional, é muito importante atrair um grupo de candidatos qualificados e motivados para obter boas opções para no futuro escolher os candidatos.
Chiavenato define “recrutamento” como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente entre os candidatos recrutados para um processo seletivo, aqueles mais adequados aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro pessoal.
Para Halsey, recrutamento é o “termo comumente aplicado à descoberta e desenvolvimento de boas fontes de fornecimento dos candidatos necessários à Organização, de modo à sempre haver um adequado número de propostas de trabalho para todas as vagas. É dito que o recrutamento é uma maneira de sempre haver candidatos interessados em uma vaga, seria uma reserva sempre constante de candidatos.
O setor de recursos humanos, departamento de pessoal ou aquele responsável pelo recrutamento pode previamente realizar o estudo do perfil organizacional, para que por meio deste possa se identificar melhor,
...